Sistema de Gestão Ambiental – Série ISSO 14000
Pesquisas Acadêmicas: Sistema de Gestão Ambiental – Série ISSO 14000. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: taisefernandes • 27/11/2014 • Pesquisas Acadêmicas • 2.584 Palavras (11 Páginas) • 234 Visualizações
SUMÁRIO
LISTA DE FIGURAS III
RESUMO IV
1. INTRODUÇÃO 1
2. OBJETIVOS 3
3. APLICAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NA PRODUÇÃO DE SUÍNOS 4
4. CONCLUSÕES 12
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 13
ÍNDICE
LISTA DE FIGURAS III
RESUMO IV
1. INTRODUÇÃO 1
1.1. Sistema de Gestão Ambiental – Série ISSO 14000 1
1.1.1 Política Ambiental 1
1.1.2 Planejamento 1
1.1.3 Implementação e Operação 2
1.1.4 Verificação e Ação Corretiva 2
1.1.5 Análise Crítica 2
2. OBJETIVOS 3
3. APLICAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NA PRODUÇÃO DE SUÍNOS 4
3.1 Relevância do aproveitamento de dejetos de suínos em biodigestores 4
3.2 Suinocultura 4
3.3 Produção de Suínos na Fazenda Monte Alto 7
3.4 Implantação de biodigestor na Fazenda Monte Alto 9
4. CONCLUSÕES 12
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 13
LISTA DE FIGURAS
Figura 1: Tabela de Produção diária de efluentes por tipo suíno 5
Figura 2: Esquema de biodigestor 7
Figura 3: Exemplar de suíno 7
Figura 4: Filhotes de suínos 8
Figura 5: Fêmea matriz amamentando 8
Figura 6: Planta baixa do biodigestor 10
Figura 7: Vala -biodigestor 10
Figura 8: Colocação da lona no biodigestor 11
Figura 9: Chicanas 11
Figura 10: Biodigestor instalado e em funcionamento 12
RESUMO
A crescente utilização de recursos naturais vem causando a escassez destes recursos e gerando a necessidade de uso de novas fontes de preferência renováveis e ambientalmente saudáveis, além disso o consumismo exacerbado trouxe um outro problema contemporâneo, o acúmulo de resíduos poluentes ao ambiente.
Este trabalho propõe a aplicação de um sistema de gestão ambiental na produção de suínos, com a utilização de biodigestores a fim de produzir energia limpa através dos dejetos destes animais, visando à autossuficiência na produção de carne de porco.
1. INTRODUÇÃO
1.1. Sistema de Gestão Ambiental – Série ISSO 14000
Atualmente as empresas têm procurado estabelecer formas de gestão com objetivos explícitos de controle da poluição e de redução das taxas de efluentes, controlando e/ou mi-nimizando os impactos ambientais, como também otimizando o uso de recursos naturais – controle de uso da água, energia e outros insumos. Uma das formas de gerenciamento ambi-ental de maior adoção pelas empresas tem sido a implementação de um sistema de gestão ambiental, segundo as normas internacionais Série ISO 14000, visando a obtenção de uma certificação.
Segundo a NBR Série ISO 14001 (1996), “as normas de gestão ambiental têm por ob-jetivo prover às organizações os elementos de um sistema ambiental eficaz, passível de inte-gração com outros elemento de gestão, de forma a auxiliá-las a alcançar os seus objetivos ambientais e econômicos”. Essas normas enfatizam os seguintes aspectos da gestão ambien-tal: sistemas de gerenciamento ambiental, auditoria ambiental e investigações relacionadas, rotulagem e declarações ambientais; avaliação de desempenho ambiental e termos e defini-ções.
Um Sistema de Gestão Ambiental baseados na NBR Série ISO 14001, é implantado de acordo com as seguintes etapas: (1) Política ambiental; (2) Planejamento; (3) Implementação e operação; (4) Verificação e ação corretiva; (5) Análise crítica.
1.1.1 Política Ambiental
A norma NBR Série IS0 14001, define Política Ambiental como “a declaração da or-ganização, expondo suas intenções e princípios em relação ao seu desempenho ambiental global, que provê uma estrutura para a ação e definição de seus objetivos e metas ambientais”. A política ambiental estabelece, dessa forma, um senso geral de orientação e fixa os princípios de ação para a organização”.
1.1.2 Planejamento
A Série ISO 14001 recomenda que a organização formule um plano para cumprir sua Política Ambiental. Este plano deve incluir os seguintes tópicos: aspectos ambientais; requisitos legais e outros requisitos; objetivos e metas; e programas de gestão ambiental.
1.1.3 Implementação e Operação
Recomenda-se que para que haja uma efetiva implantação da Série ISO 14001, a empresa deve desenvolver os mecanismos de apoio necessários para atender o que está previsto em sua política, e nos seus objetivos e metas ambientais. Estes mecanismos são: Estrutura organizacional e Responsabilidade, Treinamento, Conscientização e Competência, Comunicação, Documentação do Sistema de Gestão Ambiental, Controle de documentos, Controle operacional, Preparação e atendimento a emergências.
1.1.4 Verificação e Ação Corretiva
Este item da norma cria condições de se averiguar se a empresa está operando de a-cordo com o programa de gestão ambiental previamente definido, identificando aspectos não desejáveis e mitigando quaisquer impactos negativos, além de tratar das medias preventivas.
A Verificação e Ação Corretiva são etapas orientadas por quatro características
...