TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas Contábeis na Eng. de Produção

Por:   •  8/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  45.502 Palavras (183 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 183

DISCIPLINA

  • PD 832  -  Custos Industriais
  • PR 051  -  Sistemas Contábeis na Eng. de Produção

EMENTA

  1. Contabilidade Geral

  1. Balanço
  2. Demonstrativo dos Resultados
  1. Contabilidade de Custos

 

  1. Departamentalização
  2. Custeio por Ordem de Produção
  3. Custeio por Processo

BIBLIOGRAFIA

  • Contabilidade Introdutória

             Equipe de Professores da FEA - USP

             Editora Atlas

  • Custos: Um Enfoque Administrativo

              George Guerra Leone

              Editora da Fundação Getúlio Vargas

Custos  Industriais

Objetivo:

Interpretação e execução de balanços empresariais.

Interpretação e execução de demonstrativos de resultados.

Avaliação dos diversos custos envolvidos em atividades comerciais e industriais.

  1. Elaboração de um Balanço.

O balanço pode ser interpretado como o retrato de uma companhia num determinado instante. Através do balanço é possível obter-se todas as informações  fundamentais da companhia, tais como, sua saúde financeira, seu patrimônio, suas obrigações monetárias, perspectivas futuras e demais dados fundamentais  à sua avaliação.

Todo balanço é dividido em duas  colunas principais, indicando na coluna da esquerda todos os bens e direitos que a companhia tem, sob o título de ATIVO.  Na coluna da direita, sob o título de PASSIVO, aparecem todas as obrigações da companhia junto a terceiros.

Inicialmente, verificaremos os principais itens que compõem um balanço e quais as contas cada um destes itens irá agrupar.

ATIVO: São todos os bens e direitos da empresa; é composto pelas seguintes contas:

  • CIRCULANTE: São todos os recursos que a empresa dispõe, tais como: dinheiro, matérias-primas, produtos acabados, duplicatas a receber, ações, títulos de investimento, etc.

   

   Circulante é dividido em DISPONÍVEL e REALIZÁVEL, sendo:

   

DISPONÍVEL: São os recursos monetários (dinheiro) que a empresa           possui para uso a qualquer momento.

REALIZÁVEL: São os direitos e bens que a empresa pode transformar em recursos monetários no momento em que houver necessidade, ou dentro de prazos pré estabelecidos, tais como: duplicatas a receber, títulos de clientes, CDB´s, ações ao portador, estoques de matérias primas, etc.

Normalmente, estes dois itens de um balanço aparecem destacados

  • PERMANENTE: Recursos necessários para o funcionamento da empresa, não participando de sua atividade fim, como é o caso de imóveis, instalações, mobiliário, equipamentos de informática, linhas telefônicas, etc. É o que antigamente era chamado de ativo fixo ou imobilizado.

  • RESULTADO PENDENTE: São os direitos que a empresa adquiriu, mas que dificilmente poderão ser convertidos em recursos monetários, como é o caso de aluguel pago antecipadamente ou recolhimento antecipado de impostos.

PASSIVO: São todas as obrigações da empresa. Este item é composto pelas seguintes contas:

  • EXIGÍVEL: São obrigações financeiras que a empresa tem para com terceiros (bancos, fornecedores, locadores,....). Este item pode ser dividido em:

CURTO PRAZO: São as obrigações com prazos de vencimento iguais ou inferiores a 6 meses a partir da data de publicação do balanço. É o caso de aluguéis, encargos sociais, tributos, mensalidades de empréstimos, etc.

LONGO PRAZO: São as obrigações com prazos de vencimento superiores a 6 meses, a partir da data de publicação do balanço. É o caso de  pagamento de parcelas de importação de matérias primas (quando há o financiamento com prazo acima de 6 meses, o que é muito comum), integralização de investimentos em ações, pagamentos de FINAME ou empréstimos bancários de longo prazo,.......

  • PATRIMONIO LÍQUIDO: São as obrigações da empresa para com os seus proprietários, ou seja, são os recursos que os proprietários colocaram na empresa e todos os benefícios decorrentes destes recursos. O Patrimônio Líquido é dividido em CAPITAL e LUCRO À DISPOSIÇÃO.

CAPITAL: É o dinheiro que os proprietários aplicaram na formação da empresa. Este capital pode ser aumentado através da aplicação de novos recursos ou através de reaplicação dos lucros.

LUCRO À DISPOSIÇÃO:  São os resultados da aplicação do capital inicial, podendo ser dividido entre os sócios ou incorporado ao capital (ou ambos). Quando o lucro ainda não foi distribuído, passando de um período contábil para outro, aparecerá no novo balanço na forma de Lucros Retidos ou Lucros Acumulados.

Exemplo de um Balanço:

Empresa S.A. – Balanço Referente ao Período XX/1996 a XX/1997

ATIVO

PASSIVO

CIRCULANTE

                         DISPONÍVEL

                          REALIZÁVEL

PERMANENTE

RESULTADO PENDENTE

EXIGÍVEL

               CURTO PRAZO

                LONGO PRAZO

PATRIMÔNIO LIQUIDO

           CAPITAL

            LUCRO À DISPOSIÇÃO

Ex.1:  Os balanços da companhia Icaraí foram preparados logo após cada uma das suas transações. Analise os balanços transcrito abaixo e em seguida prepare uma lista de transações realmente ocorridas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (160.6 Kb)   pdf (592.1 Kb)   docx (701.3 Kb)  
Continuar por mais 182 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com