Sistemas Contábeis na Eng. de Produção
Por: Alex Bernardo • 8/5/2017 • Trabalho acadêmico • 45.502 Palavras (183 Páginas) • 280 Visualizações
DISCIPLINA
- PD 832 - Custos Industriais
- PR 051 - Sistemas Contábeis na Eng. de Produção
EMENTA
- Contabilidade Geral
- Balanço
- Demonstrativo dos Resultados
- Contabilidade de Custos
- Departamentalização
- Custeio por Ordem de Produção
- Custeio por Processo
BIBLIOGRAFIA
- Contabilidade Introdutória
Equipe de Professores da FEA - USP
Editora Atlas
- Custos: Um Enfoque Administrativo
George Guerra Leone
Editora da Fundação Getúlio Vargas
Custos Industriais
Objetivo:
Interpretação e execução de balanços empresariais.
Interpretação e execução de demonstrativos de resultados.
Avaliação dos diversos custos envolvidos em atividades comerciais e industriais.
- Elaboração de um Balanço.
O balanço pode ser interpretado como o retrato de uma companhia num determinado instante. Através do balanço é possível obter-se todas as informações fundamentais da companhia, tais como, sua saúde financeira, seu patrimônio, suas obrigações monetárias, perspectivas futuras e demais dados fundamentais à sua avaliação.
Todo balanço é dividido em duas colunas principais, indicando na coluna da esquerda todos os bens e direitos que a companhia tem, sob o título de ATIVO. Na coluna da direita, sob o título de PASSIVO, aparecem todas as obrigações da companhia junto a terceiros.
Inicialmente, verificaremos os principais itens que compõem um balanço e quais as contas cada um destes itens irá agrupar.
ATIVO: São todos os bens e direitos da empresa; é composto pelas seguintes contas:
- CIRCULANTE: São todos os recursos que a empresa dispõe, tais como: dinheiro, matérias-primas, produtos acabados, duplicatas a receber, ações, títulos de investimento, etc.
Circulante é dividido em DISPONÍVEL e REALIZÁVEL, sendo:
DISPONÍVEL: São os recursos monetários (dinheiro) que a empresa possui para uso a qualquer momento.
REALIZÁVEL: São os direitos e bens que a empresa pode transformar em recursos monetários no momento em que houver necessidade, ou dentro de prazos pré estabelecidos, tais como: duplicatas a receber, títulos de clientes, CDB´s, ações ao portador, estoques de matérias primas, etc.
Normalmente, estes dois itens de um balanço aparecem destacados
- PERMANENTE: Recursos necessários para o funcionamento da empresa, não participando de sua atividade fim, como é o caso de imóveis, instalações, mobiliário, equipamentos de informática, linhas telefônicas, etc. É o que antigamente era chamado de ativo fixo ou imobilizado.
- RESULTADO PENDENTE: São os direitos que a empresa adquiriu, mas que dificilmente poderão ser convertidos em recursos monetários, como é o caso de aluguel pago antecipadamente ou recolhimento antecipado de impostos.
PASSIVO: São todas as obrigações da empresa. Este item é composto pelas seguintes contas:
- EXIGÍVEL: São obrigações financeiras que a empresa tem para com terceiros (bancos, fornecedores, locadores,....). Este item pode ser dividido em:
CURTO PRAZO: São as obrigações com prazos de vencimento iguais ou inferiores a 6 meses a partir da data de publicação do balanço. É o caso de aluguéis, encargos sociais, tributos, mensalidades de empréstimos, etc.
LONGO PRAZO: São as obrigações com prazos de vencimento superiores a 6 meses, a partir da data de publicação do balanço. É o caso de pagamento de parcelas de importação de matérias primas (quando há o financiamento com prazo acima de 6 meses, o que é muito comum), integralização de investimentos em ações, pagamentos de FINAME ou empréstimos bancários de longo prazo,.......
- PATRIMONIO LÍQUIDO: São as obrigações da empresa para com os seus proprietários, ou seja, são os recursos que os proprietários colocaram na empresa e todos os benefícios decorrentes destes recursos. O Patrimônio Líquido é dividido em CAPITAL e LUCRO À DISPOSIÇÃO.
CAPITAL: É o dinheiro que os proprietários aplicaram na formação da empresa. Este capital pode ser aumentado através da aplicação de novos recursos ou através de reaplicação dos lucros.
LUCRO À DISPOSIÇÃO: São os resultados da aplicação do capital inicial, podendo ser dividido entre os sócios ou incorporado ao capital (ou ambos). Quando o lucro ainda não foi distribuído, passando de um período contábil para outro, aparecerá no novo balanço na forma de Lucros Retidos ou Lucros Acumulados.
Exemplo de um Balanço:
Empresa S.A. – Balanço Referente ao Período XX/1996 a XX/1997 | |
ATIVO | PASSIVO |
CIRCULANTE DISPONÍVEL REALIZÁVEL PERMANENTE RESULTADO PENDENTE | EXIGÍVEL CURTO PRAZO LONGO PRAZO PATRIMÔNIO LIQUIDO CAPITAL LUCRO À DISPOSIÇÃO |
Ex.1: Os balanços da companhia Icaraí foram preparados logo após cada uma das suas transações. Analise os balanços transcrito abaixo e em seguida prepare uma lista de transações realmente ocorridas.
...