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Por:   •  25/9/2013  •  1.552 Palavras (7 Páginas)  •  547 Visualizações

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CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE SÃO PAULO

UNIDADE CAMPO LIMPO

SÃO PAULO, 24 DE SETEMBRO DE 2013

BACHAREL EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO ESTRUTURA DE DADOS ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

PROFESSOR: ROBERTO SILVA INTEGRANTES: DANILO REIS – RA: 4210787651 FRANCISCA JESUS – RA: 37156715697 GUILHERME BARBOSA – RA: 4234816518

JULIA ARRAIS – RA: 4200068367

1

SUMÁRIO

1. Etapa 1 – ATPS de ED................................................................................................02

1.1 Relatório 1 - Estrutura de Dados.............................................................................06

2. Etapa 2 – ATPS de ED................................................................................................07

2.1 Relatório 2 - Listas Ligadas........................................................................................09

2

1. Etapa 1 – ATPS de ED

1.1 Passo 1 (Aluno)

1. Fazer a leitura do capítulo 1: Introdução às Estruturas de Dados do livro texto da disciplina de Estrutura de Dados (TENEMBAUM, A.; LANGSAM, Y.; AUGESTEIN, M. Estrutura de Dados usando C. 1ª ed. São Paulo: Pearson, 2005. p. 1 a 83) focando a leitura em Vetores em C e implementação de Estruturas em C.

2. Fazer a leitura do material de aula: Vetores e Matrizes. Disponível em:

<https://docs.google.com/open?id=0B_uLQd5hdqlWcnBnQVk0YVpTUXFzUmMyc1NWaVpvQQ>. Acesso em: 26 mar. 2012. Buscar compreender o conceito de Alocação Estática de Memória que faz a utilização de Vetores e Matrizes.

1.2 Passo 2 (Equipe)

Fazer a discussão do conteúdo de texto e da aula lida, que será utilizado para produzir relatório e implementação de uma estrutura, com destaque para:

1. alocação de Memória;

2. ponteiros em C;

3. estruturas de dados e C;

4. vetores em C;

5. implementando vetores unidimensionais;

6. operações com strings de caracteres;

7. estruturas em C;

8. implementando estruturas.

1.3 Passo 3 (Equipe)

Fazer as seguintes atividades:

1. Descrever e exemplificar o que é alocação estática de memória.

2. Fazer um programa em Linguagem C que implemente uma estrutura avião (struct aviao), permitindo o cadastro e a exibição, com os seguintes campos:

• modelo;

• fabricante;

3

• passageiros;

• comprimento;

• altura;

• velocidade;

• altitude;

• motor.

3. Considerar como exemplo a criação da estrutura aluno: struct aluno {int ra; char nome[30]; char endereco[50]; char curso[60]; char email[60]; };

1.4 Passo 4 (Equipe)

Elaborar e entregar ao professor um relatório com o nome de Relatório 1 - Estrutura de Dados contendo as atividades desenvolvidas nos passos anteriores. Relatório 1 - Estrutura de Dados Na alocação estática de memória os dados tem um tamanho fixo e estão organizados seqüencialmente na memória do computador. O espaço de memória, que as variáveis irão utilizar durante a execução do programa, é definido no processo de compilação. Não sendo possível alterar o tamanho desse espaço durante a execução do programa. Exemplos: /*Espaço reservado para um valor do tipo char. O char ocupa 1 byte na memória.*/ char a;

4

/*Espaço reservado para dez valores do tipo int. O int ocupa 4 bytes na memória, portanto 4x10=40 bytes.*/ int vetor[10]; /*Espaço reservado para nove (3x3) valores do tipo double. O double ocupa 8 bytes na memória, portanto 3x3x8=72 bytes.*/ double matriz[3][3]; Este tipo de alocação é utilizado quando se sabe de antemão a quantidade de memória que será utilizada pelo programa. Abaixo segue o código do programa solicitado no passo 3 (struct aviao) feito pela equipe:

1. #include <stdio.h>

2. #include <stdlib.h>

3.

4. struct aviao {

5. char modelo[50];

6. char fabricante[20];

7. int passageiros;

8. float comprimento;

9. float altura;

10. float velocidade;

11. float altitude;

12. char motor[30];

13. };

14.

15. main () {

16. printf("\n=============== VOEBEM =================\n");

17. printf("= =\n");

18. printf("= CADASTRO DE AVIAO =\n");

19. printf("= =\n");

20. printf("========================================\n");

21.

22. struct aviao func[50];

23. int a = 1;

24.

25.

26. printf("\nModelo: ");

27. scanf("%s", &func[ a ].modelo);

5

28.

29. printf("\nFabricante: ");

30. scanf("%s",

...

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