Sistemas De Informação
Pesquisas Acadêmicas: Sistemas De Informação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: juniorbel • 11/10/2013 • 1.275 Palavras (6 Páginas) • 373 Visualizações
Introdução
Sistema de Informação é a expressão utilizada para descrever um sistema seja ele automatizado (que pode ser denominado como Sistema de Informação Computadorizado), ou manual, que abrange pessoas, máquinas, e/ou métodos organizados para coletar, processar, transmitir e disseminar dados que representam informação para o usuário e/ou cliente.
Todo Sistema que manipulam dados e geram informação, usando ou não recursos de tecnologia da informação, pode ser genericamente considerado como um sistema de informação. Por exemplo, o sistema de informação organizacional pode ser conceituado como a organização e seus vários subsistemas internos, contemplando ainda o meio ambiente externo.
Para Laudon e Laudon, um sistema de informação pode ser definido como um conjunto de componentes inter relacionados trabalhando juntos para coletar, recuperar, processar, armazenar e distribuir informações com a finalidade de facilitar o planejamento, o controle, a coordenação, a análise e o processo decisório em organizações.
A área de tecnologia cresce constantemente criando uma forte demanda por profissionais inovadores e capacitados para atuar com modelos computacionais para automação de processos organizacionais suportado por conceitos e técnicas de informática, teoria de sistemas e gestão estratégica, dessa forma, o objetivo principal é interagir e aplicar as diversas propostas abordadas durante o curso.
Sistemas de Informação Operacional: tratam das transações rotineiras da organização; Comumente encontrados em todas as empresas automatizadas.
Sistema de Informação Gerencial (SIG): agrupam e sintetizam os dados das operações da organização para facilitar a tomada de decisão pelos gestores da organização;
Sistema de Suporte à decisão (SSD): Como eram conhecidos nas décadas de 70 e 80, são sistemas avançados que possuem interatividade com as ações do usuário e oferecem modelos para ajudar na resolução de problemas, permitem flexibilidade, adaptação e capacidade de respostas rápidas, auxiliam no apoio à tomada de decisão.
Sistema de Suporte Executivo (SSE): Sistemas que dão suporte ao desenvolvimento do planejamento estratégico da organização, fazem uso de tecnologia avançada para elaboração de gráficos e relatórios, também se concentram em fornecer informações de apoio gerencial.
Sistemas de Informação Estratégicos (BI- Business Intelligence): integram e sintetizam dados de fontes internas e externas à organização, utilizando ferramentas de análise e comparação complexas, simulação e outras facilidades para a tomada de decisão da cúpula estratégica da organização.
Sistemas de Automação de Escritório (SAE): Sistemas de Automação de Escritório tem como objetivo aumentar a produtividade pessoal dos trabalhadores que manipulam as informações de um escritório, através do uso de pacotes de aplicativos padrão existentes no mercado, como por exemplo o Office da Microsoft.
Sistemas de Informação Especialista (SE): São sistemas ligados ao campo de inteligência artificial para a definição de cenários no processo de tomada de decisões, oferecem soluções para problemas específicos, no qual consigam aconselhar em um nível comparado ao de especialistas.
Sistemas de Informação pra Operações: Eram sistemas que atendiam a demanda da área de vendas, outros da área financeira, outras do Rh, outros do contas a pagar e conta a receber, outros da contabilidade. Cada sistema era desenvolvido, para atender a necessidade e uso exclusivo do departamento. Em outras palavras, o sistema era do departamento e não da empresa, e poucas pessoas tinham acesso a esse sistema. Então o Sistema de Informação para Operação são sistemas individuais, que atendiam as demandas de cada departamento da empresa.
Sistemas Integrados de Gestão Empresarial (SIGE ou SIG), em inglês Enterprise Resource Planning (ERP): São sistemas de Informação que integram todos os dados e processos de uma organização em um único sistema. A integração pode ser vista sob a perspectiva funcional (sistemas de: finanças, contabilidade, recursos humanos, fabricação, marketing, vendas, compras, etc) e sob a perspectiva sistêmica (sistema de processamento de transações, sistemas de informações gerenciais, sistemas de apoio a decisão, etc). Os ERPs em termos gerais são uma plataforma de software desenvolvida para integrar os diversos departamentos de uma empresa, possibilitando a automação e armazenamento de todas as informações de negócios.
Customer Relationship Manager – CRM: Considerado uma estratégia de negócio para selecionar e gerenciar clientes para otimizar o relacionamento a longo prazo, exige uma filosofia de negócio focada no cliente para apoiar processos eficientes de marketing, vendas e serviços, o CRM é dado como uma extensão do marketing de relacionamento que se adapta às integrações sistêmicas facilitando o gerenciamento e a interação com o cliente, visando prover negócios, estruturar empresas e regras de negócio em função das necessidades e demandas dos diversos tipos de clientes, buscando ampliar a possibilidade de oferecer itens de maior valor agregado.
EVOLUÇÃO DOS COMPUTADORES
A revolução dos computadores pessoais chegou com dez anos de atraso ao Brasil. Isso porque o governo impôs uma reserva de mercado no setor de informática na década de 80. A proteção criada no período impedia a importação de computadores. No início dos anos 90 o País estava atrás de Argentina, México e Venezuela em número de computadores por habitantes.
Com a expansão da indústria desse setor, os computadores, que custavam no mínimo US$ 1.500, se tornaram mais baratos. A princípio, eram vendidos em lojas de aparelhos ópticos, ao lado de óculos e câmeras fotográficas. As vendas cresceram e os micros ganharam lojas especializadas. Depois
...