TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas De Informação

Monografias: Sistemas De Informação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/3/2015  •  1.227 Palavras (5 Páginas)  •  413 Visualizações

Página 1 de 5

ATIVIDADES PRÁTICAS

SUPERVISIONADAS

Sistemas de Informação

4ª. Série

Programação em Dispositivos Móveis

A Atividade Prática Supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de

ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de etapas, acompanhadas pelo

professor, e que tem por objetivos:

 Favorecer a autoaprendizagem do aluno.

 Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo seu aprendizado.

 Promover o estudo, a convivência e o trabalho em grupo.

 Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas para o exercício

profissional.

 Promover a aplicação da teoria na solução de situações que simulam a

realidade.

 Oferecer diferenciados ambientes de aprendizagem

Para atingir estes objetivos, a ATPS propõe um desafio e indica os passos a

serem percorridos ao longo do semestre para a sua solução.

Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida

profissional.

AUTORIA:

Tiago Teixeira Medeiros

Faculdade de Negócios e TecnologiaSistemas de Informação – 4ª Série – Programação em Dispositivos Móveis

Tiago Teixeira Medeiros

Pág. 2 de 7

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as competências

e habilidades que constam, nas Diretrizes Curriculares Nacionais, descritas a seguir.

 Desenvolver algoritmos e programas.

 Iniciar, projetar, desenvolver, implementar, validar e gerenciar soluções, usando a

tecnologia de computação em organizações privadas e públicas, aplicando

metodologias para análise e desenvolvimento de projetos de sistemas.

 Identificar, analisar e documentar oportunidades, problemas e necessidades passíveis

de solução via computação e para empreender na concretização dessa solução.

Produção Acadêmica

 Relatório parcial com os resultados da pesquisa realizada na Etapa 1.

 Relatório com os diagramas realizados na Etapa 2.

 Relatório com o código fonte na Etapa 3.

 Relatório final na Etapa 4.

Participação

Esta atividade será, em parte, desenvolvida individualmente pelo aluno e, em parte,

pelo grupo. Para tanto, os alunos deverão:

 organizar-se, previamente, em equipes de 3 a 5 participantes;

 entregar seus nomes, RAs e e-mails ao professor(a) da disciplina e

 observar, no decorrer das etapas, as indicações: Aluno e Equipe.

DESAFIO

Quem nunca ganhou de presente um produto que nunca usou? Ou quem nunca teve

desejo de comprar um produto e, naquele exato momento, não tinha as condições necessárias

para adquiri-lo?

Com o grande número de smartphones e tablets conectados à internet e a popularidade

das redes sociais, não seria interessante uma forma de compartilharmos com os nossos

amigos os produtos que desejamos ganhar e até mesmo acompanhar os preços desses

produtos para saber se o preço se tornou mais acessível?

Objetivo do Desafio

Diante desse cenário, reúna uma equipe de desenvolvimento para criar uma aplicação

móvel de "Lista de Desejos". Essa aplicação deverá conter as seguintes funcionalidades:

 Listar Desejos

 Inserir Desejo

 Detalhar Desejo

 Alterar Desejo

 Excluir Desejo

 Consultar Desejo no Buscapé (através do Navegador Web)

 Compartilhar Lista de DesejosSistemas de Informação – 4ª Série – Programação em Dispositivos Móveis

Tiago Teixeira Medeiros

Pág. 3 de 7

Livro Texto da Disciplina

A produção desta ATPS é fundamentada no livro-texto da disciplina, que deverá ser

utilizado para solução do desafio:

LEE, Wei-Meng. Introdução ao Desenvolvimento de Aplicativos para o Android. Rio de

Janeiro: Editora Ciência Moderna Ltda., 2011.

ETAPA 1 (tempo para realização: 5 horas)

 Aula-tema: Introdução ao Android, Open Handset Alliance e Android Market.

Esta atividade é importante para que você conheça características e recursos do

desenvolvimento para o Android e adquira o conhecimento de criação de interfaces gráficas

e manipulação de elementos da Activity.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Individual)

1. Estudar o Capítulo 1: Introdução à Programação para o Android do livro texto da

disciplina.

2. Estudar o Capítulo 2: Atividades e Intenções, sub-capítulo Entendendo as Atividades do

livro texto da disciplina.

Passo 2 (Equipe)

1. Criar o projeto “Lista de Desejos” no Android Studio.

2. Implementar a classe Desejo conforme diagrama abaixo:

Figura 1 – Diagrama de Classes

1. Criar as Activities (apenas a Interface Gráfica) abaixo:

 Listar Desejos (Activity Principal)

 Inserir Desejo

 Detalhes do Desejo

 Alterar DesejoSistemas de Informação – 4ª Série – Programação em Dispositivos Móveis

Tiago Teixeira Medeiros

Pág. 4 de 7

Abaixo, seguem protótipos de tela para identificação das necessidades:

Figura 2 – Protótipo das telas: Listar Desejos, Inserir Desejo, Detalhes do Desejo e Alterar Desejo.

Passo 3 (Equipe)

Entregar um relatório contendo todo código fonte gerado no Passo 2.

ETAPA 2 (tempo para realização: 5 horas)

 Aula-tema: Intent e IntentFilters.

Esta atividade é importante para que você conheça como é feita a navegação entre

diversas Activities.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Individual)

1. Estudar o Capítulo 2: Atividades e Intenções, sub-capítulo: Ligando Atividades com

Intenções do livro texto da disciplina.

Passo 2 (Equipe)

1. Usar Intents para programar a navegação entre as Activities criadas na etapa anterior:

 Listar Desejos (Activity Principal)

 Inserir Desejo

 Detalhes do Desejo

 Alterar Desejo

A partir da Activity Listar Desejos, devem ser criadas Intents que iniciem as demais

Activities (Inserir Desejo, Detalhes do Desejo e Alterar Desejo).Sistemas de Informação – 4ª Série – Programação em Dispositivos Móveis

Tiago Teixeira Medeiros

Pág. 5 de 7

Passo 3 (Equipe)

Entregar um relatório contendo todo código fonte gerado no Passo 2.

ETAPA 3 (tempo para realização: 5 horas)

 Aula-tema: Armazenamento de Dados.

Esta atividade é importante para que você conheça os recursos para conexão com

banco de dados e os métodos de manipular dados em uma aplicação Android.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Individual)

1. Estudar o capítulo 6: Persistência de Dados do livro texto da disciplina.

Passo 2 (Equipe)

1. Programar as Activies:

1.1 ListarDesejos – Deve ser capaz de consultar todos os desejos cadastrados no banco de

dados e exibir na Activity através de um ListView (ou similar).

1.2 AdicionarDesejo – Deve ser capaz de incluir um desejo no banco de dados.

1.3 DetalharDesejo – Deve ser capaz de exibir os detalhes do Desejo. A partir dessa

Activity, deve ser possível ir para a Activity Alterar Desejo e acionar a funcionalidade

Excluir Desejo.

1.4 AlterarDesejo – Deve ser capaz de alterar os dados de um Desejo previamente

cadastrado no banco de dados.

2. Programar a funcionalidade Excluir Desejo – Deve ser capaz de excluir um desejo

previamente cadastrado no banco de dados.

Passo 3 (Equipe)

Entregar um relatório contendo todo código fonte gerado no Passo 2.Sistemas de Informação – 4ª Série – Programação em Dispositivos Móveis

Tiago Teixeira Medeiros

Pág. 6 de 7

ETAPA 4 (tempo para realização: 5 horas)

 Aula-tema: Utilizando intents para chamadas Android.

Esta atividade é importante para que você conheça as formas de chamar recursos do

Android externos à sua aplicação.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Individual)

Estudar:

1. ShareActionProvider. Disponível em:

<http://developer.android.com/reference/android/widget/ShareActionProvider.html>

. Acesso em: 11 dez. 2013.

2. WebView. Disponível em:

<http://developer.android.com/reference/android/webkit/WebView.html>. Acesso

em: 11 dez. 2013.

Passo 2 (Equipe)

1. A partir da Activity ListarDesejo programar a funcionalidade Compartilhar Lista de

Desejos para enviar sua lista de desejos como mensagem através de aplicativo compatível

a ser selecionado (ex.: SMS, E-mail, Twitter, Facebook, WhatsApp).

Dica: Utilizar o widget ShareActionProvider.

Figura 3 – Compartilhar Lista de Desejos.

2. A partir da Activity DetalharDesejo programar a funcionalidade Consultar Desejo no

Buscapé que deverá abrir a consulta do Buscapé

(http://compare.buscape.com.br/+“nome do produto”) em um Navegador Web

instalado no dispositivo móvel. Dica: Utilize a view WebView.Sistemas de Informação – 4ª Série – Programação em Dispositivos Móveis

Tiago Teixeira Medeiros

Pág. 7 de 7

Figura 4 – Consultar no Buscapé.

Passo 3 (Equipe)

Entregar um relatório contendo todo código fonte gerado no Passo 2.

Padronização

O material escrito solicitado nesta atividade deve ser produzido de acordo com as

normas da ABNT, com o seguinte padrão (exceto para produções finais não textuais):

 em papel branco, formato A4;

 com margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm;

 fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta;

 espaçamento de 1,5 entre linhas;

 se houver citações com mais de três linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com

um recuo de 4cm da margem esquerda e espaçamento simples entre linhas;

 com capa, contendo:

 nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplina;

 nome e RA de cada participante;

 título da atividade;

 nome do professor da disciplina;

 cidade e data da entrega, apresentação ou publicação.

Para consulta completa das normas ABNT, acesse a Normalização de Trabalhos Acadêmicos

Anhanguera. Disponível em:

<http://issuu.com/normalizacao/docs/normaliza____o_de_trabalhos_acad__m>. Acesso

em: 13 maio 2014.

...

Baixar como  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »