Sistemas De Informação Geográfica — Conceitos
Trabalho Escolar: Sistemas De Informação Geográfica — Conceitos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: pepsi • 3/6/2014 • 4.820 Palavras (20 Páginas) • 423 Visualizações
Sistemas de Informação Geográfica — Conceitos
Graça Abrantes, 1998
ÍNDICE
1 Natureza da Informação Geográfica *
1.1 Características da informação geográfica *
1.1.1 A "visão dos campos" vs. a "visão dos objectos" *
1.1.2 Características espaciais *
1.1.3 Sistemas de referência espacial *
1.1.4 Dimensionalidade dos objectos espaciais *
1.1.5 Relações espaciais *
1.1.6 Características não espaciais *
1.1.7 Características temporais *
1.1.8 Fontes de informação geográfica *
1.1.9 Aspectos semânticos e normas *
1.2 Características funcionais dos sistemas que incluem dados geográficos *
1.2.1 Áreas aplicacionais *
1.2.2 Classes de problemas *
2 Suporte computacional de Informação Geográfica *
2.1 Os SIG *
2.1.1 As diversas definições de SIG *
2.2 A evolução histórica dos SIG *
2.3 Funcionalidade genérica *
2.3.1 Classificação taxonómica das operações espaciais *
2.4 Produtos genéricos para suporte de SIG *
2.4.1 Arquitecturas de armazenamento de dados *
2.4.2 Estruturas para armazenamento de dados *
2.4.3 Transacções longas *
2.4.4 Comunicação com outros sistemas computacionais *
2.5 Os SIG e a Internet *
2.6 Interoperabilidade e o OGC *
Anexo A — Classificação taxonómica das operações espaciais *
Referências *
Sistemas de Informação Geográfica — Conceitos
Os sistemas que suportam informação geográfica integram também, frequentemente, informação não geográfica textual e numérica. Podem ainda incluir informação audio e imagem. As características particulares destes sistemas são uma consequência directa da natureza específica da informação geográfica que suportam devido às áreas de aplicação a que se destinam. Estes dois aspectos condicionam, nomeadamente, o modo como é realizada a representação computacional da informação, o tipo de funcionalidade que é genericamente requisito destes sistemas e o conjunto de técnicas de âmbito computacional mais frequentemente utilizadas na sua realização.
Assim, este capítulo encontra-se subdividido em duas secções. A secção 1 abordará a natureza específica da informação geográfica do ponto de vista estrutural e comportamental. O aspecto estrutural será abordado tal como é mais comum interpretá-lo a partir da observação da realidade. O aspecto comportamental será apresentado na perspectiva geral das características funcionais dos sistemas, nomeadamente enumerando as suas principais áreas de aplicação e as classes de problemas mais características a que se destinam.
Na secção 2 serão caracterizados, numa perspectiva essencialmente tecnológica, diversos tipos de sistemas para suporte genérico de informação geográfica.
1. Natureza da Informação Geográfica
Embora seja possível caracterizar diversas áreas aplicacionais dos sistemas em causa, é difícil apresentar um levantamento que se possa considerar exaustivo, pois a utilização mais generalizada destes sistemas é ainda relativamente recente. Este facto permite admitir que as actuais aplicações se encontram ainda muito longe de cobrir todas as áreas possíveis. Por outro lado, as características da informação suportada por estes sistemas, obtidas a partir da observação do mundo real e objecto de estudo desde há muito tempo, podem considerar-se o aspecto mais típico e estável destes sistemas. Assim, opta-se por abordar primeiro, na secção 1.1, o problema da natureza da informação geográfica nas suas componentes básicas de natureza estrutural, referindo-se também as diversas fontes de proveniência possíveis e alguns problemas de interpretação relacionados com o contexto semântico em que essa informação se pode encontrar inserida. Na secção 1.2 serão, então, enumeradas diversas áreas aplicacionais e classes de problemas para que, actualmente, são criados os sistemas envolvendo informação geográfica.
1.1 Características da informação geográfica
Naturalmente, não existe um modo único de interpretar e descrever a realidade. Em particular, a realidade geográfica possui um grande número de características e não é viável representá-las todas num mesmo sistema de informação. Aliás, qualquer sistema tem apenas capacidade para representar uma dada conceptualização da realidade. Assim, o conjunto de informações de um sistema representa apenas uma descrição parcial da realidade, determinada fundamentalmente tendo em atenção os objectivos a atingir por esse mesmo sistema. Porém, é possível descrever de um modo muito geral os diversos tipos de características da informação geográfica.
1.1.1 A "visão dos campos" vs. a "visão dos objectos"
Uma primeira abordagem à conceptualização do mundo geográfico, baseada no modo como este é actualmente tratado, pode conduzir à identificação de dois tipos de perspectivas: uma visão do espaço como sendo composto por campos ou povoado por objectos [Couclelis 92]. Na primeira perspectiva, o espaço é considerado contínuo e a observação é feita sobre todos os locais; na segunda, são seleccionados os objectos de interesse, sendo ignoradas as porções do espaço que não contêm objectos relevantes (sendo possível dizer-se que, neste caso, o espaço é considerado discreto). De um modo informal, pode dizer-se que na "visão
...