Sistemas Elétricos de Potência
Por: Iris Roberto Roberto • 24/9/2020 • Bibliografia • 386 Palavras (2 Páginas) • 149 Visualizações
1. A função do para raio é proteção de componentes do sistema elétrico contra possíveis descargas atmosféricas que possam incidir sobre o dispositivo. É colocado próximo a um equipamento a proteger e feito um aterramento para escoar esse surto que possa danificar a rede. O aterramento é feito conforme a rede que o equipamento está ligado(AT,MT ou BT), é a distância do solo. Isso vai depender da altura do poste.
2. Rede em malha:
Sistema que consistem em mais de um circuito radial em um mesmo barramento. Eles atuam em paralelo formando assim uma malha. Geralmente se encontram em redes de transmissão ou subtransmissão, onde existe uma complexidade maior.
Rede radial:
Onde o fluxo segue apenas um sentido. Esta rede é menos complexa, porém é mais difícil de se manobrar, por ser operada unidirecionalmente. Existe o radial simples e o radial com recurso. O segundo é utilizado onde se concentra uma maior densidade de carga e é colocado entre circuitos diferentes, chaves que atuam normalmente abertas(NA), caso haja necessidades de manobras para transferência de carga.
Rede Spot Network:
São redes em malha usadas na distribuição para suprir necessidades de grandes densidades de cargas, como no caso de conjuntos de prédios, condomínios, etc.
3. Conforme pesquisado em https://www.researchgate.net/figure/oltage-variation-along-feeder-depending-on-power-flow-direction_fig36_282642854 e https://www.quora.com/What-is-feeder-in-electrical, o alimentador bidirecional será aquele que atuará numa rede de distribuição, onde irá atuar em uma direção, porém em sentidos diferentes conforme o fluxo de potência. No caso de um sistema de geração distribuída, por exemplo, este pode estar gerando energia e colocando na rede durante o dia, ou, em um certo período do dia em que não haja irradiância solar, possa estar consumindo energia. Caso não exista um banco de baterias ou créditos dispostos a serem consumidos.
4. Conforme pesquisado em no site da ANEEL, destaca-se como média tensão para distribuição tensões típicas superiores a 1 kV e inferiores a 69 kV, na maioria das vezes com função primordial de atendimento a unidades consumidoras, podendo conter geração distribuída.
Resolução Normativa ANEEL n. 674, de 11 de agosto de 2015 (Diário Oficial, de 18 ago. 2015, seção 1, p. 82 )
5. Conforme pesquisado em no site da ANEEL, destaca-se como baixa tensão para distribuição tensões nominais inferiores ou iguais a 1 kV.
Resolução Normativa ANEEL n. 674, de 11 de agosto de 2015 (Diário Oficial, de 18 ago. 2015, seção 1, p. 82)
...