Sistemas Fotovoltaicos IFPI - Resumo
Exames: Sistemas Fotovoltaicos IFPI - Resumo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Marcle • 23/6/2013 • 389 Palavras (2 Páginas) • 592 Visualizações
Energia Fotovoltaica
Toda a energia utilizada na terra tem ou já teve origem no espaço, mais precisamente no sol, assim é possível afirmar que toda energia disponível no planeta é oriunda do sol, com exceção, é claro, da energia nuclear que é proveniente da fusão de núcleos atômicos.
Uma quantidade impressionante de energia chega diariamente ao nosso planeta através dos raios solares, além dessa quantidade impressionante que chega ao nosso mundo a energia tem um outro ponto positivo a seu favor: ela é uma energia limpa, ou seja, é uma energia não poluente.
O problema está em conseguir armazenar e como aproveitar essa energia da forma mais econômica possível, tendo em vista que o custo inicial da instalação de painéis fotovoltaicos é elevado até mesmo para uma pequena potencia, fator esse que é um dos principais obstáculos para o aproveitamento desse tipo de energia no Brasil (estamos falando da ordem de R$10,00 a R$15,00 por Watt).
O Brasil é o segundo pais no mundo com a maior incidência de raios solares, e isso não acontece em apenas algumas regiões, o potencial energético de todo o território brasileiro é imenso, já que os raios incidem praticamente o ano inteiro no Brasil.
A energia solar possui diversas vantagens tais como:
- É confiável, com uma fonte praticamente inesgotável (lembrando que o sol não durará para sempre apenas mais 4,5 bilhões de anos).
- Possui uma alta qualidade já que ela esta livre de harmônicas e ruídos.
- Não são preciso grandes alterações para a instalação do sistema.
O governo brasileiro vem fazendo incentivos para a produção de energia solar, como a produção de células fotovoltaicas a partir do silício monocristalino, sendo o silício o segundo material mais abundante no planeta. Com isso iram ser baixados os custos iniciais da instalação do sistema.
O sistema é composto, basicamente, pelos painéis solares, pelo banco de baterias, que tem que ter uma certa autonomia para dias que a insolação seja insuficiente para alimentar a sua rede e pelo inversor, aparelho responsável por converter a corrente continua das baterias em corrente alternada, a mesma que nós encontramos na tomada.
O sistema apresentado vem como uma solução para reduzir os custos das prefeituras, com a iluminação principalmente, tendo em vista os gastos exorbitantes que as prefeituras têm com energia e para ser instalado para famílias de baixa renda, com o mesmo intuito o de diminuir os gastos.
...