TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas Maritimos de Produção

Por:   •  8/7/2016  •  Trabalho acadêmico  •  890 Palavras (4 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 4

IMPACTOS DAS RESERVAS E INDÚSTRIA DO PETRÓLEO NA SEC

[pic 1][pic 2][pic 3]

Antigamente, acreditava-se que os hidrocarbonetos eram encontrados nos cemitérios e inclusive se utilizava a ajuda de médiuns para procurar pistas daqueles lugares onde poderiam encontrá-lo. Mas isso ficou no passado, hoje em dia tem um certo conhecimento das alterações e fatores que conduziram à formação do hidrocarboneto, na mesma maneira que surgiram tecnologias avançadas que tem permitido uma exploração mais adequada, tal como sísmica 3D e 4D, amostras de núcleo, entre outros.

[pic 4]

[pic 5]

Hoje, as reservas comprovadas de petróleo do mundo chegam a aproximadamente 1,1 ou 1,2 trilhão de barris. A sua concentração no mundo ocorre em poucos países. 65% das reservas do mundo são encontradas em 5 países da zona do Golfo Pérsico e, para além destes, existem outros dois países que são conhecidos por ter grandes reservas: Venezuela e Rússia

Isto leva-nos a pensar sobre a importância de ter um conhecimento dos campos, porque estes influenciam no tamanho das reservas, e estes, ao mesmo tempo influenciam no valor das empresas. Da mesma forma, os avanços tecnológicos também desempenham um papel importante em matéria de reservas, porque eles podem aumentar drasticamente a capacidade de recuperação do petróleo, reduzindo o custo de exploração, desenvolvimento e produção.

Atualmente as reservas são os principais ativos das empresas produtoras de hidrocarbonetos. Sendo assim, este número tão importante para o movimento econômico das empresas deste setor, padronizou-se o processo pelo qual se conhece a quantidade de hidrocarboneto extraível. Esse conjunto de regras é chamado SEC. Essas regras foram criadas pra servir como guia para que as empresas possam calcular o número de reservas atuais sem gerar muita especulação, mas devido aos avanços tecnológicos e mudanças constantes foi necessário fazer uma atualização para ter um valor mais preciso e confiável das reservas. Nesta atualização destacam-se quatro mudanças significativas:

 

Primeiro foi estipulado que somente as reservas que pudessem ser desenvolvidas em um projeto que não tenha uma duração maior de cinco anos, poderão ser chamados PUD, no entanto esta regra tem algumas exceções: Primeiro, a empresa que mostre uma vasta experiência no projeto, segundo, quando a empresa tem tecnologia suficiente para extrair o recurso, e por fim, que a empresa dispunha de investigação na área em que irá desenvolver o projeto.

A segunda mudança que tem esta regra é a integração da tecnologia de confiança, que é referida à experiência de uma empresa na gestão de certas técnicas em que se pode verificar a possibilidade da extração do óleo com baixo nível de riscos e projetos de apoio semelhante que tem sido desenvolvidos com sucesso.

A terceira alteração afirma que todas as reservas que estão em um reservatório com falha selante não serão consideradas como reservas, e as exceções que se aplicam a esta regra não foram publicadas pela SEC.

 

[pic 6]

A última mudança significativa feita pelas regras da SEC é a mudança do valor de referência para fazer o cálculo do preço do petróleo. Anteriormente a SEC tinha como referência o último dia útil do ano para calcular o preço do ano fiscal das empresas, no entanto este valor era pouco representativo por isso, decidiu tomar o primeiro dia de cada mês e fazer uma média dos doze meses anteriores ao final do ano fiscal, que procura obter um cálculo mais preciso e com confiabilidade superior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (202.6 Kb)   docx (292.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com