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Sistemas Multimídia

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Por:   •  19/4/2014  •  889 Palavras (4 Páginas)  •  421 Visualizações

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Sistemas Multimídia

Tópicos de Aula - Autoria multimídia

1. Ferramentas para desenvolvimento de multimídia

1.1 Aplicativos fechados

- Para os profissionais da área de aplicação => Aplicações fechadas => Requerem menor curva de aprendizado

• Interfaces amigáveis e “simples”

• Usuário utiliza diversos recursos de interface: caixas de diálogo, mensagens de ajuda, menus, botões intuitivos

- Tendência de se ter uma “linguagem de programação” nas aplicações para descrição de ações (algo parecido com as Macros)

1.2 Linguagens de programação

- Maior flexibilidade para criação de aplicações

- Exige conhecimento das técnicas de programação, estruturas de dados, ambientes de programação ...

- Dependendo da aplicação, programação em baixo nível, garantia de QoS, operações críticas (semáforos, threads ...)

- Linguagens de vovô: Cobol, Fortran, Lisp, Pascal ... (praticamente sem recursos multimídia

- Linguagens mais utilizadas: C, C++, Java, Python

- Linguagem C:

• Rápida

• Nem sempre tão simples de se manusear

• Utilizada na maioria dos sistemas operacionais

• Programação estruturada

• Facilita uso de recursos de hardware

- C++:

• Orientada a objetos

• Principal linguagem de programação em SOs e aplicativos que exigem maior desempenho

• Biblioteca com MUITOS recursos multimídia: Qt

• API bem desenvolvida

- Java:

• Baseadas em elementos de C++

• Criada para ser portável

• Interpretada (Máquina Virtual)

• Desempenho aquém do necessário para aplicações críticas

• Máquina virtual desenvolvida em C/C++

• Muito utilizada na internet

• API bem desenvolvida

- Python:

• “Recente”

• Emergindo no cenário acadêmico

• Interpretada como Java

• Melhor desempenho

• Facilidade de importação de bibliotecas multimídia

1.3 Ferramentas de autoria

- Utilização de ferramenta puramente visuais => Trabalhos não profissionais

- Utilização somente de linguagens de programação => Dificuldade + Curva de aprendizado demorada

- Meio campo: Ferramentas de autoria

- Parte da interface é desenvolvida através de manipulação direta

- Requisições do usuário programadas através de ações

- Obs: Não há uma distinção absoluta entre as ferramentas de autoria e os ambientes de programação.

2. Autoria de títulos

2.1 Autoria de títulos lineares

- Caracterização: Ferramentas de autoria de títulos lineares => Permitem, geralmente, apresentações com avanços manuais (palestras) ou avanços automáticos (temporizados)

- Pode ser conveniente gerar um vídeo das apresentações automáticas => Exemplo: apresentação de artigos publicitários e propagandas

- Exemplo de ferramenta de autoria de títulos lineares: PowerPoint, Impress (BROffice)

2.2 Autoria de títulos hipermídia

- Caracterização: Ferramentas para autoria de títulos hipermídia => Recursos multimídia + Recursos de navegação não-linear

- Controle de Navegação:

• Capacidade de percorrer o título de forma não seqüencial

• Podem tomar a forma de botões, palavras sensíveis ou pontos sensíveis (em imagens)

• Resultado do controle de navegação pode ser um salto para outra página, o surgimento de uma janela temporária ...

- Aspectos requeridos de uma autoria hipermídia:

• Estilo de autoria: linguagem de autoria pode ser visual ou textual

• Modo de operação: modo de autoria ou modo de consulta (somente leitura)

• Intercâmbio de dados: capacidade de importação de todos os padrões de texto, imagem, desenhos, sons e animações

- Hipermídia HTML:

• HTML é um tipo de linguagem de marcação (Mark-up Language)

• Essencialmente é um texto que contém palavras-chaves indicadores de formato tipográfico: <b>, <i> ...

• Não é de propriedade particular

• Deriva da SGML (standard generalized Mark-up language), linguagem padronizada para intercâmbio de dados tipográficos multiplataforma

• Inclui padrão de referência para outros arquivos HTML => Por isso não é considerada como uma linguagem de marcação de documentos lineares

• O arquivo referenciado pode ter qualquer formato multimídia suportado

• Referências podem apontar para arquivos locais, o que permite a utilização de hiperdocumentos locais

• Internet: Utilização da URL (universal

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