Sistemas de Informação
Por: Jean Hahn • 11/10/2016 • Resenha • 281 Palavras (2 Páginas) • 191 Visualizações
ATIVIDADE DISCIPLINA ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
DATA: 17 DENOVEMBRO 2015
TEXTO BASE: CAPÍTULO 1 DO LIVRO – “COMPETIÇÃO ANALÍTICA – Vencendo através da nova ciência”.
QUESTÕES:
1ª. Dentro da realidade do processo de tomada de decisão das organizações você acredita que o instinto dos tomadores de informação é mais importante do que o uso da inteligência analítica? Explique.
Resposta: Há evidências consideráveis de que as decisões baseadas na análise têm mais chances de estar corretas do que as baseadas na intuição. É melhor saber – pelo menos dentro dos limites dos dados e da análise – do que acreditar, achar ou sentir, e a maioria das empresas pode se beneficiar de um processo decisório mais analítico.
2ª. O que é inteligência analítica na visão do autor em estudo?
Resposta: Inteligência analítica são a utilização extensiva de dados, análises quantitativas e estatísticas, modelos explicativos e preditivos e gestão baseada em fatos para orientar decisões e ações. A inteligência analítica é um subsistema do que passou a ser chamado business intelligence: um conjunto de tecnologias e processos que utilizam dados para compreender e analisar o desempenho do negócio.
3ª. Da mesma forma, o que se entende por líderes analíticos?
Resposta: Líderes analíticos são organizações que selecionaram uma ou mais competências distintivas nas quais basearam suas estratégias e aplicaram dados abrangentes, análises quantitativas e estatísticas e tomadas de decisões calçadas em fatos, a fim de dar suporte às competências selecionadas
4ª. O autor afirma que a “inteligência analítica em si não constitui uma estratégia”, explique esta afirmação.
Resposta: Porque depende da utilização, da compilação dos dados e análises sobre os mesmos para otimizar uma competência distintiva.
5ª. O modelo de negócios que possuem difícil mensuração pode usufruir dos benefícios da inteligência analítica? Explique.
Resposta:
...