Sistemas hidráulicos e pneumáticos. Princípio de Pascal
Pesquisas Acadêmicas: Sistemas hidráulicos e pneumáticos. Princípio de Pascal. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: felipexalves • 3/12/2013 • Pesquisas Acadêmicas • 2.775 Palavras (12 Páginas) • 478 Visualizações
dráulicos e Pneumáticos
Nome:Tiago Junio Ignacio Da Silva
Turma:321-M
Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos
Nome:Tiago Junio Ignacio Da Silva
Turma:321-M
Sumário
Introdução 2
Princípio de Pascal 2
FUNDAMENTAÇÃO DA HIDRÁULICA 3
CONCEITOS FUNDAMENTAIS 3
SISTEMAS HIDRÁULICOS E PNEUMÁTICOS 4
Fluidos hidráulicos e pneumáticos 5
TRANSMISSÃO DE ENERGIA HIDRÁULICA 6
ÓLEOS UTILIZADOS COMO FLUIDOS HIDRÁULICOS 6
Parâmetros de controle dos óleos hidráulicos: 7
EXEMPLO DE UM VISCOÍSIMETRO “SAYBOLT” 7
Classificação ISO de Viscosidade: 8
Classes de Viscosidades SAE: 8
A classificacao SAE divide os oleos lubrificantes em dois grupos: 8
- Oleos de “grau de inverno” 8
- Oleos de “grau de verao” 8
Exemplo: SAE 10W: 9
Exemplo - SAE 10W40: 9
O ÓLEO HIDRÁULICO: 10
Introdução
Sistema fluido-mecânicos são sistemas que geram, transmitem e utilizam de forma controlada a energia de pressão de um fluido para o acionamento de máquinas e equipamentos em geral.
Duas técnicas se distinguem em relação ao fluido que utilizam:
Sistemas hidráulicos (o fluido é líquido).
Sistemas pneumáticos (o fluido é gasoso).
E são comumente denominados, respectivamente:
‘’Circuitos hidráulicos’’
‘’Circuitos pneumáticos’’
Assim sendo, conforme será visto de maneira introdutória no decorrer deste trabalho, a efetiva compreensão desta área implica em mesclar estas várias disciplinas enfatizando alguns aspectos para o domínio da hidráulica e outros mais para a pneumática.
Princípio de Pascal
O funcionamento dos sistemas hidráulicos e pneumáticos é determinado fundamentalmente pelas leis que regem o comportamento de fluidos confinados, tanto em repouso quanto em movimento constante ou variável. A base para a transmissão de energia através de fluidos é o Princípio de Pascal (Blaise Pascal) o qual estabelece que “se uma força externa for aplicada sobre uma parcela de área de um fluido confinado, a pressão decorrente será transmitida integralmente a todo o fluido e à área do recipiente que o contém”. (von Linsingen, 2001). Este princípio pode ser estendido para demostrar a transmissão e multiplicação de forças, conforme mostrado na figura 3.3, onde a aplicação de uma força F1 de baixa magnitude é capaz de fazer com que seja suportada uma força F2 de maior magnitude.
FUNDAMENTAÇÃO DA HIDRÁULICA
A hidráulica e uma das partes mais antigas da fisica. Os primeiros trabalhos envolvendo esse ramo da fisicadatam do tempo dos egipcios. O fluido utilizado, naturalmente, era a agua. Para podermos entender os principios fundamentais da hidraulica e necessario primeiro ver algumas definições basicas.
CONCEITOS FUNDAMENTAIS
FLUIDO - Fluido e qualquer substancia capaz de deformar-se continuamente e assumir a forma dorecipiente que a contem. O fluido pode ser liquido ou gasoso. No caso de sistemas hidraulicos o fluido eliquido, ja os sistemas pneumaticos utilizam fluido gasoso. A principal funcao do oleo hidraulico e atransmissão de forca.
HIDRÁULICA – e uma ciencia baseada nas caracteristicas fisicas dos liquidos em repouso e em movimento. Potencia hidraulica e aquela fase da hidraulica que se refere ao uso dos liquidos para transferir potencia de um local para outro. Portanto, e essencial para o estudo dos principios de potencia hidraulica, compreender o conceito de potencia e fatores relacionados.
HIDROSTÁTICA – parte a hidraulica que estuda os fluidos em estado de repouso.
HIDRODINÂMICA – parte a hidraulica que estuda os fluidos em movimento.
FORÇA - e definida como qualquer causa que tende a produzir ou modificar movimentos.Segundo Newton: F=m.a (forca e igual a massa vezes a aceleracao). As unidades de medida de forca e pressao sao identicas, apenas que no caso da forca essa unidade não e relacionada a nenhuma unidade de area.
PRESSÃO – e uma quantidade de forca aplicada numa unidade de area. P=F/A. Os sistemas hidráulicos e pneumaticos tem como medida de pressao o quilograma-forca por centimetro quadrado (kgf/cm2), a libra forca por polegada quadrada (PSI = do ingles Pounds per Square Inch) e tambem bar (N/m2 x 1000) do sistema frances ou ainda pascal (Pa) que e igual a forca de 1 Newton por metro quadrado.
POTÊNCIA – e a velocidade com que o trabalho flui atraves de uma carga em um determinado periodo de tempo:P = T/t onde P = potencia - T = Trabalho - t = tempo
ENERGIA - e o tempo em que a potencia e aplicada a uma carga. Note que a potencia e uma característica de projeto do aparelho, enquanto que energia tem a ver com o tempo em que o aparelho e utilizado.
RENDIMENTO – e uma medida adimensional que expressa a quantidade de energia recebida por um dispositivo que e transformada em energia util. Pode ser expresso como um quociente entre a energia de saida e a energia de entrada.
SISTEMAS HIDRÁULICOS E PNEUMÁTICOS
A palavra hidráulica é baseada na palavra água, e, originalmente, significa o estudo do comportamento físico da água em repouso e em movimento. Hoje o significado foi expandido para incluir o comportamento físico de todos os líquidos, incluindo fluido hidráulico.
Sistemas hidráulicos não são novidades na aviação. As primeiras aeronaves tinham
...