Sistemas ópticos
Pesquisas Acadêmicas: Sistemas ópticos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ClaudiaAlves • 15/5/2014 • Pesquisas Acadêmicas • 4.611 Palavras (19 Páginas) • 761 Visualizações
Óptica
Óptica é o ramo da física que estuda os fenômenos relacionados à luz. Devido ao fato do sentido da visão ser o que mais contribui para a aquisição do conhecimento, a óptica é uma ciência bastante antiga, surgindo a partir do momento em que as pessoas começaram a fazer questionamentos sobre o funcionamento da visão e sua relação com os fenômenos ópticos.
1) Óptica Geométrica: Estuda os fenômenos luminosos baseados em leis empíricas (experimentais), que são explicados sem que haja necessidade de se conhecer a natureza física da luz. A óptica geométrica usa como ferramenta de estudo a geometria.
Os princípios fundamentais da óptica geométrica são:
• Princípio da Propagação Retilínea: a luz sempre se propaga em linha reta;
• Princípio da Independência de raios de luz: os raios de luz são independentes, podendo até mesmo se cruzar, não ocasionando nenhuma mudança em relação à direção dos mesmos;
• Princípio da Reversibilidade da Luz: a luz é reversível. Por exemplo, se vemos alguém através de um espelho, certamente essa pessoa também nos verá. Assim, os raios de luz sempre são capazes de fazer o caminho na direção inversa.
2) Óptica Física: Estuda a compreensão da natureza física da luz e fenômenos como interferência, polarização, difração, dispersão entre outros.
Sistemas ópticos
Há dois principais tipos de sistemas ópticos: os refletores e os refratores.
O grupo dos sistemas ópticos refletores consiste principalmente nos espelhos, que são superfícies de um corpo opaco, altamente polido e com alto poder de reflexão.
No grupo dos sistemas ópticos refratores encontram-se os dioptros, que são peças constituídas de dois meios transparentes separados por uma superfície regular. Quando associados de forma conveniente os dioptros funcionam como utensílios ópticos de grande utilidade como lentes e prismas.
Sistemas ópticos estigmáticos, aplanéticos e ortoscópicos
• Um sistema óptico é estigmático quando cada ponto objeto conjuga apenas um ponto imagem.
• Um sistema óptico é aplanético quando um objeto plano e frontal também conjuga uma imagem plana e frontal.
• Um sistema óptico é ortoscópico quando uma imagem é conjugada semelhante a um objeto.
O único sistema óptico estigmático, aplanético e ortoscópico para qualquer posição do objeto é o espelho plano.
Luz
Define-se luz como sendo o agente físico que sensibiliza nossos órgãos visuais. A luz pode ser propagada em três diferentes tipos de meios:
Os meios transparentes permitem a passagem ordenada dos raios de luz, dando a possibilidade de ver os corpos com nitidez. Exemplos: vidro polido, ar atmosférico, etc.
Nos meios translúcidos a luz também se propaga, porém de maneira desordenada, fazendo com que os corpos sejam vistos sem nitidez. Exemplos: vidro fosco, plásticos, etc.
Os meios opacos são aqueles que impedem completamente a passagem de luz, não permitindo a visão de corpos através dos mesmos. Exemplos: portas de madeira, paredes de cimento, pessoas, etc.
Quando os raios de luz incidem em uma superfície, eles podem ser refletidos regular ou difusamente, refratados ou absorvidos pelo meio em que incidem. A reflexão regular ocorre quando um raio de luz incide sobre uma superfície e é refletido de forma cilíndrica, diferentemente da reflexão difusa, onde os feixes de luz são refletidos em todas as direções.
A refração da luz ocorre quando os feixes de luz mudam de velocidade e de direção quando passam de um meio para outro. A absorção é o fenômeno onde as superfícies absorvem parte ou toda a quantidade de luz que é incidida.
Raios de luz
São a representação geométrica da trajetória da luz, indicando sua direção e o sentido da sua propagação. Por exemplo, em uma fonte puntiforme são emitidos infinitos raios de luz, embora apenas alguns deles cheguem a um observador.
Representa-se um raio de luz por um segmento de reta orientado no sentido da propagação.
Feixe de luz
É um conjunto de infinitos raios de luz; um feixe luminoso pode ser:
• Cônico convergente: os raios de luz convergem para um ponto;
• Cônico divergente: os raios de luz divergem a partir de um ponto;
• Cilíndrico paralelo: os raios de luz são paralelos entre si.
Fontes de Luz
As fontes de luz são corpos capazes de emitir luz, seja ela própria ou refletida. Fontes de luz podem ser classificadas em:
• Fontes primárias: Também chamadas de corpos luminosos, são corpos que emitem luz própria, como por exemplo, o Sol, as estrelas, a chama de uma vela, uma lâmpada acesa,...
• Fontes secundárias: Também chamadas de corpos iluminados, são os corpos que enviam a luz que recebem de outras fontes, como por exemplo, a Lua, os planetas, as nuvens, os objetos visíveis que não têm luz própria,...
Quanto às suas dimensões, uma fonte pode ser classificada como:
• Pontual ou puntiforme: uma fonte sem dimensões consideráveis que emite infinitos raios de luz.
• Extensa: uma fonte com dimensões consideráveis em relação ao ambiente.
Meios de propagação da luz
Os diferentes meios materiais comportam-se de forma diferente ao serem atravessados pelos raios de luz,
...