Surgimento Do FDD
Artigos Científicos: Surgimento Do FDD. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 25/5/2014 • 552 Palavras (3 Páginas) • 911 Visualizações
1- Introdução
Historia do FDD
O FDD é uma metodologia que serve tanto para o gerenciamento de projetos quanto para a Engenharia de Software. Isto a torna mais complexa quando comparada com outras metodologias ágeis. Por exemplo, o RUP (RationalUnifiedProcess) da IBM, uma metodologia considerada tradicional, trata o gerenciamento de projetos como uma disciplina dentro do seu framework, já que o seu foco está na Engenharia de Software em si. Já o SCRUM, tem no papel do Scrum Master, uma figura parecida com a de um Gerente de Projetos formal, mas que tem seu foco na facilitação dos trabalhos por parte da equipe técnica. O RUP, SCRUM e FDD têm características fundamentais para serem consideradas ágeis: são iterativas e incrementais. No entanto, o RUP não pertence à família ágil, por ter seu foco em documentação abrangente, processos e ferramentas. Peter Schuh (2005) apresenta o FDD como altamente incremental, além de destacar que a metodologia executa, na mesma interação, atividades de baixo nível e design, que complementam a funcionalidade identificada nos estágios iniciais do processo e, também, possui a capacidade de envolver seus clientes por meio de todo o ciclo de vida do projeto. Mais do que isso, ela está ajustada para reconhecer e responder a mudanças nos requisitos do sistema.
O FDD busca o desenvolvimento por funcionalidade, ou seja, por um requisito funcional do sistema. É pratico para o trabalho com projetos iniciais ou projetos com codificações existentes. O FDD atua bem juntamente com o SCRUM, pois o Scrum atua no foco do gerenciamento do projeto e o FDD atua no processo de desenvolvimento.
O FDD possui cinco processos básicos.
o Desenvolvimento de modelo abrangente (Análise orientada por objetos);
o Construção de lista de funcionalidades (Decomposição funcional);
o Planejar por funcionalidade (Planejamento incremental);
o Detalhe por funcionalidade (Desenho orientado a objetos);
o Construção por funcionalidade (Programação e teste orientado a objetos).
Uma característica marcante da FDD é o fato de favorecer fortemente o envolvimento de cliente (interno ou externo) ao processo de panejamento e desenvolvimento do software.
Podemos definir abaixo principais papeis e responsabilidades de todos da equipe de FDD:
• Programadores e Chefes
- Realiza o planejamento das entregas das features;
- Aloca os proprietários das classes;
- Entrega um conjunto de features para os clientes e interessados;
- Garante a qualidade de todos os realises;
- Lidera o time de features.
• Proprietários das classes:
- Pode estar, simultaneamente, em mais de uma equipe de features;
- Responsável por modelar, codificar, testar e documentar as novas features nos códigos em que são os proprietários.
• Gerente do projeto:
- Líder administrativo do projeto;
- Relata o progresso do projeto;
- Gerencia orçamentos;
- Busca a gerencia recursos de qualquer tipo e que sejam necessários ao bom desenvolvimento do projeto.
• Equipe chefe:
- Responsável por toda a modelagem do sistema (design);
- Realiza oficinas de modelagem junto à equipe.
• Gerente de Desenvolvimento:
- Responsável pelo dia-a-dia das atividades de desenvolvimento;
- Resolve conflitos de recursos.
• Especialista do Domínio:
- Qualquer pessoa que conheça do negócio para o qual o produto esta sendo desenvolvido.
Padrões do FFDD
De acordo com “Jeff De Lucca” todas as fases do FDD devem seguir o padrão
“ETVX”
Entry: Entrada definida e especifica de critérios de entrada para as fases do FDD
Task: Tarefa composta por uma lista a ser realizada a cada uma das fases.
Verfication: Verificação especifica de tipos de avaliações e inspeções de projetos e códigos “testes”
Exit:Saida especifica de critérios de saída ou seja os critérios de “pronto” da fase.
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