Surgimento da ITIL
Projeto de pesquisa: Surgimento da ITIL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: eccoelho • 2/10/2013 • Projeto de pesquisa • 9.542 Palavras (39 Páginas) • 707 Visualizações
1- INTRODUÇÃO
O papel ocupado pela TI nas organizações atuais passou de simples ferramenta de automatização de tarefas para área de investimentos e instrumento de vantagem competitiva. A TI continua automatizando tarefas, mas hoje já faz parte do negócio de muitas organizações, ou ao menos apóia o mesmo.
Para corresponder à importância obtida, a TI precisa ser eficiente e os serviços relacionados precisam ter qualidade e serem fornecidos de forma estável e confiável. Magalhães e Pinheiro (2007: 45) definem serviços de TI como “um conjunto de recursos, TI e não TI, mantidos por um provedor de TI, cujo objetivo é satisfazer uma ou mais necessidades de um cliente (áreas de negócio) e suportar os objetivos estratégicos do negócio do cliente, sendo percebido pelo cliente como um todo coerente”.
Segundo pesquisa do GARTNER GROUP (2002), citada em Magalhães e Pinheiro (2007: 28), falhas em serviços de TI já causaram grandes prejuízos financeiros para muitas empresas. A mesma pesquisa apontou que 80% da inatividade nos serviços de TI são decorrentes de problemas como: aplicações não testadas, má gerência de mudanças, sobrecarga de processamento, falhas em procedimentos, entre outros.
Buscando evitar perdas de receitas e prejuízos no negócio, a área de TI tem usado o Gerenciamento de Serviços de TI como instrumento de gestão e controle do ambiente computacional, proporcionando uma postura proativa para atender as necessidades da organização. Para auxiliar as organizações na Governança de TI, onde está inserido o Gerenciamento de Serviços de TI, existem alguns modelos e conjuntos de boas práticas, como CMMI, COBIT, ITIL, BSC, PMBOK, Normas ISO, entre outros
Desde o final da década de 90 o ITIL tem ganhado destaque como conjunto de práticas utilizadas para gerenciar serviços de TI, e tem se mostrado bastante eficiente na melhoria da qualidade das atividades da área de TI (ITSMF Brasil, 2006).
Este trabalho tem como objetivo apresentar o processo para implantação de práticas ITIL para gerenciamento de serviços de TI, estruturado para apoiar as organizações na implementação das boas práticas do ITIL para Gerenciamento de Serviços de TI.
2- DESENVOLVIMENTO
3- Surgimento da ITIL
A ITIL (Information Technology Infrasctructure Library) está na sua terceira versão, e surgiu de uma demanda do governo britânico por melhor qualidade nos serviços de TI a ele prestados. Assim, foram desenvolvidas melhoras práticas para gerenciar a utilização eficiente e responsável dos recursos de TI, independente do fornecedor que prestasse o serviço. Além disso, as práticas desenvolvidas são aplicáveis a todo tipo de organização, mesmo que essas tenham necessidades técnicas e de negócio diversas.
O ITIL, então, é uma biblioteca que compila melhores práticas usadas para o gerenciamento de serviços de tecnologia da informação. Tais práticas já foram amplamente testadas e comprovadas na prática, pois resultam de anos de observação e estudos.
Falando em termos simples, a biblioteca ITIL, que hoje está sob a responsabilidade do Office of Government Commerce, do governo britânico, sugere que área de TI seja vista como uma provedora de serviços, e que esses serviços, uma vez estratégicos, devam ser tratados por todo seu ciclo de vida, desde a concepção, produção, até sua aposentadoria. Ainda, dentro da abordagem sobre o ciclo de vida dos serviços, é realizada a mensuração e gerência do valor que estes serviços de TI são capazes de agregar ao negócio.
Em relação à versão anterior, o ITIL V3 apresenta as seguintes inovações:
● Abordagem baseada no ciclo de vida dos serviços;
● Visão integrada de TI, negócios e fornecedores (gestão de outsourcing);
a. Conceitos
O que é serviço de TI, para o ITIL?
- Serviço de TI é o meio para entregar valor aos clientes, propiciando os resultados desejados, sem que tais clientes/áreas de negócio precisem assumir custos e riscos específicos/inerentes a TI.
“Um serviço é um meio de entregar valor aos clientes, facilitando os resultados que os clientes querem alcançar, sem ter que assumir custos e riscos” (ITIL V3)
E o que é o gerenciamento de serviços de TI?
- Gerenciamento de Serviços de TI é o conjunto de capacidades organizacionais (processos e métodos de trabalho, funções, papéis e atividades) realizadas para prover valor sob a forma de serviços.
“O Gerenciamento de Serviços é um conjunto de habilidades da organização para fornecer valor para o cliente em forma de serviços” (ITIL V3)
Como é estruturada a biblioteca do ITIL V3?
O ITIL V3 tem um eixo (núcleo) de condução das atividades, o livro de Estratégia de Serviço, que norteia os demais livros (e os respectivos processos dentro dos livros), que são Desenho de Serviço, Transição de Serviço e Operação de Serviço. Circundando todos os processos está o livro de Melhoria Contínua de Serviço. Todos são tidos como fases do ciclo de vida dos serviços, sendo a Estratégia a fase inicial do mesmo. Processos e funções são distribuídos ao longo do ciclo de vida, conforme a figura.
Para melhor entendimento, pode-se dividir o ciclo de vida em três grupos de conceitos:
Um de análise de requisitos e definição inicial, onde estão os livros de Estratégia e Desenho; outro de implantação no ambiente produtivo/operacional, onde está o livro de Transição; por fim operação e melhoria em produção, onde estão Operações e Melhoria Contínua de Serviços.
Resumidamente, o conteúdo de cada livro:
Estratégia de serviços: identificação de requisitos e necessidades de negócio que sejam “atendíveis” por serviços de TI. Os requisitos e necessidades são acordados e documentados em um SLP (service level package ou pacote de nível de serviços).
Desenho de serviços: a partir dos requisitos é concebida a solução de TI em forma de serviços, em todos os seus aspectos, que são documentados em um SDP (service design package ou pacote de desenho de serviço). O SDP nada mais é que um documento de especificações e características
...