Sustentabilidade Reuso de Água
Por: Reinaldo Rocha • 25/9/2016 • Projeto de pesquisa • 4.461 Palavras (18 Páginas) • 305 Visualizações
[pic 1] | PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ ESCOLA DE CIÊNCIAS DA VIDA |
MISSION HEALTH: INTERNACIONAL VERSION
ÁGUA PARA A VIDA
Curitiba
2016
[pic 2] | PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ ESCOLA DE CIÊNCIAS DA VIDA |
AMANDA CASTRO - AGRONOMIA
ELCIO NEGOSEK JUNIOR – ENG. FLORESTAL
IGOR MATHEUS BOGANIKA BARROS - AGRONOMIA
JÉSSICA KAREN DE A. ALCANTARA – ENG. FLORESTAL
LUCAS DE SOUZA KÓS - ENG. FLORESTAL
LUCAS FILARDO RODRIGUES - ENG. FLORESTAL
REINALDO ROCHA - ENG. FLORESTAL
SERGIO LUCAS S. ROCHA – ENG. DE PRODUÇÃO
VIVIAN GONÇALVES ARAUJO - ENG. FLORESTAL
YAN GABRIEL TORRES DOMBEK - ENG. FLORESTAL
MISSION HEALTH: INTERNACIONAL VERSION
ÁGUA PARA A VIDA
Projeto Missão Vida de Sustentabilidade com o Reaproveitamento e Tratamento da Água da Chuva, com a utilização de equipamentos de baixo custo para o uso na agricultura familiar, Escola de Ciências da Vida, Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
Tutora Profª Dra Luciene Martins Moreira.
Curitiba
2016
RESUMO
Sendo a água um recurso limitado e imprescindível à vida, assuntos relacionados a conservação e preservação e reuso desse recurso, é assunto de estudos, por órgãos que procuram alternativas para uma melhor utilização da água. As tecnologias de reaproveitamento de água são soluções sustentáveis e contribuem para uso racional da água, proporcionando a conservação e a economia dos recursos hídricos para as futuras gerações. Com o crescimento da população mundial, aumenta o consumo de água, e também o lançamento de efluentes de forma inadequada, causando a problemas no tratamento e distribuição de água. Desta maneira, é necessário implementar o uso racional da água e a preservação das fontes de água, desenvolvendo projetos de fácil acesso a população, junto a mecanismos, tais como políticas efetivas para o desenvolvimento e implantação de projetos de recursos hídricos que venham a desenvolver o uso consciente da água e preservar as nascentes e seu uso adequado, e práticas de reutilização. O projeto apresenta um conceito de “reutilização de água”, faz uma análise desta prática, e descreve técnicas e tecnologias de sistemas de tratamento e reaproveitamento da água de chuva, citando as etapas, processos, vantagens e desvantagens. Além do desenvolvimento de equipamento para o bombeamento da água em nascentes e ou, em cisternas.
Palavras-chave: Água, tecnologias, reaproveitamento, soluções sustentáveis, reutilização de água.
ABSTRACT
Because water is a limited resource and indispensable to life, issues related to conservation, preservation and reuse of this resource, is the subject of studies by agencies seeking alternatives to better use of water. The water reuse technologies are sustainable solutions and contribute to rational use of water, providing the conservation and saving water resources for future generations. With the growth of the world population, the water consumption increases and the release of waste improperly too, causing problems in the treatment and distribution of water. Thus, it is necessary to implement the rational use of water and the preservation of water sources, developing easy access to population projects, along with mechanisms such as effective policies for the development and implementation of water projects that may develop conscious use of water and to preserve the springs and their proper use and reuse practices. The project presents a concept of "reuse water", an analysis of this practice, and describes techniques and technologies of treatment and reuse of rainwater systems, citing the steps, processes, advantages and disadvantages. Besides the development of equipment for the pumping of water in springs and/or in tanks.
Key words: water, technologies, reuse, sustainables solutions, reuse water.
Sumário
- INTRODUÇÃO7
- OBJETIVO10
- SISTEMA DE REAPROVEITAMENTO DE ÁGUA DA CHUVA11
- CRONOGRAMA20
- REFERÊNCIAS21
Lista de Figuras
Figura 17
Figura 29
Figura 310
Figura 412
Figura 514
Figura 615
Figura 716
Figura 816
Figura 917
Figura 1018
Figura 1118
Figura 1219
- INTRODUÇÃO
Projeto de sustentabilidade com o reaproveitamento e tratamento da água da chuva, com a utilização de equipamentos de baixo custo para o uso na agricultura familiar, com vistas a irrigação e uso para animais e em alguns casos, uso doméstico.
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU 2016), mais de 1 bilhão de pessoas, o equivalente a 18% da população mundial, não têm acesso a uma quantidade mínima aceitável de água potável, água segura para uso humano. Se nada mudar no padrão de consumo, dois terços da população do planeta em 2025, 5,5 bilhões de pessoas, poderão não ter acesso à água limpa. E, em 2050, apenas um quarto da humanidade vai dispor de água para satisfazer suas necessidades básicas.
A falta de água não ameaça apenas com a sede. Traz a morte na forma de doenças. Dados das Nações Unidas, 1,7 bilhão de pessoas não têm acesso a sistemas de saneamento básico e 2,2 milhões morrem a cada ano em todo o mundo por consumir água contaminada e contrair doenças como diarreia e malária (ONU 2016).
A água potável é um bem raro por natureza. De acordo com a Editora Abril, (2013) quase 97,5% da água que cobre a superfície da Terra é salgada. Dos restantes 2,5%, dois terços estão em estado sólido, nas geleiras e calotas polares, de difícil acesso. A maior parte da água em estado líquido encontra-se no subterrâneo. Lagos, rios e lençóis freáticos menos profundos são apenas 0,26% de toda a água potável (Almanaque Abril, 2013).
...