Sustentabilidade na Cadeia de Produção
Por: Jordson Danilo • 5/5/2015 • Artigo • 361 Palavras (2 Páginas) • 203 Visualizações
Sustentabilidade na construção civil
Sustentabilidade Definição (ELANE)
Importancia da Sustentabilidade (CEZAR)
Reciclagem de Resíduos (HERCULES)
Sustentabilidade na Cadeia de Produção (ANDERSON E DANILO)
Sustentabilidade na Cadeia de Produção
Para um estudo mais aprofundado da dinâmica da sustentabilidade na construção civil, se faz necessário conhecer a influência do processo de transformação de matéria-prima em produtos acabados em seu desenvolvimento.
Segundo Silva, Rodrigues e Pinheiro (2004, p. 02), “Cadeia produtiva é um conjunto de etapas consecutivas pelos quais passam e vão sendo transformados e transferidos os diversos insumos. Esta definição abrangente permite incorporar diversas formas de cadeias”. No processo da construção civil também não é diferente, visto que vários insumos sofrem transformação durante uma determinada obra, como exemplo a utilização da água para a mistura de diversos materiais e componentes essenciais na construção.
Neste sentido, a sustentabilidade deve ser aplicada de modo a implementar novas politicas de desenvolvimento, voltadas para o equilíbrio entre a produção e os recursos naturais e assim gerar benfeitorias para ambos os lados. (SILVA; RODRIGUES; PINHEIRO, 2004). De um modo geral, é trabalhar os recursos disponíveis de forma consciente e para minimizar os prejuízos a natureza e ao próprio homem. Por outro lado, a aplicação destas políticas ocasionam mudanças drásticas na gestão e execução de projetos de construção civil nas organizações, pois envolve uma série de fatores para o sucesso deste modelo.
A adoção da sustentabilidade implica mudanças na cultura das organizações e o engajamento das pessoas no tocante a mudanças de atitudes como, por exemplo, ao reduzirem o consumo de energia, ao economizarem água, ao gerirem de modo mais eficiente e eficaz os resíduos das obras e ao fazer uma coleta seletiva do lixo. Com a mudança da cultura organizacional fazem necessárias, por conseguinte, mudanças na visão dos negócios em observância ao longo prazo incorporando à estratégia e aos objetivos econômicos da empresa, as dimensões social e ambiental. (SILVA; RODRIGUES; PINHEIRO, 2004, p.04).
Essas mudanças ocorrem de forma gradativa e trazem ganhos para a sociedade em geral, gerações futuras com menos desperdício dos recursos naturais e aos próprios empresários com a redução de custos de produção. É com essa nova visão estratégica que na cadeia de produção se obtém ganhos além do lucro operacional.
...