TCC Analises De Sistemas
Pesquisas Acadêmicas: TCC Analises De Sistemas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: JessyanneGalvao • 6/11/2014 • 1.270 Palavras (6 Páginas) • 403 Visualizações
FACULDADE DO MARANHÃO – FACAM
PÓLO BACABAL – EAD
CURSO: ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
ORIENTADOR(a): PROFª ROSANGELA FEITOSA
ACADÊMICA: MARIA DO CARMO DE OLIVEIRA SOUSA
O PODER DAS REDES SOCIAIS
BACABAL-MA
2014
MARIA DO CARMO DE OLIVEIRA SOUSA
O PODER DAS REDES SOCIAIS
BACABAL-MA
2014
O PODER DAS REDES SOCIAIS
As redes sociais ultrapassam qualquer outro veículo de comunicação. Tudo isso devido a rapidez com que elas disseminam as informações, que é algo absurdo e incalculável. Sem contar o número de usuários que essas redes possuem e a dependência que tem causado em seus usuários.
Depois que elas surgiram, muita coisa mudou na maneira das pessoas se relacionarem umas com as outras. Essa nova forma de comunicação, que permite o compartilhamento de interesses e experiências, tende a aproximar muitas pessoas, seja através de assuntos comerciais ou pessoais, já que as empresas também estão aderindo as redes sociais.
A informação e o conhecimento estão em todas as esferas e áreas, são considerados essenciais tanto do ponto de vista acadêmico quanto profissional e, quando transformados pelas ações dos indivíduos, tornam-se competências valorizadas, gerando benefícios sociais e econômicos que estimulam o desenvolvimento e são, ainda, recursos fundamentais para formação e manutenção das redes sociais.
As redes sociais funcionam como catalisador e facilitador da comunicação entre os sistemas. Permitem que as demandas, situações e interesses veiculados pela sociedade possam abrir portas para serem debatidos e tratados nos sistemas. Também servem de veículo para expressão e formação de opiniões públicas, figurando até certo ponto como um termômetro para medir a temperatura de qual opinião pública pode se tornar mais ou menos hegemônica.
Pode-se dizer que a internet e as redes sociais estão se parecendo com uma grande praça pública, palco dos debates e da liberdade de opinião. Mostram-se, pois, como espaço dialógico das disputas ideológicas.
“Elas vieram para ficar, quer gostemos, estejamos conectados ou não. E diz mais: “A internet não é um bem ou um mal em si. Depende do uso que se faça dela”.
“permitem que as demandas, situações e interesses veiculados pela sociedade possam abrir portas para serem debatidos e tratados nos sistemas”. Nessa perspectiva, as redes sociais representam um lugar de fluxo ininterrupto para dados, informações, imagens, opiniões, etc. Traduzem-se num território de alta complexidade, cujo manancial tende ao infinito.
Desse modo, como todo meio, instrumento ou ferramenta, as redes sociais não servem apenas para construções positivas e para debates importantes, ou para bom humor, cultura e para satisfazer de modo saudável nosso voyerismo. As redes sociais são instrumentos, meios ou ferramentas que propiciam a comunicação na sociedade, nos mais diversos segmentos de relações – interpessoal, familiar, institucionais, globais, etc. Com a ampliação e barateamento do acesso à internet, bem como quanto aos avanços tecnológicos nessa área da conectividade, o povo percebe o uso das redes sociais para ajudar na manifestação de seu poder.
Ou seja, as redes sociais exercem forte papel nos sistemas da sociedade – político, jurídico, econômico, midiático, educacional. Não é à toa que os poderes estatais, as empresas, instituições seculares e grande parte da população estão cadastrados e usam as redes sociais. Não por menos, crescem cada dia os especialistas e os serviços em monitoramento, tratamento e assessoria acerca das redes sociais, contratados por corporações, empresas, figuras públicas, instituições e até países. Inclusive, como denunciado para o mundo, os EUA invadem a privacidade das pessoas a partir das redes sociais – mande um olá pro Obama. Igualmente, podem ser usadas para destruições de imagens, fofocas, falsas notícias, falsas campanhas, falsos perfis ou avatares (fake), depreciações, e para ajudar no cometimento de crimes e imoralidades. Essa possibilidade é traço do poder das redes sociais, já que o poder também pode ser medido pelo mal que pode causar.
Daí surge a questão dos critérios seletivos e dos filtros dos sistemas, pois nem tudo será selecionado para ser visto, debatido e tratado. Então, quem seleciona enfraquecerá o poder das redes sociais, de certa maneira. Mas, o tempo, o reflexo material da onda nas ruas e noutros espaços (amálgama), a adesão de figuras importantes, dentre outros fatores, podem dobrar quem seleciona – é um jogo muito dinâmico e complexo.
Natal oferece
...