TDMA
Seminário: TDMA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Regissilvas • 19/10/2013 • Seminário • 986 Palavras (4 Páginas) • 400 Visualizações
TDMA
A sigla TDMA vem do inglês Time Division Multiple Access , que quer dizer "Acesso Múltiplo por Divisão de Tempo". O TDMA é um sistema de celular digital que funciona dividindo um canal de freqüencia em até seis intervalos de tempo distintos. Cada usuário ocupa um espaço de tempo específico na transimissão, o que impede problemas de interferência.
A tecnologia TDMA é uma das mais utilizadas em todo o mundo. Segundo a organização 3G Americas, cerca de 120 milhões de pessoas no planeta utilizam telefones celulares TDMA. É, também, a tecnologia mais utilizada no continente americano - 100% da população dos Estados Unidos tem cobertura da tecnologia TDMA, que é a única presente nacionalmente na Colômbia, no Equador, na Nicarágua, no México e no Panamá. Mais de 90 operadoras em 35 países e outros territórios do continente americano utilizam a tecnologia TDMA.
CDMA
O CDMA é uma tecnologia que utiliza espalhamento espectral (Spread Spectrum) como meio de acesso para permitir que vários usuários compartilhem uma mesma banda de freqüências.
O CDMA permite uma melhor utilização do espectro possibilitando um aumento de capacidade dos sistemas celulares.
A família de normas da TIA IS-95 da Telecommunications Industry Association dos Estados Unidos padronizou os sistemas celulares digitais de segunda geração conhecidos popularmente como CDMA, ou cdmaOne e que são baseados no IS-95. Esta tecnologia foi em grande parte desenvolvida pela empresa americana Qualcomm.
O CDMA tem a estrutura básica dos sistemas celulares e oferece as mesmas funcionalidades básicas associadas à mobilidade como roaming e handover entre células.
GSM
A sigla GSM vem do inglês Global System for Mobile Communications (ou Global Standard Mobile), que quer dizer "Sistema Global para Comunicações Móveis". O GSM é um sistema de celular digital baseado em divisão de tempo, como o TDMA, e é considerado a evolução deste sistema, pois permite, entre outras coisas, a troca dos dados do usuário entre telefones através do Sim-Carde acesso mais rápido a seviços WAP e Internet, através do sistema GPRS.
A tecnologia GSM é utilizada como padrão para telefonia celular digital na Europa desde 1992 e está presente nas Américas desde 1983. Com isto, é, sem dúvida, o sistema celular de maior cobertura em todo o mundo. Apesar disto, por se tratar de uma tecnologia ainda recente no Brasil, sua abragência nacional ainda não tem o mesmo alcançe das demais operadoras já instaladas, o que deve ser resolvido em pouco tempo.
Modulação
Para enviar um sinal de um ponto a outro é necessária a modulação do sinal. Modular o sinal consiste em agregar um sinal conhecido (onda portadora) ao sinal da informação. O receptor pode, então, analisar a onda recebida, e, como conhece a onda portadora, pode entender a informação como a alteração do sinal recebido em relação à portadora. Esse processo chama-se demodulação.
Existem diversos tipos de modulação, pois pode-se alterar diversas características da portadora, separadamente. Pode-se alterar a freqüência da portadora de acordo com o sinal, na modulação FM; alterar a amplitude da portadora em relação ao sinal, na modulação AM; alterar a fase da portadora, na modulação PM, entre outros diversos tipos de modulação. Cada tipo de modulação possui suas vantagens e desvantagens, e por isso cada serviço pode ter peculiaridades que façam esse ou aquele tipo de modulação ser mais interessante.
Tecnologia GPRS
Com a evolução da internet, os usuários de telefones móveis
...