TECNOLOGIAS DE GESTAO
Exames: TECNOLOGIAS DE GESTAO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 06163848 • 9/6/2014 • 2.161 Palavras (9 Páginas) • 211 Visualizações
MUDANÇA ORGANIZACIONAL
Cada indivíduo é único. É capaz de aprender e possuidor de habilidades que, quando devidamente estimuladas e desenvolvidas, podem trazer contribuições para o grupo e para a organização como um todo. (PLT).
A mudança tem sido a palavra de ordem no vocabulário moderno do administrador e tem o intuito de melhorar a eficiência da empresa, o nível de alcance de seus objetivos.
As empresas estão em mudanças constantes, influenciando e sofrendo influências, aprendendo continuamente. Elas devem estar sempre preparadas para mudar e adaptarem-se às novas exigências;
• Precisam conhecer o ambiente, tanto interno quanto externo, de tal forma que possam modificar seus processos, sempre que necessário para que suas respostas aconteçam na mesma velocidade com que o ambiente se desenvolve;
• Estar alinhadas aos avanços tecnológicos e às atualizações conceituais;
• Investir na capacidade das pessoas, oferecendo oportunidades de desenvolver novas habilidades para que realizem suas atividades com eficiência e eficácia superiores.
A mudança exige comprometimento, envolvimento e objetivos claramente estabelecidos entre todos os envolvidos. O grupo precisa saber para onde vai e quais são os caminhos para percorrer para que se atinja o objetivo. Quando se almeja mudança de comportamento do grupo, o grau de dificuldade e o tempo são maiores do que quando se envolve o conhecimento individual, pois estes contemplam aspectos motivacionais.
É necessário que exista uma liderança capaz de conquistar comprometimento e estimular a responsabilidade para com os resultados.
Toda mudança deve ser bem definida e delimitada.
Pessoas criativas e devidamente estimuladas tendem a trazer significativas contribuições para as empresas.
IMPORTÂNCIA DO GESTOR ORGANIZACIONAL
O gestor organizacional é um indivíduo que traz consigo experiências, conhecimento, competências e modelos mentais, permeados por valores e deve:
• Se atualizar constantemente e estar preparado para mudar tantas vezes quanto necessárias, para que o sistema seja ágil e flexível;
• Estar alinhado às necessidades e exigências do mundo contemporâneo;
• Fazer com que as pessoas da empresa aceitem fazer melhor, aquilo que já sabem fazer, buscando melhores resultados.
• Ser dinâmico;
• Possuir conhecimentos técnicos e conceituais;
• Compartilhar conhecimentos.
• Planejar estrategicamente;
CONSULTORIA
A consultoria é uma prestação de serviços, por sua vez, tem se apresentado com uma inclinação das mudanças globais dos negócios.
A contratação de um consultor ocorre porque a empresa tem um problema pontal e não possui um profissional para encontrar a solução, ou possui pessoa qualificada, mas não há tempo suficiente para a realização do projeto.
Os tipos de consultoria variam de acordo com porte da empresa.
As principais áreas para esse serviço em empresas globais são:
Estratégias e organização: que se destina a reestruturar a empresa;
Tecnologia de informação: Estratégias de segurança e TI;
Gestão de risco: adequação e regulamentação e adoção de modelos integrados;
Recursos humanos: que englobam a gestão do conhecimento e o desenvolvimento profissional, além de estratégias de RH.
Tanto o gestor quanto o consultor têm grandes desafios. Ao mesmo tempo em que precisam buscar conhecimento, devem cuidar para que este seja disseminado, com ética e responsabilidade.
PARADIGMAS:
É algo que vá servir de modelo ou exemplo a ser seguido em determinada situação. São normas orientadoras de um grupo que estabelecem limites e que determinam como um indivíduo deve agir dentro desses limites.
Paradigma é, de forma geral, tudo o que é praticado ou compreendido como certo e absoluto.
QUEBRA DE PARADIGMAS:
É importante observar que, o que hoje é considerado certo no ambiente organizacional amanhã poderá não ser. Quando ocorre essa mudança de pensamento, acontece o que chamamos de “quebra de paradigmas”. Essa quebra não deve ser considerada negativa, pois esse processo é o principal instrumento para se observar a evolução do pensamento da gestão empresarial.
O processo de quebra de paradigma ocorre pelos seguintes passos:
a) Velho paradigma (ou forma de pensamento);
b) Insatisfação com o velho paradigma e nascimento das necessidades;
c) Observação das necessidades;
d) Busca da resolução destas necessidades;
e) Concepção de um novo paradigma;
f) Aceitação do novo paradigma
g) Evolução do pensamento e da gestão empresarial.
CONCEITO DE GESTÃO:
Segundo o PLT - Gerir é o ato de gerenciar, administrar. Os gerentes tem um importante desafio: entender, refletir, agir, ensinar, coordenar pessoas, recursos materiais e naturais.
A gestão envolve todo um conjunto de trâmites que são levados a cabo para resolver um assunto e concretizar um projeto. Por gestão entende-se também a direção ou administração de uma empresa ou de um negócio.
A gestão do conhecimento se refere à transferência de conhecimentos e de experiências existentes entre os membros. Esse conjunto de conhecimentos e de experiência pode ser usado como sendo um recurso à disposição de todos os membros da organização.
Para o gestor da MNS (Comércio, Distribuição e Logística para Agronegócios, Comércio e Supermercado Ltda, Gestão é focar nos fins, na missão geral da empresa, ou seja, satisfazer necessidades de seres humanos, seja ele fornecedores, clientes, colaboradores, comunidade, meio ambiente e o grupo MNS.
GESTÃO
...