TERMINAIS (QUIOSQUES) DE CONSULTA DE PONTOS TURÍSTICOS
Casos: TERMINAIS (QUIOSQUES) DE CONSULTA DE PONTOS TURÍSTICOS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cleandro1987 • 4/5/2014 • 460 Palavras (2 Páginas) • 480 Visualizações
Os sistemas de informação deste nível são conhecidos como Sistemas de Informação Operacional (SIO).
O nível tático ou gerencial possui o objetivo de disponibilizar aos gerentes informações detalhas de sumarizadas, extraídas a partir do banco de dados operacional. Os sistemas pertencentes a este nível são também chamados de Sistemas de Informações Gerenciais (SIG). Neste nível, o objetivo das informações extraídas é medir o desempenho das operações, processos e funcionários desenvolvidos no nível operacional. Os relatórios emitidos por este nível, em geral, são compostos por informações sumarizadas em diversos níveis de detalhamento e periodicidade, fornecendo aos gerentes análises estatísticas e relatórios especiais. Em suma, neste nível hierárquico, os SI não realizam atividades de atualização de informações constantes em banco de dados, em geral, limitam-se apenas na emissão de relatórios e operações de consultas e liberações. Os sistemas especialistas que utilizam técnicas da Inteligência Artificial também fazem parte deste nível hierárquico (SIQUEIRA, 2005; REZENDE, 2007; TONSIG, 2008).
Os SI do nível tático tem uma grande participação no planejamento organizacional dos recursos e na administração de conflitos. Para tanto, é necessário alinhar informações de cunho econômico e social. Essas informações possuem a característica de auxiliar nos processos de tomada de decisão no nível gerencial, ou seja, decisões pertinentes ao âmbito e tático e operacional, que em geral, são decisões de impacto mais imediato (SIQUEIRA, 2005; REZENDE, 2007; TONSIG, 2008).
Por fim, o nível estratégico possui SI de informação que atende ao alto nível da organização, ou seja, é o nível onde estão alocados os CEO’s (Chief executive officer), presidentes e diretores. Os sistemas pertencentes a este nível são também chamados de SIE (Sistemas de Informação Estratégica).
Nestes sistemas, é requerido uma utilização simplificada e alto nível de linguagem gráfica, tendo como foco as informações estratégicas internas e externas da organização, a fim de possibilitar a tomada de decisão após análise de cenários extraídos a partir dos níveis anteriores e permitindo ter uma visão mais ampla da organização. De forma sucinta, o nível estratégico necessita de informações sintetizadas que permitem analisar dados de forma a conhecer ou antecipar tendências de mercado, informações competitivas, indicadores internos e externos. As decisões tomadas por este nível, em geral, são decisões não rotineiras e relacionadas ao planejamento estratégico de longo prazo, cuja suas ações têm efeito duradouro e de difícil inversão (SIQUEIRA, 2005; REZENDE, 2007; TONSIG, 2008).
Para então dar atenção a todos os níveis e exigências organizacionais, os SI diferenciados devem ser capazes de atender a arquitetura organizacional em todos os aspectos. Logo, a arquitetura dos SI deve integrar todos os níveis da organização gerando dados no nível operacional e utilizando estes dados nos níveis táticos e estratégicos. Desta forma, quanto melhor forem apoiados os processos tecnológicos, melhores e maiores serão as oportunidades de competitividade para as organizações.
...