TIPOS DE ENERGIA
Projeto de pesquisa: TIPOS DE ENERGIA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Splendore • 13/4/2014 • Projeto de pesquisa • 1.568 Palavras (7 Páginas) • 544 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA DE SANTA BÁRBARA
DENI ANDERSON SPLENDORE DOS SANTOS
TIPOS DE ENERGIA
SANTA BÁRBARA DO OESTE
2014
1 INTRODUÇÃO
A energia movimenta o mundo e dela as empresas dependem para a produção, comercialização e distribuição de seus produtos em qualquer parte da terra. As pessoas também dependem da energia em suas residências, no trabalho e outros meios de convívio social. Por fim, os países dependem da energia para movimentar suas economias e criar produtos competitivos no mundo globalizado.
Existem inúmeras fontes de energia disponíveis no nosso planeta, sendo que essas fontes se dividem em dois tipos, as fontes de energia renováveis e as não renováveis.
As fontes de energia renováveis são aquelas em que a sua utilização e uso são renováveis e pode-se manter e ser aproveitado ao longo do tempo sem possibilidade de esgotamento. Já energia não-renovável são recursos naturais que, quando utilizados, não podem ser repostos pela ação humana ou pela natureza, a um prazo útil. Tanto os combustíveis fósseis como os nucleares são considerados não renováveis, pois a capacidade de renovação é muito reduzida comparada com a utilização que deles fazemos. As reservas destas fontes energéticas irão ser esgotadas, ao contrário das energias renováveis.
2 ENERGIAS RENOVÁVEIS
2.1 Biodiesel: refere-se ao combustível formado por ésteres de ácidos graxos, ésteres alquila de ácidos carboxílicos de cadeia longa. É um combustível renovável e biodegradável, obtido comumente a partir da reação química de lipídios, óleos ou gorduras, de origem animal (e.g., sebo) ou vegetal, com um álcool na presença de um catalisador (reação conhecida como transesterificação) o biodiesel substitui total ou parcialmente o óleo diesel de petróleo em motores ciclo diesel, mas existe o esgotamento do solo.
2.2 Biomassa: utiliza matéria de origem vegetal para produzir energia (bagaço de cana-de-açúcar, álcool, madeira, palha de arroz, óleos vegetais etc) através de processos como a combustão do material produzido e acumulado em um ecossistema, porém nem toda a produção primária passa a incrementar a biomassa vegetal do ecossistema. Parte dessa energia acumulada é empregada pelo ecossistema para sua própria manutenção. Suas vantagens são o baixo custo, é renovável, permite o reaproveitamento de resíduos e é menos poluente que outras formas de energias como aquela obtida a partir de combustíveis fósseis.
2.3 Energia Eólica: esta energia é produzida usando a força dos ventos para movimentar enormes aero-geradores que são conectados a turbinas para a geração da energia elétrica. Assim como outras energias, a eólica também é limpa, renovável e com preços relativamente competitivos, o que a torna muito atraente para os dias atuais. Para a sua produção é necessário a instalação de aero-geradores em locais com abundância de ventos, tanto em volume como em regularidade, ou seja, não basta ter ventos fontes é preciso que eles sejam constantes. A velocidade dos ventos precisa ser superior a 3,6 m/s. Assim como a energia hidrelétrica, o Brasil tem um grande potencial para a produção de energia eólica, visto que há regiões onde a presença dos ventos favorece a instalação de parques eólicos. Como por exemplo os Estados do Rio Grande do Norte e Ceará.
2.4 Energia Geotérmica: a energia geotérmica é resultado do aproveitamento da energia do interior da terra, como as águas quentes, vapores de vulcões e fontes terminais, na produção de energia térmica e elétrica. Em algumas partes do mundo as águas subterrâneas podem atingir altas temperaturas que impulsionam turbinas de eletricidade e aquecimento.
2.5 Energia Hidrelétrica: é aquela que é gerada em uma usina hidrelétrica e tem como fonte de produção a força da água em movimento. Durante o processo de obtenção, antes de se tornar energia elétrica, esta energia deve ser convertida em energia cinética. O momento desta transformação acontece na passagem da água numa máquina hidráulica, denominada turbina hidráulica. A energia liberada pela passagem de certa quantidade de água move a turbina, que aciona um gerador elétrico. A grande maioria da energia gerada e consumida no Brasil é hidrelétrica, isto ocorre pelo enorme potencial hidrelétrico que o país tem. A abundância de rios e os longos percursos desses permitiram a construção de inúmeras usinas hidrelétricas por aqui. A grande vantagem da energia hidrelétrica é que ela limpa, ou seja, não é poluente o que contribui para o equilíbrio ambiental.
2.6 Energia Solar: utiliza os raios solares para gerar energia e oferece vantagens como: não polui, é renovável e existe em abundância. Existem dois tipos de energia solar: a térmica e a fotovoltaica. A energia térmica é gerada a partir de coletores solares que ao captar a energia provinda do Sol transfere à água, utilizada geralmente em chuveiros elétricos, pois a água é totalmente aquecida quando recebe a energia térmica. Já a energia fotovoltaica, possui duas possíveis formas de ser coletadas, seja por lâminas ou por painéis conhecidos por painéis fotovoltaicos, tanto um como o outro são compostos de um material que possui capacidade de capturar a radiação liberada pelo sol e produzir energia elétrica. A desvantagem da energia solar é o alto custo para a sua obtenção que superam seus benefícios.
2.7 Etanol: também chamado álcool etílico ou simplesmente álcool é produzido principalmente a partir da cana-de-açúcar, do eucalipto e da beterraba. Como energia pode ser utilizado para fazer funcionar motores de veículos ou para produzir energia elétrica. Suas vantagens são: é uma fonte renovável e menos poluidora que a gasolina.
3 ENERGIAS NÃO RENOVÁVEIS
3.1 Carvão Mineral: é uma das fontes de energia mais abundante, mas também uma das mais poluentes, não apenas pela emissão de gases, mas também pela degradação resultante de sua exploração. Nas indústrias é amplamente utilizado como combustível principal.
3.2 Combustíveis Nucleares (Urânio é o principal): quando o núcleo de um átomo pesado, como o de urânio, é dividido, parte da energia que ligava seus elementos é liberada em forma de calor. Denominamos essa energia
...