TM1 - Propriedades Mecânicas dos Metais
Por: Edgar Felix • 12/4/2021 • Trabalho acadêmico • 383 Palavras (2 Páginas) • 123 Visualizações
Mecânica Diesel x Mecânica Otto
Edgar Félix de Azevedo Santos
Emerson Júnior Pimenta Nazaré
João Paulo Domingos da Silva
Rafael Moisés Alvim Gomes
Samuel Cássio Peixoto Miranda.
No mundo dos veículos automotores temos como fonte de energia dois sistemas predominantes, os veículos com motores à Diesel e veículos com motores a gasolina ou etanol, esses podendo ser utilizados simultaneamente quando equipados com sistema flex bicombustível.
Analisando os dois sistemas, podemos levantar algumas vantagens e desvantagens de ambos.
Temos por conhecimento acerca de veículos movidos a diesel que são veículos com maior autonomia, tendem a ser mais potentes e fortes, suportam maiores cargas de trabalho devido a entrega de energia que o diesel proporciona gerando maior torque. Temos também que são veículos com maior durabilidade do trem de força, porém, requerem um maior investimento tanto na aquisição quanto na manutenção.
Nos veículos que levam um motor a ciclo Otto é notável algumas desvantagens, como maior consumo de combustível, menor durabilidade do trem de força, entrega menor de torque e potência, além de uma queda acentuada em seu valor no mercado. Por outro lado, é uma tecnologia mais barata e de menor custo de manutenção.
Dito isso, após estudar as vantagens e desvantagens de cada sistema, foi elaborado com base em informações do fabricante de 5 modelos de automóveis diferentes com ambas motorizações, uma análise visando três diferentes contextos, para no final ser discutido englobando um contexto geral qual dentre os dois sistemas se torna mais viável. Os três setores analizados foram: Viagem, trabalho, e uso diário.
Para levantamento de dados, os parâmetros comparados entre os modelos foram: Torque, desempenho, consumo, custos com manutenção, valor de aquisição e potência.
Ao final da análise, mesmo após vermos todas as vantagens do sistema diesel em ralação ao sistema Otto, obtivemos como resultado que os veículos que levam motores à ciclo Otto ainda são mais viáveis, levando em consideração o cenário atual, por se tratarem de veículos com valores de aquisição e manutenção inferiores. Em contrapartida, para o setor de trabalho, os veículos a diesel ainda levam a melhor. Por se tratar de atividades que trazem retornos financeiros o valor investido na compra e na manutenção se torna viável a longo prazo, devido a durabilidade dos componentes e principalmente pela economia no consumo de combustível.
...