TOTVS - Protheus - Microsiga - TSS Monitor
Monografias: TOTVS - Protheus - Microsiga - TSS Monitor. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: gabrielaraujo • 10/9/2014 • 2.021 Palavras (9 Páginas) • 1.512 Visualizações
TSSMonitor
Esta aplicação destina-se ao monitoramento do servidor Totvs SPED Service no que diz respeito ao tempo de consumo da comunicação entre as entidades CLIENTE, TSS e SFAZ. A comunicação entre as entidades respeitam o o seguinte fluxo:
Cliente (ERP) TSS SEFAZ TSS Cliente (ERP)
Entidade Cliente
Esta entidade é o ponto inicial/final do fluxo da comunicação.
Para os devidos controles desta comunicação, necessitamos de algumas informações como DATA e HORA da geração da NF-e, e como opcional, o RESPONSÁVEL por esta emissão de NF-e.
Para que o TSS passe a reconhecer as informações acima que serão enviadas pelo cliente, é necessário que as mesmas estejam encapsuladas no XML da NF-e dentro das tag´s <infAdic> e <infCpl> respeitando o formato abaixo:
[CONTRTSS=AAAAMMDD#HH:MM:SS#AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA]
• Especificações importantes
1) Esta clausula deve iniciar e ser finalizada sempre por colchetes “[” e/ou “]”;
2) Ao iniciar a clausula por “[“, também devemos colocar na seqüência o identificador “CONTRTSS=”, ficando “[CONTRTSS=”;
3) Para separar uma informação da outra, deve-se utilizar a cerquilha “#”;
4) As informações necessárias devem estar distribuídas por DATA (formato ano+mês+dia = AAAAMMDD), HORA (formato HH:MM:SS) e RESPONSÁVEL com o tamanho máximo de 50 caracteres.
• Print de exemplo de um XML modelo gerado pelo ERP
Entidade TSS
Esta etapa no processo é onde todos os registros das comunicações são realizados. Registra-se a data/hora em que a NF-e foi gerada pelo cliente, registra a data/hora em que o TSS recebeu esta NF-e do cliente, registra a data/hora em que o TSS processou esta NF-e e montou o lote para transmissão, registra a data/hora em que este lote foi transmitido a SEFAZ e registra também todo o processo inverso, SEFAZ TSS Cliente.
Entidade SEFAZ
Esta etapa no processo é onde a SEFAZ efetua o processamento do lote enviado pelo TSS e devolve o resultado. Quando a SEFAZ devolve estas informações, o TSS lê e grava a data/hora que a SEFAZ processou o lote.
As etapas comentadas acima, estão ilustradas abaixo no manual da aplicação.
Instalação TSSMonitor
Estrutura
Esta aplicação foi desenvolvida na arquitetura cliente-servidor com o objetivo de flexibilizar a administração. Ela é composta por:
1) Uma pasta raiz chamada TSSMonitor ;
2) Uma sub-pasta APO onde está o repositório das funcionalidades da aplicação;
3) Outra sub-pasta BIN que concentra outras duas sub-pastas, a APPSERVER com os arquivos de binário relacionado a camada Server e a SMARTCLIENT que contém arquivos de binário da camada cliente;
4) Outra sub-pasta SYSTEM contém alguns arquivos de controle da aplicação.
Instalação
A instalação é bem simples, basta utilizar um ZIP disponibilizado no FTP da Totvs e descompactar no computador que fará o gerenciamento do TSS. Aconselhamos que seja descompactado no drive “C:” porque não é necessária mais nenhuma configuração. Caso contrário, a configuração abaixo se faz necessário.
Configuração do TotvsAppServer.ini
Acessar a sub-pasta de instalação “TSSMonitor\BIN\appserver” e editar o arquivo “TotvsAppServer.ini” para alterar algumas configurações conforme frisado em vermelho no print acima.
1) Alterar o “SourcePath=C:\TSSMonitor\APO\” substituindo o “C:” pela partição que a aplicação foi instalada;
2) Alterar o “RootPath=C:\TSSMonitor” substituindo o “C:” pela partição que a aplicação foi instalada;
3) Alterar o “InstallPath=C:\TSSMonitor” substituindo o “C:” pela partição que a aplicação foi instalada;
Configuração do TotvsSmartClient.ini
1) Acessar a sub-pasta de instalação “TSSMonitor\BIN\smartclient” e editar o arquivo “Totvs SmartClient.ini” para alterar algumas configurações conforme frisado em vermelho no print acima.
1) Alterar o “Server=localhost” substituindo o “localhost” pelo endereço IP da máquina que a aplicação foi instalada;
Atalhos
Para criar os atalhos em ambiente WINDOWS no desktop ou em qualquer outro lugar, basta utilizar os modelos abaixo representados através dos prints.
Client
Esta é aplicação em si, onde a tela de gerenciamento é executada e apresentada para o usuário.
Server
Este é o atalho do servidor, onde todos os processamentos são executados. Este processo deve estar em execução quando a aplicação (Client) for executada. Na prática, primeiro se executa o Server e o deixa em execução; na seqüência, quando se for monitorar o TSS, executa-se o Client.
Obs: O Server deve sempre estar em execução para que o Client funcione, pois um comunica com o outro.
Manual TSSMonitor
A aplicação consiste em um assistente de monitoramento dividido em algumas etapas, onde algumas informações são validadas antes de se chegar ao movimento que será monitorado. As etapas são as seguintes:
1. Tela inicial de boas vindas
2. Localização do TSS
Neste passo informamos qual a URL do servidor TSS que será monitorado. Ao informá-la, utilizar a opção
...