TRABALHO DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
Artigo: TRABALHO DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: antoniosena • 29/10/2014 • 7.565 Palavras (31 Páginas) • 522 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO – UFMA
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS – CCET
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA
ANTONIO SENA DOS SANTOS FILHO 2009002743
PROJETO DO SEMÁFORO
SÃO LUÍS – MA
2014
ANTONIO SENA DOS SANTOS FILHO 2009002743
PROJETO DO SEMÁFORO
Trabalho apresentado à disciplina Automação de Sistemas Industriais do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Maranhão.
Prof. Dr. Carlos Alberto Brandão Barbosa Leite
SÃO LUÍS – MA
2014
Sumário
1. AUTOMAÇÃO EM SISTESMAS INDUSTRIAIS …….…….4
1.1 Introdução...............................................................................4
1.2 Conceito..................................................................................5
1.3 Perpectiva histórica.................................................................5
1.4 Controladores lógicos programáveis.......................................7
2. NOVAS TECNOLOGIAS………………………………………17
2.1 Elementos de proteção............................................................19
2.2 Dispositivos de Entrada e Saída..............................................21
2.3 Dispositivos de Saída e atuadores...........................................31
3. SEMÁFORO –ESTADO DA ARTE
3.1 Projeto 1………………………………………………………36
3.2 Projeto 2………………………………………………………38
4 PROJETO DO SEMÁFARO.....................................................43
5 CONCLUSÃO..............................................................................48
6 REFERENCIAS............................................................................49
1. AUTOMAÇÃO EM SISTEMAS INDUSTRIAIS
1.1 INTRODUÇÃO
O trabalho repetitivo dos artesões foi substituído por maquinas, operadas por profissionais mais baratos e de menor qualificação. Após substituir o trabalho braçal, na Revolução industrial, as maquinas começam a substituir o trabalho intelectual nos escritórios, embora sejam menos capazes de superar a percepção e manipulação, a inteligência social e a criatividade. Automação é a operação de máquina ou de sistema automatizados ou por controle remoto, com a mínima interferência humana. Automação pode ser também definida como sendo o controle de processos automáticos. O termo automático significa ter um mecanismo de atuação própria, que realize uma ação em tempo determinado ou em resposta a certas condições.
O conceito de automação inclui a idéia de usar a potência elétrica ou mecânica para acionar algum tipo de máquina. Deve acrescentar à máquina algum tipo de inteligência para que ela execute sua tarefa de modo mais eficiente e com vantagens econômicas e de segurança. Nas varias aplicações da automação industrial, temos com uma importante ferramenta, conhecida como Controlador Lógico Programável (CLP).
Um Controlador Lógico Programável (CLP), também conhecido pela sigla PLC que vem do inglês Programable Logic Controller, é um computador especializado, baseado num microprocessador que desempenha funções de controle em processos automáticos com diversos níveis de complexidade. Os PLC’s são resistentes e modulares, sendo projetados especificamente para operar no ambiente de controle de processos. Dependendo da família que o PLC se encontra, são definidas capacidades de processamento e número de entradas e saídas diferentes.
Este trabalho busca apresentar ao leitor uma visão geral deste dispositivo que é amplamente utilizado no campo da engenharia, definindo seu conceito, sua arquitetura interna, assim como sua linguagem de programação e o ambiente em que esta é implementada, além de outras informações essenciais para o bom entendimento do funcionamento de um PLC.
Este problema trata do controle de um sistema de semáforos de um cruzamento de via, ultizando o software o RSlogix 500, que é o programa responsável por provê um ambiente para programa em Ladder e o RSlinx, que é responsável por provê uma comunicação entre PLC e PC através de drivers/ protocolos de comunicação. O laboratório utilizado para prática deste experimento foi o Laboratório de automação e controle do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Maranhão.
1.2. CONCEITO
Antes de definirmos conceitualmente um Controlador Lógico Programável (CLP), é importante que voltemos um pouco no passado e exploremos sua história, a fim de descobrir em que contexto tal dispositivo foi inventado.
1.3. PERPECTIVA HISTÓRICA
Os primeiros sistemas de controle foram desenvolvidos durante a Revolução Industrial, no final do século XIX. Tais sistemas eram muito específicos, eram implementados por dispositivos mecânicos complexos e, por isso, tinham um período de vida útil pequeno. Além disso, suas aplicações
...