TRANSPORT MANAGEMENT SYSTEM
Artigo: TRANSPORT MANAGEMENT SYSTEM. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jessicadalcol • 9/10/2014 • 1.027 Palavras (5 Páginas) • 524 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 A GESTÃO DE TRANSPORTES 5
2.1 TMS 6
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 10
4 BIBLIOGRAFIA 11
1 INTRODUÇÃO
Os custos da atividade de transporte geralmente representam a maior parte dos custos logísticos das empresas. Muitas empresas estão buscando na terceirização e na adoção de tecnologias de informação formas de reduzir seus custos de transporte. Nesse contexto, a tecnologia da informação não poderia deixar de dar sua contribuição, visto que a mesma pode colaborar significativamente na redução dos custos de distribuição, bem como na melhoria do nível de serviço aos clientes. Com a possibilidade das empresas monitorarem em tempo real o seu produto, em todo o ciclo de distribuição, até os mesmos chegarem às mãos de seus clientes, inúmeras possibilidades de serviços adicionais são sugeridas. Entre estas tecnologias para gerenciar o sistema de transporte, encontra-se o TMS (Transport Management Systems). O qual irá ver a seguir.
2 A GESTÃO DE TRANSPORTES
A gestão de transportes é parte essencial de um sistema logístico, sendo a atividade responsável pelos fluxos de matéria-prima e produto acabado entre os elos da cadeia logística.
Segundo Marques (2002), a alta complexidade gerencial, a intensa utilização de ativos e a gestão sob um grande fluxo físico de produtos tornam o transporte a maior conta individual de custos logísticos, que pode variar de um terço (produtos de alto valor agregado) a dois terços (produtos de baixo valor agregado) do total dos custos logísticos das empresas.
Um bom gerenciamento de transportes, segundo Marques (2002), pode garantir melhores margens para a empresa pela redução de custos e/ou uso mais racional dos ativos e um bom nível de serviço para os clientes, pelo aumento da disponibilidade de produtos e reduções nos tempos de entrega, entre outros benefícios.
2.1 TMS
Transport Management System (Sistema de Gerenciamento de Transporte) é um software para melhorar a qualidade e produtividade do processo de distribuição. É um sistema que permite controlar a operação e gestão de transportes de forma integrada. O sistema é dividido em módulos em que pode ser adquirido pelo cliente, perante as suas necessidades.
Podemos citar como módulos específicos de um TMS, as seguintes soluções: Gestão de frotas; Gestão de fretes; Roteirizadores; Programação de cargas; Controle de tráfego/rastreamento; Atendimento ao cliente, entre outros.
O sistema tem como alvo identificar e controlar os custos relativos a cada operação, sendo importante apontar e medir os custos de cada elemento existente na cadeia de transporte, a qual envolve não só o veículo em si, mas também a gestão dos recursos humanos e materiais, o controle das cargas, os custos de manutenção da frota e índices de discrepâncias nas entregas, bem como as diversas tabelas de fretes existentes (peso, valor, volume) apresentando o modelo que melhor se ajusta.
O TMS obtém o mínimo o custo de operação pois nos permite visualizar e controlar todos custos inerentes a gestão de transporte, controlar a qualidade dos serviços realizados internamente e externamente ou por terceiros e estabelecer metas de qualidade conforme cada necessidade desejada. Também aumenta a disponibilidade da frota dentro de sua capacidade, através da manutenção monitorada, prevendo possíveis problemas que possam ocorrer nas partes mecânica e elétrica do veículo e informações gerenciais detalhadas e de fácil acesso que permitem uma rápida tomada de decisão.
Funcionalidades de um TMS
⇒ Manutenção
⇒ Suprimentos
⇒ Controle de fretes de terceiros
⇒ Operação
⇒ Faturamento do transporte
⇒ Custos
⇒ Controle de Manutenção de Frota
⇒ Controle de Estoque
⇒ Planejamento
⇒ Rastreamento
⇒ Expedição
No processo de gestão, as inovações são relevantes, pois atribuem grandes benefícios às empresas. Assim, o ambiente competitivo torna-se eficiente, pois há o aumento na qualidade dos produtos e dos processos, através da redução dos desperdícios e do tempo de entrega.
Principais benefícios da implantação de um TMS:
Apesar
...