TRELIÇAS
Por: millenio2016 • 21/9/2016 • Relatório de pesquisa • 787 Palavras (4 Páginas) • 693 Visualizações
CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLOGICA
PAULA SOUZA
Faculdade de tecnologia Tatuapé – Victor Civita
TRELIÇAS
Ponte São Fidelis –RJ
Guararema – SP
Angela Andrade Veloso
Antonio Carlos Santana
Joyce de Oliveira
Wilton Morais
São Paulo
2016
RESUMO
Esta pesquisa sobre treliças visa mostrar que seus componentes (banzos ou barras) trabalham como peças inter-relacionadas por articulações e as cargas externas atuam principalmente nos nós, transmitindo, portanto, esforços de tração e compressão entre as barras, quando as forças tendem a estirar o elemento, ele está sob tração. Quando as forças tendem a comprimir o elemento, ele está sob compressão. Veremos isso nas Pontes aqui pesquisadas.
SUMARIO
1. INTRODUÇÃO.....................................................................1
2. REVISÃO BIBLIOGRAFICA...............................................2
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS................................................3
4. BIBLIOGRAFIA...................................................................4
1. INTRODUÇÃO:
A ponte de treliça consiste em elementos retos sujeitos a duas forças e unidos em nós localizados nas extremidades de cada elemento, é fato supormos que elementos unidos por meio de conexões aparafusadas ou soldadas sejam unidos por pinos. Portanto, as forças que atuam em cada uma das extremidades de um elemento se reduzem a uma única força sem binário. A maioria das estruturas reais é feita de várias treliças unidas para formar uma estrutura espacial. Cada treliça sustenta cargas que atuam em seu plano e, portanto, pode ser tratada como uma estrutura bidimensional. Geralmente os membros de uma treliça são esbeltos e podem suportar pouca carga lateral. Portanto, todas as cargas devem ser aplicadas nos nós. Do ponto de vista estrutural, elas podem ser planas ou espaciais e são constituídas usualmente de madeira, aço e, em menor grau, de concreto armado, também conhecido como protendido. Há dois tipos de forças nas Treliças, Compressão que age para comprimir ou diminuir o objeto sobre o qual a treliça está agindo e Tração que age para duplicar ou aumentar o objeto sobre o qual a treliça está agindo. A compressão e a tração estão presentes em todas as pontes. O projeto da ponte tem a finalidade de garantir que ela consiga suportar essas forças sem o risco de entortar ou rachar. São obras que exigem rapidez, segurança e grande durabilidade.
Ponte em arco
Ponte em viga
AS PRIMEIRAS PONTES:
Passarela Joaquim Falcão Macedo
Passarela Estaiada de Pedestres e Ciclistas no Mercado Velho – Rio Branco – AC
Essa passarela é composta de 200 metros, sendo que o seu vão central possui exatamente 110 metros e 2 vãos extremos de 45 metros, sua largura é de 5,5 metros. Sua superestrutura foi projetada em seção caixa suportada por duas colunas metálicas. Foi construída com a tecnologia de estaiamento, tem sua estabilidade é garantida pelas suas curvaturas vertical e horizontal aprovadas em duas colunas com 42 m de altura, das quais descem os cabos que a sustentam. Esta ponte visa atender as necessidades locais devido ao grande numero de transeuntes, em torno de 20 mil pessoas por dia.
Passarela
...