Tecnologia De Gestao
Exames: Tecnologia De Gestao. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: josian_e • 4/11/2013 • 6.351 Palavras (26 Páginas) • 261 Visualizações
O estudo propõe-se a compreender o processo de gestão de fontes externas de informação tecnológica, focalizando as práticas adotadas pelas empresas, visando construir um referencial teórico-prático para o desenvolvimento de um processo de inovação tecnológica sustentável. A gestão de fontes de informação não ajuda somente a organização a combinar as fontes de informação internas e externas a serem consideradas, mas também a ampliar as suas atividades de inovação. As empresas estão incrementando as alianças para o uso de fontes externas de informação para inovação, porém ainda carecem de uma estratégia explícita de gestão. A pesquisa survey foi realizada em empresas industriais brasileiras com características inovadoras visando contribuir para as inferências sobre a relação da gestão de fontes externas de informação tecnológica e o desempenho inovador das empresas. A hipótese formulada buscou verificar a existência de associação entre a gestão de fontes externas de informação tecnológica e o desempenho inovador. Para a comprovação da hipótese, foram realizadas análises bivariadas e univariadas por meio da utilização das técnicas estatísticas de análise fatorial, correlação de Spearman e regressão logística. As análises bivariadas e multivariadas das variáveis independentes e dependentes sugerem a existência de associação entre a gestão de fontes externas de informação tecnológica e o desempenho inovador destacando-se a influência do tipo de fonte de informação nos indicadores relativos à inovação em produtos e do tipo de modalidade de acesso à tecnologia nos indicadores relacionados à inovação em processos.
Palavras-chave: Gestão. Fontes de informação. Inovação. Tecnologia. Desempenho.
ABSTRACT
The aim of this study is to understand the different processes for managing outside sources of technology information with a major focus on practices that companies actually adopt. The specific goal of the study is to construct a theoretical and practical frame of reference for developing processes of sustainable technological innovation. Managing sources of information not only helps an organization harmonize the potential inside and outside sources of information but also helps organizations broaden their activities geared to stimulating and bringing about innovation. Companies today are setting up more and more alliances in order to make use of outside sources of information for innovation, but they still lack explicit management strategies. A survey was carried out in Brazilian industrial companies with innovative characteristics, and the aim was to provide new inferences on the relationships between the management of outside sources of technology information and the innovative performance of the companies studied. The objective of the research presented in this paper is to study the relationship between practices for managing external sources of information and the innovative performance of the enterprise. The research can be characterized as quantitative. The data were collected through questionnaires from enterprises seen as having substancial technological innovation activities. The bivariate and multivariate independent and dependent variables suggest the existence of an association between the management of outside sources of technology information and innovative performance. Especially important here is how the different types of sources of information influence the indicators related to products innovation and how the type of access to technology affects the indicators related to processes innovation. The findings of the study suggest many significant relationships between the innovation performance of the enterprise and the types of sources of technological information used and the access modalities to their external sources of technolgical information. The results indicate a trend towards increased use of external sources of information.
Keywords: Management. Sources of information. Innovation. Technology. Performance.
1 Introdução
O estudo propõe-se a compreender o processo de gestão de fontes externas de informação tecnológica visando identificar as práticas adotadas e os principais fatores que influenciam o comportamento inovador das empresas objeto de análise.
A gestão de fontes de informação não ajuda somente a organização a combinar as fontes de informação internas e externas a serem consideradas, mas também a ampliar as suas atividades de inovação. As empresas estão incrementando as alianças para o uso de fontes externas de informação para inovação, porém ainda carecem de uma estratégia explícita de gestão.
A pesquisa survey foi realizada em empresas industriais brasileiras com características inovadoras. A enquete quantitativa buscou contribuir para as inferências sobre a relação da gestão de fontes externas de informação tecnológica e o desempenho inovador das empresas. Para o alcance desse objetivo, foram realizadas bivariadas e multivariadas das variáveis independentes e dependentes e da relação entre elas.
A análise das práticas diferenciadas adotadas pelas empresas no decorrer do processo de inovação tecnológica constitui-se em um tema estratégico para a competitividade em um mercado globalizado.
2 O processo de gestão de fontes externas de informação tecnológica
O processo de geração de ideias origina-se em qualquer lugar ou indivíduo, dentro ou fora da empresa. Dentre os vários métodos de obtenção de novas ideias para o desenvolvimento de produtos ou processos, deve-se citar a identificação de fontes de informação. (FERNANDES, 1998).
Diversos estudos foram realizados tentando identificar as fontes de informação e seu relacionamento com a inovação. Hartman, Tower e Sebora (1994) afirmam que a importância e a frequência de uso de fontes de informações em empresas constituem-se em assuntos de interesse crescente nas pesquisas. Ao discorrer sobre a aprendizagem e a inovação na indústria brasileira, Fleury e Fleury (1997) descrevem os resultados de um estudo no qual os diretores industriais avaliaram a importância relativa de oito diferentes fontes de informação para a estruturação da empresa visando à maior competitividade.
Laursen e Salter (2004) analisaram as fontes de informação e de conhecimento para a inovação em empresas de manufatura inglesas. As fontes de informação foram agrupadas nas categorias interna e externa (de mercado, institucional, outras fontes e fontes especializadas). Os resultados indicaram que as fontes internas são as mais utilizadas, seguidas pelas fontes externas de mercado. Os resultados evidenciaram que as atividades
...