Tecnologia De Gestao
Artigo: Tecnologia De Gestao. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: classiccontabil • 9/9/2014 • 528 Palavras (3 Páginas) • 271 Visualizações
2.2 Gestor Organizacional (Etapa 1 – Passo 3 e 4)
Conceitos e boas práticas de gerenciamento estão sendo constantemente aperfeiçoados para diminuir os impactos das mudanças nas organizações, proporcionando crescimento e ajuste à realidade do mercado, que está cada vez mais competitivo. O gestor organizacional é o precursor de resultados eficientes dentro de uma organização empresarial. Esse profissional deve visar programar melhorias, implementar ações de objetividade, avaliar e controlar a performance e criar um ambiente motivador e rentável para a empresa, investindo nas melhorias, no aprimoramento e na obtenção de recursos que possam maximizar os seus resultados.
Ações sem planejamento ou controle podem afetar negativamente toda a estratégia organizacional. Ao conduzir a organização em um ambiente dinâmico, o gestor enfrenta um desafio que requer um olhar detalhado sobre o futuro da empresa. Toda organização deve delimitar precisamente suas estratégias e o correto entendimento de seus negócios, pois é por meio deles que os resultados são obtidos e ganham êxitos nas ações.
Os gestores devem analisar o retorno nos investimentos das mudanças em comparação a outras iniciativas estratégicas da empresa. Muitas organizações aprendem o duro caminho da mudança através da falha. Aprendem que a mudança da gestão não é algo dirigido após o fato. A mudança na gestão deve começar no início do processo e ser integral somando todos os direcionamentos de força da equipe.
Segundo Naisbitt (Apud FRANCO et. al., 2011) o gestor organização está em um ambiente caracterizado pela sociedade de informação, tecnologia sofisticada, economia globalizada, democracia participativa, comunicação lateralizada, várias opções de escolha, descentralização do poder e autonomia profissional. Para tanto o gestor deve: inovar, mudar, buscar eficiência, entender a globalização, buscar a competitividade e a visibilidade, ter uma visão ampla do negócio e seu futuro, ter uma visão sistêmica, estar preparado para um ambiente de incertezas e imprevisibilidade e oferecer serviços diferenciados aos públicos internos e externos da organização.
Em todos os processos da organização, o gestor possui variados papeis na organização e parta desenvolvê-los é necessário que o profissional saiba identificar os principais envolvidos (stakeholders) e analisar continuamente suas influências na gestão da organização, para que sua direção seja ajustada no momento correto, evitando falhas que possam ser fatais à organização.
Esse profissional necessita entender a organização como um todo e desenvolver uma visão sistêmica sobre a empresa (seus negócios, clientes, pessoal, dentre outros) e, a partir destes dados, deverá conduzir sua equipe de trabalho para que juntos possam por em prática as mudanças necessárias.
O gestor deve ter a consciência que são as pessoas os principais agentes de transformação, assim, ele pode focar em conhecer as interfaces (internas e externas) da organização; organizar sua equipe através da seleção e recrutamento de pessoas; planejar estratégica e tecnicamente; identificar os principais interessados da organização e suas influências; preparar-se para gerenciar conflitos; saber ouvir a equipe e possuir habilidades comportamentais adequadas ao ambiente.
Acima
...