Tecnologia Na Construção Civil
Artigos Científicos: Tecnologia Na Construção Civil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Leidhianne • 4/6/2013 • 1.006 Palavras (5 Páginas) • 1.270 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO LESTE DE MINAS GERAIS – UNILESTE
Tecnologia Apropriadas Em Construção Civil.
Alex Kenya Abiko
Resumo de artigo apresentado ao
UNILESTE, como parte das atividades
avaliativas do curso de Engenharia Civil
Aluna: Leidiane da Silva
Professor: Gerson Correa
Matéria: Introdução à Engenharia
Coronel Fabriciano
junho de 2013
Tecnologia Apropriadas Em Construção Civil.
Alex Kenya Abiko
Alex Kenya Abiko, diz em seu artigo, que a construção civil e a construção de edificações têm se desenvolvido de forma gradual e, particularmente, de forma mais intensa a partir do final do século XIX. É dessa época o desenvolvimento do cimento Portland e, em conseqüência, do concreto armado e protendido, que possibilitou a construção de edifícios de multipavimentos. A estrutura metálica também se desenvolveu, graças a um maior conhecimento técnico-científico. Esse conhecimento, o das ciências da engenharia, permitiu então o desenvolvimento do cálculo das estruturas e também da mecânica dos solos.
Ele afirma também que, especificamente no Brasil, surgiram de 1930 a 1990, alguns materiais e componentes como substitutos de outros anteriormente empregados. Tubulações de água fria e de esgotos, feitos até então em ferro fundido, aço galvanizado ou cerâmica foram substituídos por plástico, no caso, o PVC. Janelas em madeira foram gradativamente substituídas pelas fabricadas em aço, alumínio ou PVC. Materiais de revestimento, como pedras, foram substituídos por cerâmicas, assim como foram introduzidas as tintas poliméricas a base de látex.
O autor afirma que a partir dessa necessidade pode-se listar cinco tópicos que alteraram substancialmente os princípios da construção civil e, particularmente, da construção de edificações.
a) O primeiro deles foi o conceito de controle da qualidade, baseado nos modelos fordistas e tayloristas, utilizados por setores industriais avançados à época.
b) Nas décadas de 60 e 70 a abordagem determinista foi substituída pela abordagem probabilística, alterando os critérios de projeto estrutural.
c) Ao final da década de 70 surgiu o conceito de desempenho das edificações, substituindo as idéias prescritivas e trazendo as exigências do usuário para o cenário técnico.
d) Na década de 80 os conceitos de gestão da qualidade também repercutiram na construção de edificações, com as devidas adaptações.
e) Nos anos 90 surgiu o conceito da construção sustentável, a reboque do movimento internacional de sustentabilidade ambiental, que teve como marco o encontro Rio 92.
De forma transversal aos avanços acima listados o autor menciona a utilização do computador como uma ferramenta fundamental dessa evolução. Os profissionais da construção têm utilizado cada vez mais esse instrumento de trabalho, com o emprego de modelos cada vez mais complexos, que permitem simulações e cálculos mais sofisticados. O computador também permite, através da Tecnologia da Informação, uma maior conectividade entre pessoas e instituições, possibilitando a elevação da produtividade e a melhoria dos processos de concepção, produção e gestão da construção.
No país, o reflexo nos anos 90 da evolução de todos esses desenvolvimentos desembocou naquilo que Abiko denomina como industrialização sutil. Essa industrialização é assim chamada por ser pouco percebida pelos usuários da construção de edificações, notadamente conservadores, e pelo fato de não necessitar
...