Tecnologias Limpas
Casos: Tecnologias Limpas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gessem • 20/11/2014 • 693 Palavras (3 Páginas) • 374 Visualizações
1. Tecnologias Limpas: minimização dos problemas em propriedades rurais.
Segundo Seiffert (2007), “[...] tecnologias limpas são sistemas criados para minimizar de al¬guma forma os poluentes gerados em qualquer que seja o tipo de produção, agrícola, industrial, etc.” Surgiu então, as novas tecnologias para ao tratamento de poluentes, visando a proteção dos recursos naturais.
Uma importante tecnologia apontada é o uso de biodigestores anaeróbicos cobertos, assim o sistema retém o biogás produzido pelo tratamento anaeróbico do material orgânico proveniente dos animais confinados. Isso relata uma relação de lucros ambientais, como a redução das emissões de gases de efeito estufa, cooperando para o desenvolvimento sustentável.
Esse sistema emprega a biomassa produzida nas propriedades rurais para transformá-las em atrativos econômicos para as mesmas. O efeito esperado é a diminuição expressiva das emissões de gases de efeito estufa, quando confrontadas às emissões que coincidiriam na carência do projeto e também promover a produção sustentável de animais confinados pela transformação dos dejetos em energia limpa, resultante da sua queima e geração de biogás.
Além de que, pode prestar-se aos produtores rurais o uso do biogás na produção de eletricidade para abastecer a necessidade da própria granja, na qual o produtor decide investir recursos adicionais para a execução de um gerador.
Para as condições brasileiras, o biodigestor rural usufrui de todas as sobras orgânicas da propriedade para a produção de gás e fertilizante, minimizando custos nas pro¬priedades, em que o biofertilizante é usado para o uso na irrigação de cultivos anuais e perenes.
O sistema de tratamento com biodi¬gestores tem uma diminuição de 70 a 80% da carga orgânica, ou seja, ele reduz o poder poluente do dejeto nestas porcentagens.
O tratamento ajustado desses dejetos trará uma série de benfeitorias ambientais, redução de gases de efeito estufa, ganhos com a utilização do biofertilizante nas lavouras e pastagens e também não ficam disponíveis à criação e proliferação de insetos e roedores; o que acontece com as lagoas anaeróbicas abertas, reduzindo, portanto, a proliferação de insetos, os maiores agentes causadores de doenças para as pessoas que moram nas propriedades.
2. Fontes variáveis de energias
2.1. Biogás
O biogás é um tipo de mistura gasosa de dióxido de carbono e metano produzida naturalmente em meio anaeróbico pela ação de bactérias em matérias orgânicas, que são fermentadas dentro de determinados limites de temperatura, teor de umidade e pH.
O biogás pode ser obtido de resíduos agrícolas, ou mesmo de excrementos de animais e dos homens. Ao contrário do álcool da cana de açúcar e de óleos extraídos de outras culturas, não compete com a produção de alimentos.
É um combustível gasoso com um conteúdo energético elevado semelhante ao gás natural, composto, principalmente, por hidrocarbonetos de cadeia curta e linear.
Pode ser utilizado para geração de energia elétrica, térmica ou mecânica em uma propriedade rural, contribuindo para a redução dos custos de produção.
No Brasil, por exemplo, os biodigestores rurais vêm sendo utilizados,
...