Tecnologias: Terceirização, Benchmarking e Open Book Management
Seminário: Tecnologias: Terceirização, Benchmarking e Open Book Management. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: LorraneAlves • 12/10/2013 • Seminário • 648 Palavras (3 Páginas) • 332 Visualizações
IMPORTANTE: Esta atividade vale 4,0 pontos e será avaliada pelo seu tutor para compor a nota 1º bimestre. Você deverá postá-la no campo indicado ao final da página.
Lembre-se do prazo de entrega indicado em Orientações sobre Avaliação e Frequência e também no rodapé dessa página.
Dúvidas? Entre em contato com seu tutor.
Bom trabalho!
Aula-tema 03 – Tecnologias: Terceirização, Benchmarking e Open Book Management
Você já leu o resumo e os conceitos fundamentais da aula-tema 3 e assistiu à Web Aula 1, em que foram apresentados os aspectos da terceirização. Vamos partir agora para a atividade de autodesenvolvimento.
Esta atividade deve ser realizada individualmente e propõe que você conheça a terceirização. Espera-se que você consiga, ao fim desta atividade, definir terceirização, defender suas vantagens para as organizações e refletir sobre como esse processo afeta as organizações.Para isso, você retomará o Capítulo 4 do livro-texto Tecnologias e ferramentas de gestão[1] e realizará os passos indicados a seguir.
Passo 1
• Releia o Capítulo 4 , "Terceirização (Outsourcing)", do livro-texto, atentando para os benefícios e etapas desse processo nas organizações.
• Faça anotações sobre os aspectos que considerar importantes.
Passo 2
• Observe o quadro a seguir, elaborado a partir do que você viu na Web Aula 1 desta aula-tema.
OBJETIVOS E VANTAGENS DA TERCEIRIZAÇÃO
1. Aumento do foco no negócio principal da organização.
2. Redução e melhor controle de custos operacionais (os serviços terceirizados são realizados por especialistas no serviço que prestam, sem que o gestor precise montar uma estrutura à parte).
3. Os custos fixos transformam-se em variáveis (por exemplo, quando determinada área da empresa é terceirizada, as "vagas" dos funcionários passam a ser consideradas como custo variável, pois você contrata apenas quando é necessário).
4. Reduz gastos com aquisições e modernizações (a evolução tecnológica passa a ser responsabilidade da empresa contratada).
5. Aumento da disponibilidade de capital para investimento.
6. Redução de desperdícios − a empresa terceirizada, por ser especializada, terá maior produtividade com menor custo para desempenhar as mesmas atividades.
7. Diminuição do custo e responsabilidade social com mão de obra, transferindo tais responsabilidades para os terceiros.
8. Aprimoramento do sistema de custeio da própria empresa, pois, para terceirizar, é necessário conhecer anteriormente os custos de cada atividade-objeto da terceirização.
Passo 3
• Pense em uma organização que você já conhece (pode ser seu local de trabalho ou mesmo sua universidade) ou pesquise alguma organização na internet, e levante qual(is) setor(es) dessa organização é(são) terceirizado(s).
• Organize as informações que você levantar, como no quadro a seguir:
Descrição da organização (nome real ou fictício)
Segmento de atuação/principal atividade
Localização
Setor(es)
...