Tecnologo
Seminário: Tecnologo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nelsonjunior • 10/10/2013 • Seminário • 546 Palavras (3 Páginas) • 271 Visualizações
as dificuldades da proCom os altos índices de acidentes de trabalho, as empresas estavam tendo um prejuízo muito grande com indenizações, afastamento do funcionário por um determinado período, aposentadorias especiais, assistência a saúde do acidentado, reitegração no mercado de trabalho, além de outras obrigações que aumenta ainda mais os custos gerados. E a presença cada vez maior do tecnólogo de segurança no trabalho demonstra que elas estão cada vez mais preocupadas com a saúde e segurança do trabalhador.
O profissional em tecnologia em segurança no trabalho irá trabalhar para que esse número seja reduzido, pois ele estudará as condições ambientais de trabalho, plano de segurança do trabalho, fiscalização da segurança do trabalho, legislação e normas técnicas de segurança do trabalho dentre outras. Ele atuara em diversos setores de produção como: indústrias, empresas publicas e privadas de qualquer ramo de atividade econômica. O egresso poderá também trabalhar com assessoria e com várias áreas do conhecimento humano, desenvolvendo trabalhos e estabelecendo uma cultura no ambiente, da qualidade e da segurança e saúde do trabalhador.
O tecnólogo ira fazer com que as empresas cumpram todas as normas regulamentadoras que são as seguintes: NR 01- disposições gerais, NR 02- inspeção prévia, NR 03- embargo ou interdição, NR 04- SESMT (serviço especializado em segurança e medicina do trabalho), NR 05- CIPA (comissão interna de prevenção de acidentes), NR 06- EPI (equipamento de proteção individual), NR 07- PCMSO ( programa de controle médico de saúde ocupacional), NR 08- edificações, NR 09- PPRA ( programa de prevenção de riscos ambientais), NR 10- segurança em instalações e serviços em eletricidade, NR 11- transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de materiais, NR 12- máquinas e equipamentos, NR 13- caldeiras e vasos de pressão, NR 14- fornos, NR 15- atividades e operações insalubres, NR 16- atividades e operações perigosas, NR 17- ergonomia, NR 18- construção civil, NR 19- explosivos, NR 20- inflamáveis e combustíveis, NR 21- trabalho á céu aberto, NR 22- segurança e saúde ocupacional na mineração, NR 23- proteção contra incêndios, NR 24- condições sanitárias e de conforto nos locais de trabalho, NR 25- resíduos industriais, NR 26- sinalização de segurança, NR 27- registro profissional do técnico de segurança do trabalho, NR 28- fiscalização e penalidades, NR 29- norma regulamentadora de segurança e saúde no trabalho portuário, NR 30- norma regulamentadora de segurança e saúde no trabalho aquaviário, NR 31- norma regulamentadora de segurança e saúde no trabalho na agricultura, pecuária, silvicultura, exploração florestal e aqüicultura, NR 32- segurança e saúde no trabalho em estabelecimentos de saúde, NR 33- segurança e saúde no trabalho em espaços confinados, NR 34- condições e meio ambiente de trabalho na industria da construção e reparação naval, NR 35- trabalho em altura. A empresa empregadora que cumprir todas as normas dificilmente terá problemas com acidentes e doenças do trabalho.
Algumas medidas foram criadas para tentar diminuir o numero elevado de acidente, entre elas o Nexo Técnico Epidemiológico previdenciário- NTEP. O nexo técnico complementa a Comunicação de Acidente de trabalho- CAT, com o objetivo de identificar e analisar quais doenças e acidentes de trabalho
...