Telha de Pneu
Por: 31422140 • 27/5/2015 • Trabalho acadêmico • 840 Palavras (4 Páginas) • 1.027 Visualizações
TRABALHO INTERDISCIPLINAR
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA
SUSTENTABILIDADE NA ENGENHARIA CIVIL: TELHA DE PNEU
Curso: Engenharia Civil Professor Orientador: Gláucia Nolasco de Melo
Isabela Alice Diniz Martins, Naiara Sinfrônio de Freitas, Nemias Jordanio Silva, Wagner de Oliveira Castro.
RESUMO
Este trabalho evidencia a importância da reutilização de materiais já gastos, com a intensão de criar derivados de resíduos inservíveis para reinventar matérias primas comuns, e assim, promover a reciclagem, como forma de reduzir o impacto ambiental promovido pela construção civil. Para isso foram aplicados conceitos obtidos em ambiente acadêmico e estudo bibliográfico, tornando possível analisar os benefícios da utilidade da telha de pneu.
Com base nestes estudos foi possível a construção de um protótipo que representa condições de aquecimento em casas com telhado de pneu.
Palavras-chave: reciclagem, telha, pneu, reutilização.
- Introdução
Em busca de aumentar a vida útil do pneu, foi desenvolvida uma pesquisa realizada pelo ex-aluno Ronimar da Silva, do curso de Gestão da Produção da FEEVALE – Universidade localizada em Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul e o acadêmico Ítalo Weiler e Castro. Este estudo mostra a criação de telhas sustentáveis a partir de pneus gastos. Aplicando-se este projeto, a construção civil poderá, além de utilizar um forte telhado, diminuir os altos índices de impacto ambiental causados por ela.
Este projeto baseia-se nesta ferramenta e apresenta a importância de ideias que visem o equilíbrio do desgaste provocado na natureza.
- Revisão Bibliográfica
- Pneu e Meio ambiente
A falta de recursos para reciclagem de pneus sem utilidade é uma das grandes preocupações das maiores metrópoles do mundo.
De acordo com uma pesquisa realizada em 2009 pela Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP), conclui-se que 53,8 milhões de pneus são gerados em todo mundo. Devido ao grande número de pneus usados e a falta de locais apropriados para receber o descarte, o pneu tem um ciclo resumido (imagem 1),e seu descarte incorreto causa a poluição dos rios e lagos cada vez mais, motivando o assoreamento e enchentes. Além disso, é um local de proliferação de mosquitos transmissores de doenças, como o Aedes aegypti, transmissor da dengue (VELOSO, 2010) e febre ckikungunya (VARELLA, 2014).
No Brasil, desde 1999 é proibida a disposição de pneus em aterros sanitários, sendo assim, outros meios de descarte começaram a ser adotados; um péssimo exemplo é a queima do pneu, que contém substâncias prejudiciais à saúde, como o monóxido de carbono, responsável por sensações desagradáveis como desmaios, cefaleia e perda de memória, podendo levar a óbito. Além disso, libera dióxido de enxofre (SO2), que em contato com a atmosfera se transforma em ácido sulfúrico (H2SO4), formando a chuva ácida, causadora de danificações em plantações, monumentos históricos e estruturas metálicas de construções (VELOSO, 2010).
Imagem 1-CICLO DE VIDA DO PNEU[pic 1]
[pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5][pic 6][pic 7]
[pic 8][pic 9]
[pic 10][pic 11]
[pic 12][pic 13]
Fonte: INMETRO.
- Telha de Pneu
O projeto consiste na utilização do pneu para confeccionar telhas sustentáveis, a fim de substituir as telhas convencionais (cerâmica, fibrocimento, etc.) e prolongar a vida útil da borracha do pneu.
Comparando os preços de diversas telhas (imagem 2), é evidente o quão o modelo de telha de pneu é promissor.
O telhado foi criado sobre uma base de madeira, processo este semelhante ao da disposição das telhas de cerâmica. Mas para a fixação da telha de pneu são utilizados parafusos do tipo broca, devido a elasticidade do pneu. (INGEPRO, 2010)
...