Tendências E Problemas Fora Do Controle -Avanços Do Turismo
Trabalho Universitário: Tendências E Problemas Fora Do Controle -Avanços Do Turismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sergioh.mota • 15/10/2013 • 535 Palavras (3 Páginas) • 518 Visualizações
Tendências e problemas fora do controle
Avanços do Turismo
Identificar tendências do mercado de Turismo necessita de uma percepção das informações que o mercado lhe oferece. O modo como os gestores abordam e absorvem novas oportunidades e tem visões de negócios a serem construídos, mas que numa visão geral é possível observar a falta de preparo e capacitação de muitos profissionais ativos no mercado de trabalho.
Desta maneira empreendedores e grandes empresas do mercado devem examinar como a sociedade vem evoluindo e assim chegando as devidas conclusões para estar preparados para os novos tempos. Entender que com as mudanças dos tempos e preferências da sociedade estão mudando e em que direção elas iram migrar. A ascensão da classe C em utilizar mais passagens aéreas ou pacotes de turismo, é possível perceber que até hoje as companhias aéreas e redes hoteleiras não assimilaram a necessidade em adequar seus negócios para abraçar oportunidades que iram com certeza expandir seus negócios. Tendo em vista que, por exemplo, um avião que sai lotado ou com apenas 40% de sua capacidade de assentos vendidos, o custo operacional é o mesmo, é ai que é preciso estudar e se inserir preços compatíveis para captação destes clientes. Um estudo feito com a classe C em 2010 encomendada pela GOL mostrou que para muitos “check-in é um cheque pequeno”, portanto mudar a forma de comunicar com esse publico é importantíssimo. Essa parcela da população precisa enxergar a facilidade e a diferente de se viajar de avião ao invés de ônibus.
A ascensão da internet, com pessoas navegando e interagindo em tempo real é bastante considerável e tem de ser levada em consideração, o que ainda pode representar uma pequena parcela das transações de aquisição de viagens, estadias e de transporte, mas é crescente, com perspectivas de logo atingir uma massa crítica. O melhor exemplo pratica são as OTA’s (agencias de viagens on-line), que vem numa ascensão bastante significativa nos últimos anos.
Um grande passo a ser tomado pelas empresas do turismo é a capacitação e reconhecimento de seus profissionais, mas qual será a grande discussão para estas atitudes das empresas com seus profissionais? A realidade é mais ou menos assim, os salários oferecidos não atraem os mais qualificados, as empresas exigem diversas qualificações profissionais e salários muito pequenos para tanto conhecimento dos melhores que acabam migrando para outras áreas. Outra realidade em contra partida é a distante realidade das faculdades de turismo com o mercado, não se aprende nas instituições de ensino as praticas necessárias para atuação no mercado, isto sim é um fato a ser visto para melhora em ambas as partes, mas sem deixar de concordar que o crescimento acelerado do mercado nos últimos anos foi também um grande vilão da falta de mão de obra no Brasil.
A partir do momento que os responsáveis pelo mercado turístico brasileiro se atentarem que o desenvolvimento da atividade depende de profissionalismo e seriedade, de engajamento e parcerias, o setor terá maior flexibilidade de crescimento e consequentemente maior rentabilidade financeira e social para o Brasil, unindo a melhores praticas de marketing das empresas do ramo para venda de seus produtos de acordo com as necessidades dos cliente
...