Terminais E Amarzem
Casos: Terminais E Amarzem. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: comoda • 17/9/2014 • 474 Palavras (2 Páginas) • 311 Visualizações
O Fluxo de Caixa
O fluxo de caixa, ferramenta essencial para uma tomada de decisão, é um instrumento que permite a identificação dos sintomas que mostram se a empresa está fragilizada ou com uma estratégia errada ou mal dirigida. O método traz para a empresa agilidade e segurança nas atividades financeiras e permite ao administrador financeiro planejar, dirigir, controlar e organizar os recursos financeiros de sua empresa. As decisões relacionadas à compra e venda, investimentos, aportes de capital pelos sócios captação ou pagamento de empréstimos, constituem um fluxo contínuo entre as fontes geradoras e os utilizadores de recursos. Deve e pode ser utilizada por empresas de qualquer porte dada a sua importância e simplicidade.
Para isso o responsável pela administração de caixa deve ter uma visão integrada, de modo que ocorra uma interação entre as áreas geradoras de recebimentos e pagamentos. Assim sendo será possível realizar uma coordenação eficaz nas atividades de compras, estocagem e vendas, em consequência de englobarem as principais contas patrimoniais operacionais que mais exercem impacto no caixa, como conta a receber, estoques e contas a pagar. Nas decisões de orçamento de capital os principais componentes são o investimento inicial, as entradas de caixa operacionais e fluxo de caixa residual.
Fluxos de caixa relevantes
Os fluxos de caixa relevantes são formados pelos seguintes componentes, investimento inicial, as entradas de caixa operacionais e fluxo de caixa residual.
Investimento inicial
É a saída de caixa em um momento zero para a execução de um determinado projeto, ou seja, é o investimento inicial de um projeto.
Entradas de caixa operacionais
São as entradas de caixa ao longo da execução de projeto, após descontado o imposto de renda. Observe-se que não se incluem nas entradas de caixa operacionais as entradas de caixa verificadas a partir do encerramento do projeto, ou seja, o fluxo de caixa residual.
Fluxo de caixa residual
São as entradas de caixa não operacionais após o encerramento do projeto, descontado o imposto de renda, ou seja, concluída execução do projeto.
A análise dos três fluxos de caixa relevantes, (investimento inicial, entradas de caixa operacionais e o fluxo de caixa residual) pode mostrar o resultado do projeto, ou seja, se o projeto novo deu lucro ou prejuízo comparativamente ao projeto anterior.
O fluxo de caixa é considerado um dos principais instrumentos de análise e avaliação de uma empresa, proporcionando ao administrador uma visão futura dos recursos financeiros, integrando o caixa central, as contas correntes em bancos, contas de aplicações, receitas, despesas e as previsões.
Etapa 2
Gerenciar a cadeia de suprimentos e utilizar conceitos modernos de logística é gerenciar basicamente dois fluxos: o fluxo físico
...