Teste De Lima
Trabalho Escolar: Teste De Lima. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: weslley.all • 3/12/2014 • 1.565 Palavras (7 Páginas) • 325 Visualizações
Relatório:
Teste de lima e de dureza para verificação da resistência dos materiais
Introdução:
Nesta aula aprendemos mais sobre o teste de lima em matérias para ensaio de dureza, verificamos cada característica física e superficial de cada material e também sua dureza em relação ao desbaste manual através do uso de uma lima comum de desbaste.
Materiais e processos utilizados no teste:
• Lima de aço carbono duro
• Morça de bancada
• Materiais para ensaio: ferro fundido cinzento, bronze fosforoso, alumínio e aço ferramenta (temperado).
• Cálculo para encontrar a espessura mínima do corpo de prova, antes de fazer o ensaio de dureza.
• Lixamento do corpo de prova, usando lixadeira elétrica de bancada (lixa 360).
• Verificar o tipo de material de ensaio para selecionar o tipo de perfurador e força a ser aplicada.
Principais características de cada material:
Ferro fundido cinzento
Entre os ferros fundidos, o cinzento é o mais comum, devido às suas características como baixo custo (em geral é fabricado a partir de sucata); elevada usinabilidade, devida à presença de grafita livre em sua microestrutura; Alta fluidez na fundição, permitindo a fundição de peças com paredes finas e complexas; e facilidade de fabricação, já que não exige equipamentos complexos para controle de fusão e solidificação.
Este tipo de material é utilizado em larga escala pela indústria de máquinas e equipamentos, indústria automobilística, ferroviária, naval e outras. A presença de veios de tipos de matriz metálica (variações nos teores de perlita e cementita). Podem ser submetidos a tratamentos térmicos para endurecimento localizado, porém, em geral, são utilizados principalmente no estado bruto de fundição, podendo ainda ser normalizado ou recozido, por tratamento térmico.
Conclusão do teste individual
Teste de lima realizado com sucesso, constatamos moderado esforço de remoção de material (desbaste) no qual sugerimos que se trata de um material de dureza baixa.
Calculo para encontrar a espessura mínima foi:
P= 0,002 x (100-87) = 0,026mm (HR normal)
P= 0,001 x (100-87) = 0,013mm (HR superficial)
Utilizado penetrador esférico e uma carga aplicada de 100 kgf onde, obtivemos uma leitura de (87 HRB) no leitor vermelho da maquina.
Bronze Fosforoso
Além de ser resistente à corrosão, possui diversos tipos para diferentes finalidades. O bronze SAE65 é mais indicado para mancais, coroas, guias deslizantes entre outros; enquanto que o bronze SAE620 e o SAE62 são bronzes utilizados em anéis de vedação, componente de válvula, condensadores, etc. E diferem apenas nas características mecânicas. Já o bronze SAE64 possui excelentes propriedades: antifricção, estanques à pressão, resistência a abrasão e a corrosão. A aplicação é feita em buchas para prensas, sapatas, encostos e casquilhos de deslize diferente do bronze SAE660 para fins gerais, o qual é mais utilizado em anéis, material hidráulico e elementos de acoplamento. Os bronzes BZ10, BZ12 e BZ14 (diferem apenas nas características mecânicas) quando bem lubrificados, apresentam excelente resistência ao desgaste, corrosão e a fadiga superficial sendo aplicados em mancais, coroas, engrenagens, entre outros.
Conclusão do teste individual
Teste de lima realizado com sucesso, constatamos fácil esforço de remoção de material (desbaste) no qual sugerimos que se trata de um material de dureza baixa.
Calculo para encontrar a espessura mínima foi:
P= 0,002 x (100-93) = 0,014mm (HR normal)
P= 0,001 x (100-93) = 0,007mm (HR superficial)
Utilizado penetrador esférico e uma carga aplicada de 150 kgf onde, obtivemos uma leitura de (93 HRG) no vermelho da maquina.
Alumínio
O alumínio é um metal leve, macio e resistente. Possui um aspecto cinza prateado e fosco, devido à fina camada de óxidos que se forma rapidamente quando exposto ao ar. O alumínio não é tóxico como metal, não magnético, e não cria faíscas quando exposto a atrito. O alumínio puro possui tensão de cerca de 19 megapascais (MPa) e 400 MPa se inserido dentro de uma liga. Sua densidade é aproximadamente de um terço do aço ou cobre. É muito maleável, muito dúctil, apto para a mecanização efundição, além de ter uma excelente resistência à corrosão e durabilidade devido à camada protetora de óxido. É o segundo metal mais maleável, sendo o primeiro o ouro, e o sexto mais dúctil. Por ser um bom condutor de calor, é muito utilizado em panelas de cozinha.
Considerando a quantidade e o valor do metal empregado, o uso do alumínio excede o de qualquer outro metal, exceto o aço. É um material importante em múltiplas atividades econômicas.
O alumínio puro é mais dúctil em relação ao aço , porém suas ligas com pequenas quantidades de cobre, manganês, silício,magnésio e outros elementos apresentam uma grande quantidade de características adequadas às mais diversas aplicações. Estas ligas constituem o material principal para a produção de muitos componentes dos aviões e foguetes.
Quando se evapora o alumínio no vácuo, forma-se um revestimento que reflete tanto a luz visível como a infravermelha, sendo o processo mais utilizado para a fabricação de refletores automotivos, por exemplo. Como a capa de óxido que se forma impede a deterioração do revestimento, utiliza-se o alumínio para a fabricação de espelhos de telescópios, em substituição aos de prata.
Conclusão do teste individual
Neste de lima realizado com sucesso, constatamos fácil remoção
...