Teste Unitarios
Casos: Teste Unitarios. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ckaos • 4/11/2013 • 1.896 Palavras (8 Páginas) • 299 Visualizações
Teste de unidade é toda a aplicação de teste nas assinaturas de entradas e saídas de um sistema, consiste em validar dados válidos e inválidos via I/O (entrada/saída) sendo aplicado por desenvolvedores ou analistas de teste.
Uma unidade é a menor parte testável de um programa de computador. Em programação procedural, uma unidade pode ser uma função individual ou um procedimento. Idealmente, cada teste de unidade é independente dos demais, o que possibilita ao programador testar cada módulo isoladamente.
Relação de conceitos de testes unitários:
I/O Input Output (Entrada e Saída): são todas as entradas e saídas existentes na programação.
Índice [esconder]
1 Válidos
2 Inválidos
3 Domínio
4 Tipos de valores
5 Data
6 Números
7 Senha
8 Domínio
9 Campos especiais CPF, CGC, CEP, CNS, etc.
10 Valores para teste
11 Sintaxes da linguagem
12 Erro na linguagem
13 Alteração de valores
14 Interpretação de valores
15 Cálculos mesclados
16 Formatações de região ou não
17 Medidas
18 Data
19 Navegação
20 Local
21 Interna ao sistema. Teste Integrado
22 Entre sistemas. Teste Integrado
23 Dicas para teste unitário
24 Ver também
Válidos[editar]
São entradas e saídas de dados comuns ao sistema e pertencem ao processo normal. Não apresentam tratamento além do normal já programado. No caso de retorno deverá seguir os padrões estabelecidos e não permitir retornos fora das regras especificadas.
Inválidos[editar]
São entradas e saídas de dados não comuns ao sistema. Apresentam tratamento para validar o tipo de dado inválido ou situação. Pode apresentar até dois retornos, uma mensagem para um log no sistema e uma mensagem com formatação e escrita adequada ao usuário.
Ex.: Dividir (x int,y int )=z int .
Caso tenhamos x=1 e y=0, z será um valor com erro e deverá retornar uma mensagem ao usuário, avisando que a operação é inválida. Caso a expressão seja um dado comum do sistema, a autorização para tal validação deverá ser do usuário, pois faz parte do conjunto de regras de negócio. Não existe retorno inválido sem um tratamento. O tratamento genérico será apenas para condições não visíveis na regra e uso do sistema.
Domínio[editar]
Pode ser um campo, uma assinatura, um I/O, ou qualquer tipo de local que receba valores externos ao sistema. Todo domínio deve realizar consistências de dados válidos e inválidos. Um domínio só permite dados com a formatação igual ao que será armazenado.
Ex.: Campo DDD deverá permitir números de até quatro casas não negativas ou a base de dados deve impedir a entrada de valores inválidos.
Receber e guardar o mesmo tipo de dado, o tamanho do campo que recebe os dados deve ser menor ou igual ao campo que irá armazenar os dados (em raros casos os campos de armazenamento são menores que os de exibição).
Em suma, domínio é o tipo de valor válido para cada campo. Como exemplo podemos citar: Campo nome: Dominio = tipo: string; tamanho:50. Ao aplicarmos o particionamento por equivalência e a análise por valor limite, poderemos criar as seguintes classes de testes.
Particionamento por Equivalência: campo nome:
valor em branco; Cenário Negativo
valor > 50; Cenário Negativo
qualquer valor de 1 a 50; Cenário Positivo
Análise por Valor Limite:
campo nome: valor em branco; valores 49,50,51; Usamos um valor exatamente inferior e extamente posterior ao valor do campo, devido ao fato dos erros aparecerem nas fronteiras da aplicação.
Tipos de valores[editar]
Existem diversos formatos de valores e cada um possui uma regra própria além das regras da região em que será usado.
Data[editar]
Deve validar anos iguais à faixa de datas existente na base. Deve ser feita conforme o padrão da região de uso. Validar o maior e o menor dia de todos os meses. Deve estar preparado para anos bissextos. Em caso de cálculo de feriados deve apresentar todos eles corretamente conforme as regiões definidas pelo usuário. Validar meses e dias invalidados conforme regra (X,X-1,X+1,(X+Y)/2,Y,Y-1,Y+1) sendo X o maior número e Y o menor. Verificar quantos anos o sistema deverá tratar anteriores e posteriores.
Números[editar]
Devem ser tratados no formato correto e com as regras para a região especificadas pelo usuário. Validar valores negativos ou sinais. Testar sempre o valor (um acima do maior, o maior, um abaixo do maior, alguns intermediários, um acima do menor, o menor, um abaixo do menor, e alguns valores inválidos) (X,X-1,X+1,(X+Y)/2,Y,Y-1,Y+1) sendo X o maior número e Y o menor número. Tratar valores fracionados conforme a quantidade de casas validadas pela empresa. E-mail. Todo e-mail válido possui um "@" e um ".", sendo que o "@" nunca está no começo ou no fim, o "." nunca está entre o "@" e o fim, o "." não pode estar junto com o "@", e antes do "@" não podem haver caracteres especiais. Um e-mail dever ter no mínimo 5 caracteres contando o "@" e o ".".
Senha[editar]
Deve atender as normas da empresa. Não deve ser exibida durante a digitação; somente com caractere representativo. Deve ser confirmada a digitação. Não deve permitir ser copiada ou colada.
Domínio[editar]
Existem
...