Teste de chama - Espectroscopia
Seminário: Teste de chama - Espectroscopia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marcoskouto • 22/9/2014 • Seminário • 565 Palavras (3 Páginas) • 564 Visualizações
Utilizar o espectroscópio ótico para determinar os comprimentos de onda das linhas espectrais emitidas por átomo de mercúrio excitados.Observar a cor da chama de queima de soluções de sais de cloreto. Identificar elementos químicos metálicos pelo teste da chama. Descobrir o elemento químico metálico que está presente em soluções desconhecidas.
CURSO: Engenharia
DOCENTE: Aldenor Gomes Santos
DISCIPLINA: Química Geral
Discente(s): Hamilton Santos – Eng. Civil
Ícaro Moitinho – Eng. Civil
Lucas Aloísio – Eng. Mecânica
Marcio Jesus – Eng. Civil
Marcos Antônio – Eng. Civil
Robson Oliveira – Eng. Civil
Brenda Andrade – Eng. Petróleo
Relatório de aula Pratica
1. TÍTULO
Teste de chama - Espectroscopia
2. OBJETIVO
✓ Observar a emissão das cores da chama de um átomo de um metal excitado.
3. BASE TEÓRICA
O teste de chama é baseado no fato de que quando uma certa quantidade de energia é fornecida a um determinado elemento químico, alguns elétrons da última camada de valência absorvem esta energia passando para um nível de energia mais elevado, produzindo o que chamamos de estado excitado. Quando um desses elétrons excitados retorna ao estado fundamental, ele libera a energia recebida anteriormente em forma de radiação
Foi calculado a massa para o preparo de 100 ml de solução de NaOH 0,1 mol/L. Foi pesado 0,4165 g
Na balança analítica. Foi medido no balão volumétrico 20 ml de água destilada e colocado no béquer pequeno, junto com a massa de NaOH, homogenizado lentamente com o bastão de vidro. A solução foi transferida para o balão e acrescentado água destilada até a marca de 100 ml com a pipeta, homogenizado e em seguida rotulado (base).
- Preparo da solução 0,1 mol de HCl:
Foi calculado o volume para o preparo de 100 ml de solução de HCl 0,1 mol/L (37% HCl, MM = 36,46g/mol, d= 1,19g/ml). Foi medido 20 ml de água destilada em um balão volumétrico e colocado em um balão. Lentamente foi adicionado 0,8 ml de HCl ao balão com a água destilada na capela com as janelas abertas e a exaustão ligada. Foi completado com água destilada até a marca de 100 ml no balão. Em seguida a solução foi homogênizada e rotulada (ácido).
Teste de Neutralização
Com auxílio de uma pipeta, medimos o volume calculado e
Transferimos o mesmo para um béquer que já continha uma pequena quantidade de água
Destilada. Foi utilizado um bastão de vidro e um funil para transferir quantitativamente o
...