Teste metalográfico
Seminário: Teste metalográfico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: emersonr • 18/11/2014 • Seminário • 542 Palavras (3 Páginas) • 236 Visualizações
Ensaio Metalográfico
Corte
OBJETIVO:
Cortar o corpo de prova do tamanho e formato desejado é feito através de uma serra.
Embutimento
OBJETIVO:
O embutimento da amostra para o ensaio metalográfico é de grande importância, pois além de facilitar o manuseio de peças pequenas, evita que amostras com arestas rasguem a lixa ou pano de polimento.
As resinas para embutimento a quente, apresentam baixa viscosidade, contração, boa adesão à amostra e resistência a ação de agentes químicos, bem como propriedades mecânicas adequadas para aplicações específicas.
Lixamento
OBJETIVO
Eliminar as imperfeições da superfície da amostra (ex.: oxidação, rebarbas, arranhados profundos, etc.).
Para a preparação de uma superfície plana, isenta de deformações plásticas e mecânicas é necessário um correto lixamento, principalmente considerando-se a diversificação de materiais oriundos da moderna tecnologia industrial.
As lixas são fabricadas com três matérias primas básicas : o grão de mineral abrasivo, o adesivo ( resina ) e o costado ( suporte ).
Polimento
OBJETIVO
Deixar a superfície da amostra espelhada e sem nenhum arranhado para posterior análise.
O grau de acabamento e a planicidade que pode ser obtida na preparação de uma superfície de um determinado material, com um abrasivo de granulometria conhecida, depende principalmente do suporte ( pano ) , que será utilizado com esse abrasivo. Quanto mais macio for o pano, melhor será o grau de acabamento obtido. Quanto mais rígido for o pano, melhor será a planicidade obtida.
A seleção de um pano de polimento resulta de um compromisso entre os critérios expostos, que são opostos. Por outro lado, um pano de polimento deve ter alta resistência e durabilidade, pois os abrasivos mais utilizados em metalografia são o diamante e o óxido de alumínio, e a troca constante do pano de polimento implicaria, inevitavelmente, numa perda do abrasivo que não tenha sido utilizado completamente.
Ataque
OBJETIVO:
Revelar a microestrutura e os constituintes da amostra, possibilitando maior entendimento das suas propriedades.
O exame posterior de uma superfície bem polida, em geral, não revela traços de suas características estruturais, quer em exame visual (macro), quer em exame óptico (micro).
Para obter-se uma visão conveniente dentro da estrutura, a superfície polida deve ser tratada de modo a “tronar visível as partes química e fisicamente distintas e aumentar ou diminuir os contrastes ópticos
...