Testes dos Jarros de Água
Por: Silvia Prado • 8/6/2018 • Ensaio • 677 Palavras (3 Páginas) • 212 Visualizações
1. Introdução
A água é fonte da vida, nós dependemos dela para viver. A água precisa apresentar condições de ser usada sem causar danos e para que isso aconteça existe um método chamado de Teste de Jarros – (JAR TEST), é um procedimento bastante empregado nas Estações de Tratamento de Água, para a determinação das dosagens ótimas dos coagulantes a serem empregados. Isto é, realizam-se seis ensaios de simulação da mesma água bruta, variando a dosagem de alcalinidade e do coagulante. Porém, este tipo de ensaio vem sendo empregado também para a determinação de parâmetro básico na elaboração do projeto de uma Estação de Tratamento de Água. Por este ensaio determina-se a condição ótima para floculação de uma água caracterizada pelo tempo e agitação necessária, para tanto uma vez determinada a dosagem ótima dos coagulantes, deve-se verificar qual o tempo, e qual o gradiente de velocidade ótimo para se flocular a água em estudo. Além disso, deve-se verificar se a floculação obtida fornece uma água que após a sedimentação apresentará uma grande redução de turbidez.
Ou
O procedimento segue a linha de raciocínio onde se deposita uma determinada quantidade igual de água em cada jarro (prova), os quais são dosados com diferentes quantidades de coagulante/floculante, sob agitação alta por um período curto (alguns minutos). Logo após a mistura rápida para dispersar o coagulante, as amostras são agitadas vagarosamente para a formação dos flocos, e depois, deixa-se decantar. Depois de algum tempo, o equipamento é desligado e aguarda-se outro tempo correspondente ao tempo de detenção na etapa de decantação. Prosseguindo o experimento, o operador do equipamento deve observar e anotar a natureza e as características de decantabilidade dos flocos – em termos qualitativos, ou seja, pobre, regular, boa ou excelente. A coagulação pobre é caracterizada quando a amostra apresenta aparência nebulosa, enquanto a coagulação satisfatória é aquela que contém flocos bem formados, com o líquido apresentando-se claro entre as partículas. A menor dosagem que fornece boa remoção de turbidez durante esse teste é considerada como a primeira dosagem experimental na operação da estação de tratamento.
1.1. Objetivo
Determinar o ponto ótimo de floculação com os diferentes tipos de produtos químicos ou polímeros (Coagulante/Floculante) a serem empregados.
2. Métodos
2.1. Materiais Utilizados:
• 2 litros de água turva de rio ou córrego;
• Cloreto Férrico: 3 gotas (48,9 ml / 2 litros)
• Sulfato de Alumínio: 4 gotas (20 ml / 2 litros)
• Tanfloc (Tanino): 5 gotas (30 ml / 2 litros)
Estavam disponíveis os 3 tipos de coagulante/floculante, o utilizado em nosso experimento foi o Cloreto Férrico.
2.2. Procedimento:
• Adicionar 2 litros da água de rio no recipiente retangular de vidro do Jar Test .
• Adicionar 3 gotas de Cloreto Férrico, equivalente a 48,9 mg para 2 l
• Realizar a agitação da água com o coagulante/floculante por 1 minuto
• Medir
...