Tipos Primitivos para representação de Dados e Variáveis
Tese: Tipos Primitivos para representação de Dados e Variáveis. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Fridafrederica • 4/9/2013 • Tese • 356 Palavras (2 Páginas) • 468 Visualizações
Tipos Primitivos para representação de Dados e Variáveis:
Os dados em um computador devem ser armazenados de acordo com o tipo de informação que se deseja representar e com o tipo de operação que será realizada com eles. A representação correta e adequada de uma informação permite otimizar os recursos computacionais disponíveis, além de acelerar o processamento.
Os tipos primitivos por sua vez são divididos em duas características distintas:
1. Tipos básicos
2. Tipos estruturados
Variáveis
Variáveis são componentes das linguagens de programação, que identificam as informações que estão sendo manipuladas pelos programas.
Uma variável é um local (área na memória do computador) que armazena um tipo específico de conteúdo. Uma variável contém um valor que pode ser modificado durante a execução do programa.
Temos basicamente 4 tipos de variáveis:
Inteiro: Toda e qualquer informação numérica que pertença ao conjunto dos números inteiros. (positivo, nulo, negativo);
Real: Toda e qualquer informação numérica que pertença ao conjunto dos números reais. (positivo, nulo, negativo);
Caracter: Toda e qualquer informação composta de um conjunto de caracteres alfabéticos e numéricos;
Lógico: Toda e qualquer informação que pode assumir apenas duas situações. Sim ou Não, Verdadeiro ou Falso, Claro ou Escuro.
Operadores Aritméticos, Lógicos e relacionais.
Operadores Aritméticos: São utilizados para obter resultados numéricos;
Operadores Lógicos: Servem para combinar resultados de expressões, retornando se é verdadeiro ou falso.
E – Conjunção
Ou – Disjunção
Não – Negação
Operadores Relacionais:
Características do ambiente de desenvolvimento C
A linguagem C foi criada inicialmente por Dennis M. Ritchie e Ken Thompson em 1972. A linguagem de programação C tornou-se rapidamente uma das mais importantes e populares, principalmente por ser muito poderosa, portátil, flexível e pela padronização dos compiladores existentes.
C foi desenhada para que o usuário possa planejar programas estruturados e modulares. O resultado é mais legibilidade e documentação. Os programas em C tendem a ser bastante compactos e de execução rápida.
Programas em C podem ser desenvolvidos por pessoas distintas em partes separadas e somente depois unidas no final, o que significa que bibliotecas de funções podem ser criadas e distribuídas para serem usadas sem que realmente se conheça o código fonte de cada uma delas.
Toda função em C deve começar a abertura de bloco e fechar com chave . Ex.:{ }
...