Tipos de memorias
Por: Aleksander • 30/9/2015 • Trabalho acadêmico • 590 Palavras (3 Páginas) • 276 Visualizações
Características de memórias utilizadas em tablets
Hoje em dia quando pensamos em comprar um tablet, analisamos a sua especificação técnica e principalmente o tipo de memoria e a quantidade que a mesma possui. Existem diversos produtos no mercado e o consumidor precisa estar atento ao produto que atende a sua necessidade.
Os tablets que são dispositivos portáteis possuem uma memoria interna chamada memoria flash, também utilizada em pen drive e cartões de memoria, por ser uma memoria volátil que não perde os arquivos ao ser desligado o dispositivo e em cartões de memoria que se tornaram bastante utilizados pela sua capacidade de armazenamento e preço acessível.
Com o grande avanço tecnológico dos softwares veio a importância de aumentar a capacidade para processar e também de memoria RAM e suprir a necessidade dos programas rodados.
Abaixo listamos as características de memorias dos dispositivos ja mencionados anteriormente.
Fabricante ASUS / MICROSOFT / GOOGLE / APPLE /
Modelo Transformer Book / Microsoft Surface PRO / Nexus 9 / Apple Ipad Air 2
Memoria Principal 2GB / 8GB / 2GB / 2GB
Memoria interna 500GB / 512GB / 32GB / 128GB
A RESENHA SOBRE O CENÁRIO ATUAL E FUTURO (PRÓXIMO CINCO ANOS) SOBRE MEMÓRIAS
Para nos consumidores o acesso aos HDs se deu a partir dos anos 90e que foi de suma importância para a evolução da historia dos computadores, no inicio os discos rígidos não eram capazes de suportar nem 100MB, mas atendia a necessidade dos sistemas operacionais da época.
De acordo com a evolução dos processadores com o passar dos tempos foi necessário evoluir também os sistemas operacionais e discos rígidos, esse ultimo foi evoluindo a ponto de conseguir suportar Gigabytes sendo capaz de armazenar quantidades gigantescas de arquivos.
Nos dias atuais com a grande evolução vinda apos a virada do milenio encontramos HDs com mais de 1TB de espaço para armazenamento, encontramos dispositivos portáteis como pen drive de 4GB que é capaz de armazenar milhares arquivos e ainda podemos leva los para onde for preciso, temos também a memoria flash utilizadas em dispositivos multimidia e o SSD que seria um possivel substituto dos HDs.
Com essa incrível historia de evolução a respeito de memoria de computadores e dispositivos moveis, pensamos no futuro e o que nos aguardam e como seriam as possíveis memorias que seriam lançadas no futuro.
Sobre essas memorias futurísticas, segue algumas delas:
FeRAM: A memoria FeRAM tende a ser uma memória que utilizara pouca energia, mais rapidez para gravar os dados e uma vida útil bem maior do que uma memória flash;
MRAM: É uma memória “hibrida” que utilizará magnetismo, assim como nos HDs e aplicada em um chip do mesma forma que a memória flash . Assim podendo gravar ou ler os dados em questão de nano segundos;
PCRAM: Essa memória utilizará o calor para gravar os dados, ela esquenta o material, assim posteriormente possibilitando que o chip interprete a área gravada como bits de valor 1 ou 0;
...