Tipos de tanques de armazenamento
Relatório de pesquisa: Tipos de tanques de armazenamento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tajo • 30/7/2014 • Relatório de pesquisa • 2.342 Palavras (10 Páginas) • 680 Visualizações
TANQUES DE
ARMAZENAMENTO
Sumário
TANQUES 3
QUANTO À FUNÇÃO 4
TANQUES DE ARMAZENAMENTO 4
TANQUES DE RECEBIMENTO 4
TANQUES DE RESÍDUO 4
TANQUES DE MISTURA 4
QUANTO AO TIPO DE TETO 4
FIXO 4
MÓVEL 4
FIXO COM DIAFRAGMA FLEXIVEL 5
FLUTUANTE 5
QUANTO A FORMA 5
CILINDRICOS 6
ESFÉRICOS 6
QUANTO A SUA LOCALIZAÇÃO 6
AEREOS 6
SUBTERRÂNIOS 6
PINTURA 7
RESPIRO 8
VALVULA DE PRESSÃO E VACUO 8
AGITADOR 8
SISTEMA DE AQUECIMENTO 8
ISOLAMENTO TÉRMICO 9
SISTEMA DE MEDIÇÃO 9
DIQUES 9
CLASSIFICAÇÃO DOS LÍQUIDOS 10
TANQUES
Um tanque de armazenamento ou de armazenagem também é um recipiente destinado a armazenar fluidos à pressão atmosférica e a pressões superiores à atmosférica. Na indústria de processo, a maior parte dos tanques de armazenamento são construídos de acordo com os requisitos definidos pelo código americano API 650. Estes tanques podem ter dimensões variadas, indo desde 2 m de diâmetro até 50 m ou mais. Estão regra geral, instalados no interior de bacias de contenção com a finalidade de conter os derramamentos em caso de ruptura do tanque. A sua construção pode ser feita com teto fixo ou flutuante, interno ou externo, dependendo sempre das características e o tipo de produto a armazenar. É de extrema importância realizarem-se, de forma regular e periódica, a verificação e limpeza das estruturas e equipamentos utilizados para armazenar os produtos.
Existem dois tipos de tanques de armazenagem:
• tanques cilíndricos horizontais;
• tanques cilíndricos verticais
.
O emprego dos tanques horizontais é mais usual nos casos onde o consumo do fluído é pequeno. Já a finalidade dos tanques verticais está relacionada com consumos mais elevados e onde são utilizados estoques operacionais maiores.
Os tanques são utilizados normalmente para o armazenamento de:
MATÉRIAS-PRIMAS
Em grandes quantidades para garantir o suprimento das plantas
PRODUTOS INTERMEDIÁRIOS
Produtos finais para algumas unidades e matéria-prima para outras são estocados para que não seja necessária a operação conjunta.
PRODUTOS FINAIS
Estocados, esperando distribuição para os consumidores Portanto, como podemos observar, os tanques são fundamentais para permitir boa flexibilidade para as operações e garantir a continuidade do processamento de petróleo.
INSUMOS
Produtos auxiliares utilizados na indústria do petróleo e gás
Os tanques, podem classificar-se em de acordo com: Função, Tipo de Teto, forma, localização e utilização.
QUANTO À FUNÇÃO
TANQUES DE ARMAZENAMENTO
Estoque de matérias-primas e produtos acabados à pressão atmosférica
TANQUES DE RECEBIMENTO
Estoque de produtos intermediários
TANQUES DE RESÍDUO
Armazena produtos fora de especificação ou provenientes de operações
indevidas, aguardando reprocessamento
TANQUES DE MISTURA
Usados para obtenção de misturas de produtos, ou produtos e aditivos,
visando ao acerto de especificação
QUANTO AO TIPO DE TETO
FIXO
Normalmente possuem uma estrutura de sustentação do teto que varia em função do seu tamanho. Tipos: cônico, curvo, em umbrela (guarda-chuva), esferoidal e semi-esferoidal.
O tipo de teto fixo mais utilizado em refinarias de petróleo é o cônico (voltado para cima com o vértice no centro), sendo utilizado somente para
os derivados de petróleo mais pesados (asfalto, parafina, óleo combustível, diesel etc.) e para produtos químicos (soda cáustica, amônia etc.).
MÓVEL
Neste tipo de tanque o seu teto desloca-se de acordo com a pressão exercida pelo vapor. Devido a esses movimentos, é necessário a existência de dispositivos de segurança, com a finalidade de evitar acidentes provocados por um possível excesso de pressão. Para evitar as perdas com a evaporação, usa-se um vedante entre o teto e a parede do tanque.
FIXO COM DIAFRAGMA FLEXIVEL
Nestes tanques há uma grande capacidade de variar o espaço, pois a pressão interna modifica-se alterando o volume do vapor. Essa variação é feita pela deformidade de um revestimento que age internamente como uma membrana flexível, sendo normalmente usado plástico na sua fabricação para suportar a expansão liquida ou gasosa do fluido.
...