Topologia De Redes
Ensaios: Topologia De Redes. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gsouza79 • 5/5/2014 • 541 Palavras (3 Páginas) • 452 Visualizações
ETAPA 3
3.1 Conceito de Topologia de Redes
A topologia de redes refere-se à disposição física dos computadores, cabos e outros componentes de redes.
Topologias Físicas
A topologia física pode ser representada de várias maneiras e descreve por onde os cabos passam e onde as estações, os nós, roteadores e gateways estão localizados. As mais utilizadas e conhecidas são as topologias do tipo estrela, barramento e anel.
Ponto a Ponto
A topologia ponto a ponto é a mais simples. Une dois computadores, através de um uma conexão única e direta entre os equipamentos. Exemplo conexão via modem.
Figura
Vantagens:
- Baixo custo;
- Exige pouca manutenção, não é necessária a presença de um profissional exclusivo para administra-la;
Desvantagens:
- Seu gerenciamento é mais difícil e a segurança precária;
Barramento
Esta topologia é bem comum e possui alto poder de expansão. Nela, todos os nós estão conectados a uma barra que é compartilhada entre todos os processadores, podendo o controle ser centralizado ou distribuído. O meio de transmissão usado nesta topologia é o cabo coaxial.
Vantagem:2
Desvantagem: oxidação natural dos cabos, começando as colisões que comprometem todos os equipamentos da rede.
Anel ou Ring
A topologia em anel utiliza em geral ligações ponto-a-ponto que operam em um único sentido de transmissão. O sinal circula no anel até chegar ao destino. Esta topologia é pouco tolerável à falha e possui uma grande limitação quanto a sua expansão pelo aumento de “retardo de transmissão” (intervalo de tempo entre o início e chegada do sinal ao nó destino).
Estrela
A topologia em estrela utiliza um nó central (comutador ou switch) para chavear e gerenciar a comunicação entre as estações. É esta unidade central que vai determinar a velocidade de transmissão, como também converter sinais transmitidos por protocolos diferentes. Neste tipo de topologia é comum acontecer o overhead localizado, já que uma máquina é acionada por vez, simulando um ponto-a-ponto.
Vantagens:
- Maior autonomia de cada nó;
- Funções centralizadas para equipamento de diagnóstico.
Desvantagens:
- Necessita de maior quantidade de cabos;
- Se a unidade central não for um file server obriga a aquisição de uma unidade de comutação, o que representa um gasto extra, que não se verifica em nenhuma outra topologia.
Árvore
A topologia em árvore
...