Trabalho Resenha do Filme O Ponto de Mutação
Por: Edigle • 28/10/2021 • Trabalho acadêmico • 405 Palavras (2 Páginas) • 132 Visualizações
Resenha do Filme O Ponto de Mutação
No filme podemos observar alguns questionamentos feitos a pessoa que assisti, a partir de alguns pontos abordados no filme, por meio de um diálogo três amigos com pensamentos diferentes sendo eles um político o outro poeta e uma cientista.
Nesse contexto, os três amigos tratam diversos temas e sempre são mostradas por três opiniões diferente, a visão política é individualista se comparada a visão do poeta e a visão da cientista; assim o filme se desenvolve.
O primeiro assunto apresentado é sobre o pensamento mecanicista, presente desde o século 17 e que é observado nos dias vivido por eles; este pensamento é representado na longa metragem através de um relógio, que simboliza a máquina, nos permite que se faça uma comparação de como era baseado, e ainda baseia-se, o pensamento científico, através de um olhar voltado para as partes, sem a correlação de todas as possibilidades que possam interferir em um todo.
O principal foco do filme é a crítica ao pensamento mecanicista, apresentando o pensamento sistêmico, que tem como principal fundamento as comparações entre todas as possíveis variáveis. O conhecimento é dado pelo ato de perceber ou compreender por meio da razão ou experiências vividas, podendo assim chegar a conclusões mais abrangentes e eficientes, e não somente focada em algum determinado fragmento, como propõe o pensamento mecanicista.
Com isso podemos relacionar a teoria dos sistemas com foi abordado no filme em assunto, com o conceito de sustentabilidade, presente em diversas áreas de conhecimento, inclusive na arquitetura e urbanismo. Essa associação nos permite compreender a sustentabilidade através do pensamento sistêmico.
Falando de sustentabilidade, na arquitetura e urbanismo, o foco principal está em ações que minimizem os impactos das ações dos homem no meio-ambiente, através de ações de planejamento, materiais de baixo impacto ambiental, projetos eficientes de energia e outros. Quando comparamos o desenvolvimento sustentável com o a teoria dos sistemas, assume-se uma consciência global, de que toda ou qualquer ação cometida tem impacto sobre todos.
Essa consciência que devemos ter reflete em todos os processos de projeto e execução de arquitetos e planejadores urbanos, que ao invés de planejar soluções pontuais, tenta identificar todas as variáveis possíveis para se chegar a uma conclusão a favor de todos, para poder suavizar os possíveis efeitos perigosos que ela pode causar. Este projeto pode ser conceituado como pensamento aplicado à arquitetura e ao urbanismo, auxiliando em soluções práticas mais sustentáveis e eficientes.
Aluno: Ediglê de Brito Silva
...