Trabalho de Automação Industrial
Por: gabremm • 3/11/2019 • Trabalho acadêmico • 587 Palavras (3 Páginas) • 284 Visualizações
Trabalho
de
Automação Industrial
Nome: Gabriel Emmerson Soares
TIA: 31571786
2019
Manufatura 4.0 ou Manufatura Avançada
- O que é manufatura 4.0? (Internet das coisas — Iot, Big data, machine learning, Computação em Nuvem, etc)
A manufatura 4.0 nada mais é que fábricas inteligentes, nas quais as máquinas são integradas a sensores e atuadores. Esses coletam informações acerca de seu funcionamento e do ambiente em que se encontram, trocando informações entre elas.
Tal troca de informações é possível pela Internet das Coisas, onde máquinas trocam informações em tempo real, possibilitando assim a tomada de decisões sem intervenção humana.
Nesse ambiente “conectado” há uma grande geração de informações, essa grande massa de informações é utilizada no Big data, onde uma grande quantidade de dados é analisada no intuito de encontrar padrões, conhecer clientes, identificar melhorias, etc.
- Quais características de uma fábrica 4.0?
As fábricas 4.0 tem como requisitos os seguintes itens:
- Equipamentos com sensores embutidos, conectados à rede.
- A grande quantidade de dados geradas devem ser armazenado em uma nuvem, possibilitando assim, acessos remotos;
- As máquinas devem ser autônomas, ou seja devem ter a capacidade de tomar decisões sem a necessidade de intervenção humana;
- O uso dos sistemas embarcados, deve possibilitar que profissionais atuem sobre problemas que impactem nos equipamentos.
- Qual a infraestrutura necessária dentro e fora do ambiente de manufatura?
É necessário que as fabricas estejam “conectadas” a rede, pois assim é possível a troca de informações entre os equipamentos. Também será necessário mão de obra especializada para realizar a análise da grande quantidade de dados geradas.
- Suporte a tomada de decisões estratégicas (ex.: Utilização de I.A. para Tomada de Decisões)
Os sensores acoplados nos equipamentos geram uma vasta quantidade de informações, os quais são utilizados em análises e tomadas de decisões, também possibilitam as máquinas a identificarem anomalias, ou seja, possibilita a atuação das máquinas para pontos fora do padrão.
A utilização de Inteligência Artificial, vem crescendo cada vez mais no setor fabril, pois a parti desses sistemas é possível uma identificação mais precisa e rápida de anomalias, além de uma atuação assertiva sobre os erros gerados.
- Desafios para a manufatura 4.0
Os desafios dessa quarta revolução começam pela segurança de dados, com o alto volume de informações gerados, é necessário ter meios de prevenir que essas informações não caiam nas mão erradas. Além disso, a automação da indústria ocasiona a redução de mão de obra, fazendo com que ocorra cortes dentro das empresas, e aumentando o nível técnico necessário para as novas vagas de mercado, pois será exigido cada vez mais conhecimento e poder analítico do profissional.
- Os caminhos para a transformação das empresas
As transformações da Quarta Revolução já começaram, as empresas começam a investir cada vez mais em tecnologia, em automatizar os processos e reduzir a mão de obra operaria, com isso, é possível atender as necessidades de maneira mais rápida e precisa, no entanto é necessário que ocorra esse investimento em tecnologia, pois só assim será possível a mudança de liga dessas empresas.
...