Trabalho de Magnetismo e Eletromagnetismo
Por: pedrogrilo • 27/10/2015 • Abstract • 369 Palavras (2 Páginas) • 497 Visualizações
Trabalho de Magnetismo e Eletromagnetismo
Pedro Oliveira
Eletricidade Estática
A eletricidade estática é um fenómeno que acontece quando materiais diferentes, condutores e isoladores, se relacionam. Formando assim um campo elétrico onde a carga elétrica exerce a sua ação. Essa carga elétrica pode ser sentida ou não mediante o seu valor (volts). Forma-se através da fricção ou separação de dois objetos diferentes onde se verifica a passagem de cargas elétricas de um para o outro. Através da carga de um condutor flutuante para outro sem carga. Pode também verificar-se por indução do campo electroestático de um objeto isolante carregado com estática para um condutor flutuante ou para outro isolante.
Os perigos da eletricidade estática verificam-se nos mais variados componentes eletrónicos, circuitos integrados, placas eletrónicas, etc. Um componente pode ficar totalmente danificado, obrigando à sua substituição, ou parcialmente danificado, ficando a sua vida útil reduzida. A electroestática pode também provocar incêndios. Está também associada a problemas de saúde (stress, problemas de crescimento, pressão arterial elevada, etc..)
No manuseamento de componentes sensíveis a descargas electroestáticas podemos prevenir as mesmas através do uso de equipamentos específicos para o efeito, batas para isolar a roupa, pulseiras anti estáticas, calcanheiras, botas isolantes, luvas, ionizadores, sacos metalizados, etc.
Eletromagnetismo
O eletromagnetismo é entendido como um fenômeno básico no processo de andamento de geradores, motores elétricos, no armazenamento de memória de equipamentos tecnológicos, como os computadores, entre outras aplicações. A indução eletromagnética permite transformar a energia mecânica de rotação em eletricidade. Em determinadas circunstâncias os campos magnéticos podem produzir forças eletromotrizes ou correntes elétricas.
A energia eletromagnética é muito usada na construção de geradores de energia elétrica, dentre estes destacam-se os alternadores ou geradores de corrente alternada, que permitem ter maior rendimento que os de corrente contínua por não sofrerem perdas mediante atrito. A base do alternador é o eletroíman, núcleo em geral de ferro e em torno do qual se enrola um fio condutor revestido de cobertura isolante. O dispositivo gira a grande velocidade, de modo que os polos magnéticos mudam de sentido e induzem correntes elétricas que se invertem a cada instante. Com isso, as cargas circulam várias vezes pela mesma seção do condutor.
...