UNIDADES DE MEDIDAS: COMPRIMENTO CURSO TÉCNICO EM MECÂNICA INDUSTRIAL
Por: lorena.machado • 12/5/2016 • Trabalho acadêmico • 477 Palavras (2 Páginas) • 580 Visualizações
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
UNIDADES DE MEDIDAS: COMPRIMENTO
CURSO TÉCNICO EM MECÂNICA INDUSTRIAL
CAMAÇARI
2016
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
UNIDADES DE MEDIDAS: COMPRIMENTO
CURSO TÉCNICO EM MECÂNICA INDUSTRIAL
Atividade elaborada para a disciplina de Cálculo Técnico sob orientação do professor Gustavo, no curso técnico em Mecânica Industrial.
CAMAÇARI
2016
Histórico
O SISTEMA MÉTRICO DECIMAL é parte integrante do Sistema de Medidas. A unidade fundamental do sistema métrico decimal é o metro, a partir dele, surge outras medidas. O Sistema de Medidas é um conjunto de medidas usado em quase todo o mundo, visando padronizar as formas de medição.
Deste os tempos passados os povos criavam seu método próprio de unidades de medidas. Cada um, tinha seus próprios métodos de medição, com a globalização do mundo ficava cada vez mais complicado operar com tamanha diversidade de sistemas de medidas e a troca de informções entre os povos era confusa.
Assim foi necessário que se adotasse um sistema padrão de medidas em suas respectivas grandezas.
Então no ano de 1791, um grupo de representantes de diversos países reuniu-se para discutir a forma de adotar um sistema de medidas único que facilitasse a troca de informações entre os povos. Foi desenvolvido o sistema métrico decimal. O metro, foi criado na França, em 1795, é praticamente igual á décima milionésima parte do quarto do meridiano terrestre. Em 26 de junho de 1862, adotava no Brasil o sistema métrico decimal.
Submúltiplos e Múltiplos do Metro
Além da unidade fundamental de comprimento, o metro, existem ainda os seus múltiplos e submúltiplos, cujos nomes são formados com o uso dos prefixos: quilo, hecto, deca, deci, centi e mili.
[pic 3]
Transformação de Unidades de Medidas
[pic 4]
Regra pratica:
Para fazer as transformações de unidades de comprimento, de um número "maior" para um número menor, multiplicamos por 10 a cada passagem para a direita, e podemos fazer ao contrário, quando precisarmos transformar um número "menor" para um número "maior", isto é, dividimos por 10, a cada "passagem".
Exemplo: 200 m para cm
200 x 100 = 2 cm
200 cm para m
200/100 = 2 m
Aplicações na prática em Mecânica
O paquímetro permite medir as dimensões lineares internas, externas, de profundidade e ressalto de uma peça.
Esse instrumento é muito usado nas indústrias, para aferição rápida de peças em processamento.
[pic 5]
Exemplo de medição de uma peça:
[pic 6]
Conclusão
Observa-se uma necessidade da ciência muito grande da precisão das medidas e quanto mais desenvolvida a ciência, maior é essa necessidade. Os cientistas buscam estabelecer padrões precisos, seguros, acessíveis e universais de forma que não possam ser alterados ou destruídos. O Sistema Internacional de Unidades além de padronizar as unidades de medida do mundo todo, adota as unidades mais precisas de modo a contribuir com o desenvolvimento da ciência e da ordem nas transações mundiais que envolvem situações que se necessitem de medidas.
...