USINAGEM DE CAVIDADES FREZAMENTO: FRESAMENTO DE CAVIDADES
Por: 84237344 • 14/3/2016 • Trabalho acadêmico • 3.006 Palavras (13 Páginas) • 846 Visualizações
FRESAMENTO DE CAVIDADES
Jurandir ZAPELLINI¹
Sandro BERTOLDI²
RESUMO: O fresamento de cavidades tipo bolsões em peças realizado nas máquinas CNC estabelece o conhecimento do processo para realizar a usinagem e suas finalidades de acordo com as aplicações posteriores. Executar o fresamento de cavidades dentro de um procedimento seguro e adequado é entender os critérios de usinagem para proceder de forma sustentável à realização das etapas de acordo com uma sistemática ideal, verificando quanto ao fresamento uma maneira para definir a operação necessária que se pretende realizar. Para a realização da fresagem de uma cavidade, é necessário primeiramente verificar no desenho de execução as dimensões que irão definir o tamanho dessa cavidade. É utilizada uma ferramenta mais robusta com diâmetro grande denominado cabeçote, se for uma área ampla onde se pretende usinar, isso proporciona um maior desenvolvimento de trabalho. Com a chegada do Comando Numérico Computadorizado, geraram meios mais complexos na usinagem, que para certas geometrias de peças era necessário fabricar uma ferramenta apropriada e esta sim desenvolvesse a peça que necessitasse. Com este equipamento tem as vantagens de diminuir as horas para confeccionar uma peça, redução dos desgastes das ferramentas devido à possibilidade em obter os parâmetros de cortes controlados, melhor qualidade e precisão nos aspectos finais da peça. Para os critérios de usinagem, o que se deve levar em consideração em primeiro instante é o tipo de material que será usinado, ele vai designar o tipo da ferramenta que melhor se adapta para usinar, dependendo das características do material. Toda essa preocupação com a escolha da ferramenta vai refletir diretamente na usinagem proporcionando uma força de corte, se a ferramenta é bem posicionada e adequada para a realização do trabalho têm-se ótimos resultados durante a usinagem, desenvolvendo um processo mais seguro. Todos estes critérios se darão com o tempo a vida útil da ferramenta, quando se tem um mau procedimento na usinagem, provocará um desgaste excessivo com mais rapidez diminuindo a vida útil da ferramenta provocado pela força de corte.
Palavras – chave: Cavidades. Fresamento. Critérios de usinagem.
1 INTRODUÇÃO
Neste tema sobre usinagem está sendo abordado o fresamento de cavidades tipo bolsões em peças realizadas nas máquinas CNC. Trata-se em conhecer o processo para realizar o fresamento dos bolsões e suas finalidades de acordo com as aplicações posteriores. No processo de fresagem para usinar os bolsões, os cavacos vão se aglomerando juntamente com a ferramenta criando alto aquecimento de temperatura na peça, ainda conforme vai aumentando a profundidade do bolsão vai dificultando a saída desses cavacos.
Análise do processo para executar o fresamento de cavidades dentro de um procedimento seguro e adequado. Entender os critérios de usinagem para proceder de forma sustentável, à realização das etapas de acordo com uma sistemática ideal, verificando quanto ao fresamento uma maneira para definir a operação necessária que se pretende realizar constatando se o processo está suprindo com suas condições de trabalho. Ressalta a prática em observar o desenho de execução, as dimensões que irão definir o tamanho dessa cavidade, é importante a escolha correta da ferramenta, que varia de acordo com a cavidade.
Determinação das profundidades de corte que denominam o número de passes, aplicando os conceitos básicos sobre os processos ligados ao movimento de corte e movimento de avanço, movimento efetivo de corte e movimento de posicionamento, movimento de profundidade e movimento de ajuste. O histórico das máquinas CNC e a sua fabricação, a ideia de criar estas máquinas para impor rapidez ao processo e diminuir a mão de obra quanto ao número de pessoas que era necessário para um processo de fabricação, e isto substituído pelas máquinas CNC.
2 USINAGEM
A usinagem começou a ser usada há muito tempo. No início tudo era feito manualmente, com a ajuda de ferramentas básicas feitas de pedra para usinar a própria pedra e obter objetos de uso diário, dos mais simples aos mais complexos, mas uma das principais utilidades destes objetos fabricados por este método primitivo de usinagem eram a fabricação de armas, como ponteiras e facas, para utilização na caça e na guerra, desde então a usinagem evoluiu enormemente. Já há 700 anos antes de Cristo, o homem trabalhava os materiais brutos, onde praticamente todas as ferramentas eram executadas em ferro. Os primeiros metais conhecidos foram o cobre e o ouro.
O homem utilizava tais metais na fabricação de armas e ferramentas já no fim da pré-história. E a partir do século XVII surgiram novas formas de melhorar o processo de fabricação do ferro e na siderurgia do aço. Podem-se usinar vários materiais, desde plásticos, pedras, madeira, metal, dentre tantos outros exemplos possíveis. Estudos mais aprofundados sobre a usinagem iniciaram-se somente no início do século XIX e em 1900, o americano F. W. Taylor descobriu o aço rápido, determinando um passo marcante no desenvolvimento tecnológico da usinagem. Nesta mesma época surgem as máquinas movidas a vapor, fazendo com que o trabalho do homem fosse extremamente facilitado. Agora, o homem podia trabalhar o metal com um esforço mínimo necessário. E, logo em seguida, vêm as máquinas movidas à eletricidade.
Na usinagem a utilização de equipamentos modernos, automáticos e muito avançados, onde a interferência do homem é mínima e muitas vezes até inexistente, possibilitam o desenvolvimento de peças com alta precisão dimensional e de elevada durabilidade. Os processos de usinagem começaram a ser desenvolvidos quando o homem descobriu que poderia transformar movimentos lineares em movimentos de rotação e realizar uma grande variedade tarefas com maior precisão e menor esforço físico.
3 FRESAMENTO DE CAVIDADES
Para a realização da fresagem de uma cavidade, é necessário primeiramente verificar no desenho de execução as dimensões que irão definir o tamanho dessa cavidade em relação à largura, comprimento e profundidade. Partindo deste princípio é importante a escolha correta da ferramenta, podendo variar de acordo com a cavidade, que por sua vez permite utilizar uma ferramenta mais robusta com diâmetro grande denominado cabeçote, se
...